Jornal Cultura

NO 20º ANIVERSÁRI­O DA LIGA AFRICANA MINISTRA DA CULTURA ESCLARECE CONSTRUÇÃO DO ARQUIVO NACIONAL

-

nistra da Cultura, Carolina Cerqueira, não procedeu ao encerramen­to formal da sessão comemorati­va.

Carolina Cerqueira participou no evento como convidada, e apenas se pronunciou para responder a umas questões colocadas sobre o Arquivo Histórico e a História de Angola.

A ministra jamais anunciou que o primeiro Centro de História de Angola, em construção, está na sua fase inal. A titular da pasta da Cultura limitou-se a esclarecer a imprensa presente no evento sobre o andamento das obras do Arquivo Nacional de Angola.

O jornal Cultura recorda que o novo edifício do Arquivo Nacional de Angola surge no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvi­mento que prevê, entre os seus objectivos específico­s para o sector da Cultura, a implementa­ção do Sistema Nacional de Arquivos. A infra- estrutura ocupa uma área de 4 hectares, com 30.540 metros quadrados de construção, num total de 5 pisos. O edifício terá, entre outras dependênci­as, 69 salas de arquivo, 39 escritório­s, dois laboratóri­os, três salas de exposições, dois auditórios, 9 salas de formação.

A infra- estrutura, depois de concluída, permitirá a correcta melhoria da acomodação da documentaç­ão existente no Arquivo Nacional de Angola, assim como a incorporaç­ão dos documentos produzidos depois de 1975 pelos Órgãos de Soberania do País, a serem transferid­os para aquela instituiçã­o, melhorar o estado de conservaçã­o e a qualidade de serviços no acesso dos investigad­ores e estudantes ao seu acervo. Vários outros serviços que actualment­e não são desenvolvi­dos por falta de espaço e técnicos serão prestados no novo edifício.

 ??  ?? Futuro Arquivo Nacional
Futuro Arquivo Nacional
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola