“PÁRTENON DOS LI­VROS“DA DOCUMENTA 14 EM KASSEL – UMA CENSURA DA CENSURA

Jornal Cultura - - GRAFITOS NA ALMA -

O Pártenon dos li­vros proi­bi­dos, no âm­bi­to da Documenta 14, é uma obra de ar­te de pro­tes­to con­tra a censura pra­ti­ca­da on­tem e ho­je em to­do o mun­do. Ne­le en­con­tram-se, co­mo que em mo­sai­co, 50.000 li­vros proi­bi­dos, en­vol­vi­dos por plás­ti­co a fa­zer de fa­cha­da do Pártenon, en­tre ou­tros: “A Bí­blia”, “Ulis­ses”, “Os Ver­sos Sa­tâ­ni­cos”, O Prin­ci­pe­zi­nho, ” Os So­fri­men­tos do Jo­vem Werther “,” Ali­ce no País das Ma­ra­vi­lhas “, etc…

O Pártenon dos li­vros proi­bi­dos, en­con­tra-se por 100 di­as – o tem­po da Documenta 14 – na pra­ça Fri­e­dri­chs­platz ao la­do do Fri­dre­ri­ci­a­num (an­ti­ga bi­bli­o­te­ca), on­de fo­ram des­truí­dos 350.000 li­vros num in­cên­dio pro­vo­ca­do pe­lo bom­bar­de­a­men­to dos Ali­a­dos em 1941. No mes­mo lar­go ti­nham si­do quei­ma­dos 2.000 li­vros a 19.05.1933 no âm­bi­to da “Ac­ção con­tra o Es­pí­ri­to não-ale­mão “.

O Fri­de­ri­ci­a­num foi con­cluí­do pe­lo Con­de de Hes­se-Kassel, Fre­de­ri­co II, em 1779; o edi ício foi um dos pri­mei­ros mu­seus pú­bli­cos da Eu­ro­pa e tam­bém usa­do co­mo bi­bli­o­te­ca pú­bli­ca.

Mui­to do di­nhei­ro, que Fre­de­ri­co re­ce­bia do alu­guer dos seus sol­da­dos ao rei da Grã-Bre­ta­nha, pa­ra com­ba­ter do la­do bri­tâ­ni­co, na Gu­er­ra da In­de­pen­dên­cia Ame­ri­ca­na, foi apli­ca­do na cri­a­ção de par­ques pú­bli­cos e in­ves­ti­do nas ar­tes. Ain­da ho­je im­pres­si­o­nam os par­ques e os mui­tos car­va­lhos com mais de 200 anos nos par­ques da ci­da­de de Kassel.

O Pártenon dos li­vros proi­bi­dos, é uma ré­pli­ca do for­ma­to do Pártenon de Ate­nas, o ber­ço da de­mo­cra­cia.

O ob­jec­ti­vo da ar­tis­ta Mar­ta Mi­nu­jín, com o Pártenon dos li­vros proi­bi­dos, era con­se­guir 100.000 li­vros proi­bi­dos ofe­re­ci­dos por pes­so­as pri­va­das e por li­vra­ri­as pa­ra o Pártenon . Es­ta é cer­ta­men­te a me­lhor pe­ça da Documenta 14.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.