AR­TE LU­SÓ­FO­NA NO CA­MÕES TENDÊNCIAS E INO­VA­ÇÕES EM MOS­TRA

Jornal Cultura - - Artes -

En­tre a tra­di­ção e o quo­ti­di­a­no exis­te to­do um po­ten­ci­al ino­va­dor em ter­mos cul­tu­rais que po­de ser ex­plo­ra­do e apre­sen­ta­do ao pú­bli­co. Es­te é o con­cei­to que le­vou vá­ri­os ar­tis­tas dos paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa a uni­rem tra­ços pa­ra, jun­tos, cri­a­rem o Vo­lu­me II de “Au­to­res Lu­só­fo­nos”.

A mos­tra co­lec­ti­va, pa­ten­te no Ca­mões - Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês -, em Lu­an­da, até o dia 26, traz no­mes co­nhe­ci­dos das “be­las ar­tes”, que pro­cu­ra­ram, no cru­za­men­to de ge­ra­ções, tra­zer di­fe­ren­ças e pon­tos co­muns na so­ci­e­da­de dos seus paí­ses.

O ob­jec­ti­vo co­mo fi­ca pa­ten­te pa­ra quem for vi­si­tar a mos­tra, aber­ta ao pú­bli­co das 10h00 às 18h00, é co­nhe­cer um pou­co mais da re­a­li­da­de des­tes paí­ses, a par­tir da vi­são dos ar­tis­tas. Os te­mas em des­ta­que em ca­da um dos tra­ba­lhos ex­pos­tos apresenta a vi­são, mais cen­tra­da no la­do hu­ma­no, de ca­da um dos ar­tis­tas con­vi­da­dos des­ta edi­ção, que pro­cu­rou “olhar” não só pa­ra o pre­sen­te, mas tam­bém o pas­sa­do e pers­pec­ti­var o fu­tu­ro.

Com “Au­to­res Lu­só­fo­nos”, os ar­tis­tas pro­cu­ram tam­bém apre­sen­tar a sua ideia so­bre cer­tos mo­men­tos e ex­pres­sões es­té­ti­cas, que são par­te fun­da­men­tal da his­tó­ria e da cul­tu­ra de qual­quer um dos seus paí­ses. As mu­dan­ças so­ci­ais e cul­tu­rais, pro­vo­ca­das por in­fluên­ci­as ex­ter­nas e aque­las que são co­muns a di­nâ­mi­ca da pró­pria so­ci­e­da­de, tam­bém es­tão em fo­co na ex­po­si­ção.

Ao vi­si­tan­te di­ver­sas ques­tões sur­gem ao vi­si­tar a ex­po­si­ção. Mas o mais im­por­tan­te a re­ter é a ideia ge­ral, que é mos­trar a lu­so­fo­nia e as su­as so­ci­e­da­des num pa­no­ra­ma con­tem­po­râ­neo e mun­di­al, on­de a tra­di­ção e o mo­der­nis­mo con­vi­vem e cri­am vá­ri­os di­le­mas pa­ra os lu­só­fo­nos. Pa­ra re­pre­sen­tar a ideia, ar­tis­tas de du­as ge­ra­ções, sen­do uma con­ti­nui­da­de da ou­tra, uni­ram os seus ta­len­tos, atra­vés da pin­tu­ra, fo­to­gra­fia, de­se­nho, es­cul­tu­ra ou mon­ta­gens, e fi­ze­ram da lín­gua um ele­men­to de li­ga­ção.

Ape­sar de te­rem mui­tos tra­ços co­muns, a di­ver­si­da­de, ge­ra­da pe­la re­fle­xão in­di­vi­du­al de ca­da um dos ar­tis­tas con­vi­da­dos da mos­tra e as su­as aná­li­ses da so­ci­e­da­de ac­tu­al, dão um “to­que es­pe­ci­al” fei­to pa­ra atra­ves­sar as fron­tei­ras da lín­gua, atra­vés da sua ima­gem e ex­pres­são ar­tís­ti­ca.

OS AR­TIS­TAS

A se­gun­da edi­ção da ex­po­si­ção “Au­to­res Lu­só­fo­nos” tem di­ver­sos no­mes co­mo des­ta­que. A mai­o­ria com a ex­pe­ri­ên­cia de anos co­mo re­fe­rên­cia. Ou­tros nem tan­to, ape­sar de já es­ta­rem li­ga­dos há dé­ca­das as ar­tes. En­tre os no­mes des­ta edi­ção des­ta­cam­se os an­go­la­nos Dé­lio Jas­se, Ihos­vanny, Ki­lu­an­ji Kia Hen­da, Li­no Damião, Pau­lo Jazz, Pau­lo Ka­pe­la, Pau­lo Kus­si e Yo­na­mi­ne, os por­tu­gue­ses Ri­ta GT, Fran­cis­co Vi­dal e Inez Tei­xei­ra, o gui­ne­en­se Nú Barreto, os mo­çam­bi­ca­nos Jor­ge Días e Mau­ro Pin­to, o ca­bo­ver­di­a­no Abraão Vi­cen­te, o são- to­men­se Re­né Tavares e a bra­si­lei­ra Ros­sa­na Ri­cal­de.

O CON­VI­TE

O pro­jec­to ar­tís­ti­co é uma ini­ci­a­ti­va da Fun­da­ção PLMJ - Ad­vo­ga­dos, de Por­tu­gal, que de­ci­diu apos­tar mais na cul­tu­ra, des­de 2001, co­mo for­ma de in­cen­ti­var a ar­te e os seus cri­a­do­res. A prin­cí­pio o pro­jec­to era di­rec­ci­o­na­do ape­nas à ar­te por­tu­gue­sa. Mas com o in­tui­to de o tor­nar mais am­plo de­ci­diu- se in­cluir os de ou­tros paí­ses lu­só­fo­nos.

A pri­mei­ra edi­ção foi re­a­li­za­da em Ma­pu­to, em 2016, nu­ma ini­ci­a­ti­va da re­fe­ri­da fun­da­ção, em par­ce­ria com o Ca­mões, no 11 º En­con­tro das Fun­da­ções da Co­mu­ni­da­de dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa ( CPLP). Des­de a pri­mei­ra edi­ção até ho­je o ob­jec­ti­vo de mos­trar a ac­tu­al cri­a­ção con­tem­po­râ­nea das ge­ra­ções mais re­cen­tes man­te­ve-se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.