Jornal de Angola

Selecção Nacional defende invencibil­idade

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

A Selecção Nacional júnior masculina de basquetebo­l procura manter a invencibil­idade, quando defrontar hoje às 19h15 a similar do Egipto, na quinta e última jornada do Grupo A da fase preliminar do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, que decorre até domingo na cidade de Kigali, Ruanda.

Ontem, no pavilhão Amahoro Petit, a equipa nacional somou a quarta vitória consecutiv­a, ao derrotar por 83-75 a República Democrátic­a do Congo, que averbou o terceiro desaire, hipotecand­o com isso as hipóteses de passagem para a fase seguinte.

Com a entrada de rompante no primeiro quarto, daí a vitória por categórico­s 29-14, os pupilos de Manuel Silva “Gi”, auxiliado no banco de suplentes por Miguel Lutonda, primeiro treinador-adjunto, não conseguira­m demonstrar no segundo período o mesmo ímpeto ofensivo e capacidade organizati­va.

Os congolês democratas, orientados por Charly Buzangu Kashala, venceram o quarto por 24-14, e foram para o balneário com desvantage­m de apenas cinco pontos, 38-43, encurtando considerav­elmente o avanço de 15 pontos conseguida pelos angolanos.

No reatamento, mais fortes e esclarecid­os, após as correcções feitas por Gi, apelando à concentraç­ão máxima e redobrada, sobretudo no capítulo defensivo, o cinco nacional conseguiu atingir uma confortáve­l diferença pontual, 61-43, quando restava apenas 1 minuto e 20 segundos por jogar.

Regressado­s do período de desconto de tempo pedido pelo selecciona­dor congolês, a postura assumida por mais de oito minutos foi sol de pouca dura, porque Patrick Mwamba Kieli, melhor marcador do encontro com 26 pontos, secundado por Philippe Kasereka Kabenga, com 23, e companheir­os voltaram a reduzir para 53-61.

Ainda assim Angola venceu por 18-17 o parcial e repetiu o feito, 2220, no quarto e último período, onde por instantes ainda se deixou assustar pelo adversário, quando restavam cinco minutos para o final, permitindo que estes se aproximass­em no marcador 69-61. Ates estavam a perder por 66-55, 11 pontos.

Sílvio Sousa, com 22 pontos, Bruno Fernandes e Childe Dundão, ambos com 15 pontos, foram os principais destaques do combinado angolano que continua cada vez mais confiante na melhoria do quarto lugar alcançado no campeonato passado.

Às 10h15 jogam para abertura da jornada no Grupo A Mali-Gabão, enquanto às 12h30 está agendada a partida Uganda-Tunísia, no B, que tem ainda às 14h45 o Congo Democrátic­o-Benin, enquanto às 17h00 Ruanda e Argélia ajustam contas no A.

 ?? JOSÉ COLA ?? Grupo orientado por Manuel Silva “Gi” e Miguel Lutonda tem hoje um sério teste no Africano
JOSÉ COLA Grupo orientado por Manuel Silva “Gi” e Miguel Lutonda tem hoje um sério teste no Africano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola