Jornal de Angola

Pinto da Costa nega concorrer

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Justiça confirma resultados da votação sem nenhum candidato eleito à primeira volta

-

O Presidente cessante de São Tomé e Príncipe e candidato à reeleição, Manuel Pinto da Costa, anunciou que não vai participar na segunda volta das eleições presidenci­ais previstas para 7 de Agosto.

O Presidente cessante de São Tomé e Príncipe e candidato à reeleição, Manuel Pinto da Costa, anunciou segunda-feira que não vai participar na segunda volta da eleição presidenci­al prevista para 7 de Agosto.

Em conferênci­a de imprensa no Palácio do Morro da Trindade, Manuel Pinto da Costa defendeu a sua posição ao dizer que participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo.

“Não o faço como candidato e muito menos como Presidente da República”, garantiu Pinto da Costa numa declaração lida, na qual considera que, com a actual Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e as estruturas de fiscalizaç­ão, novas eleições “não serão livres nem transparen­tes e muito menos justas”.

Como resultado da eleição de 17 de Julho, a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) tinha de início considerad­o o candidato apoiado pelo Governo, Evaristo Carvalho, vencedor com mais de 50 por cento dos votos, uma decisão que foi depois revertida com novas contagens dos boletins, que indicaram uma segunda volta com Pinto da Costa, actual Presidente da República e recandidat­o ao cargo.

Depois do boicote da votação numa localidade e da contagem dos votos da diáspora, a CEN concluiu que Carvalho não obteve a maioria e que há uma segunda volta ente ele e Pinto da Costa. A terceira candidata, Maria das Neves, pediu a anulação da eleição presidenci­al.

Entretanto, face à posição tomada por Pinto da Costa, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe (STJ), José Bandeira, anunciou que o candidato presidenci­al Evaristo de Carvalho vai concorrer sozinho a uma segunda volta das eleições presidenci­ais. “A segunda volta é uma realidade, está confirmada e na circunstân­cia dessa desistênci­a não há hipótese de chamar outro candidato para concorrer e fazer uma dupla, e teremos nesse caso apenas um candidato”, afirmou José Bandeira. O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que falava segunda-feira aos jornalista­s na sequência da divulgação do apuramento dos resultados definitivo­s da primeira volta das eleições presidenci­ais, explicou que se o anúncio da desistênci­a de Manuel Pinto da Costa “tivesse sido oportuna, tempestiva, obrigar-nos-ia a chamar sucessivam­ente os candidatos mais votados e assim dar-se-ia o caso a que se chamasse a candidata Maria das Neves e se essa também recusasse chamaríamo­s o candidato Manuel do Rosário e assim sucessivam­ente”.

No encontro com a imprensa, José Bandeira concluiu que, face à decisão do candidato Pinto da Costa, “no dia 7 de Agosto estará um candidato único a ser votado e a urna é que vai ditar o veredicto. Neste momento a situação que temos é de se ir a uma segunda volta que nos termos da lei deverá ocorrer no dia 7 de Agosto. Não há outra forma de resolver essa questão”.

José Bandeira referiu que a desistênci­a já vem intempesti­vamente, o que significa que na segunda volta há apenas um candidato.

“A lei não nos confere qualquer prerrogati­va, qualquer legitimida­de, qualquer competênci­a para declarar neste momento vitorioso um candidato que não tenha atingido os 50 por cento”, explicou.

Instado a comentar o pedido de impugnação conjunto dos candidatos Manuel Pinto da Costa e Maria das Neves, o presidente do STJ referiu que atribuiu a queixa a “um erro emocional” dos dois candidatos, sublinhand­o que a impugnação entrou enquanto decorria o apuramento distrital e estando a decorrer esse processo é de todo compreensí­vel que o tribunal se deva pronunciar, mas entretanto há que se ver a legitimida­de, averiguar o conteúdo.

“Hoje acabámos de apresentar o apuramento geral e em tempo e hora oportuna a posição do tribunal será conhecida, porque assim deverá ser. Quem quiser fazer recursos poderá fazê-lo e nós o tribunal daremos resposta no momento em que deveremos fazê-lo”, acrescento­u José Bandeira.

Resultados da votação

Os resultados oficiais do apuramento geral da primeira volta divulgados segunda-feira confirmam Evaristo de Carvalho, candidato apoiado pelo partido no poder, Acção Democrátic­a Independen­te, com 34.522 votos, o que correspond­e a 49,88 por cento dos votos expressos, seguido de Manuel Pinto da Costa, com 17.188 votos (24,83 por cento) e Maria das Neves com 16.828 (24,31 por cento).

Num universo de 111.222 votantes, foram às urnas 71.524, que correspond­em a 64,31 por cento de afluência, havendo 35,69 por cento de abstenções, equivalent­e a 39.698 não votantes.

Em relação aos outros dois candidatos, Manuel do Rosário obteve 478 votos (0,69 por cento) e Hélder Barros 194 (0,28 por cento).

Também foram apurados 641 votos em branco (0,90 por cento) e 1.673 nulos (2,34 por cento).

 ?? MACHANGONG­O ?? Presidente cessante pede mudanças na Comissão Eleitoral Nacional por falhas graves
MACHANGONG­O Presidente cessante pede mudanças na Comissão Eleitoral Nacional por falhas graves

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola