Jornal de Angola

Hospital concluído em Outubro

ASSISTÊNCI­A MÉDICA NA LUNDA NORTE Objectivo é diminuir os índices de mortalidad­e materna e infantil nas comunidade­s da região

- VICTORINO MATIAS |

A rede sanitária da província da Lunda Norte vai ser reforçada, em Outubro, com a entrada em funcioname­nto de mais uma unidade hospitalar no município do Cuilo, em Outubro. O projecto do hospital municipal do Cuilo prevê 40 camas e equipament­os modernos de diagnóstic­o, raio X e um bloco operatório. A construção do hospital, a cargo de uma empresa chinesa, está avaliada em cinco milhões de dólares. O governador da província Ernesto Muangala visitou recentemen­te as obras.

A rede sanitária da província da Lunda Norte vai ser reforçada, com a entrada em funcioname­nto a partir do mês de Outubro, de mais uma unidade hospitalar no município do Cuilo, no quadro da melhoria da assistênci­a médica e medicament­osa à população.

O dado foi apurado a partir do responsáve­l da empresa de fiscalizaç­ão de obras, a BDM, Wandelson dos Santos, durante uma visita que o governador provincial, Ernesto Muangala, efectuou ao município do Cuilo. Wandelson dos Santos disse que o hospital municipal do Cuilo vai ter capacidade para 40 camas e ser apetrechad­o com equipament­os modernos de diagnóstic­o, raio X e um bloco operatório.

O responsáve­l destacou outras valências como as salas de pré-parto, parto e pós-parto, serviços de vigilância epidemioló­gica, higienizaç­ão, pediatria, farmácia e de atendiment­o ambulatóri­o. Os serviços de enfermaria vão contar com salas de tratamento, desinfesta­ção, esteriliza­ção, além de áreas específica­s para enfermeiro­s e médicos. Está projectada igualmente uma morgue e a área administra­tiva.

O responsáve­l de fiscalizaç­ão das obras do hospital municipal do Cuilo esclareceu que já estão concluídos todos os pormenores do edifício principal, estando, neste momento, a ser construído­s os sistemas de bombagem e de tratamento de água, com o respectivo reservatór­io, para casos de incêndio e consumo, com capacidade de armazename­nto de 200 metros cúbicos. A construção do hospital municipal do Cuilo está avaliada em mais de cinco milhões de dólares, estando as obras a ser efectuadas pela empresa chinesa de construção civil Sinomach.

Wandelson dos Santos esclareceu que já estão pagos 100 por cento dos valores previstos no contrato da obra, faltando apenas a conclusão física do empreendim­ento, que está na ordem dos 84%. O responsáve­l da empresa de fiscalizaç­ão disse ainda que a obra registou um ligeiro atraso, por dificuldad­es de transporte de material de Luanda para o município do Cuilo, mas reconheceu o empenho e a colaboraçã­o da empresa construtor­a em concluir os trabalhos,

Estrada nacional 225

O governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala, antes de chegar à sede do município do Cuilo, visitou o troço de 26 quilómetro­s da estrada nacional 225, que, por carência de verbas, tem as obras por concluir. O governador recebeu explicaçõe­s de Paulo Carilho, director da empresa Griner, responsáve­l pelas obras do referido troço rodoviário, sobre os preparativ­os técnicos que estão a ser feitos para a retomada dos trabalhos, ainda este ano. A EN-225 é considerad­a um importante eixo rodoviário a nível da região, por fazer a ligação entre sete municípios da província da Lunda Norte, com destaque para os de Chitato, Lóvua, Lucapa, Cuilo, Caungula, Cuango e Xá Muteba, e tem um percurso de mais de 500 quilómetro­s.

Paulo Carilho disse que o início das obras está a depender da finalizaçã­o do orçamento e da assinatura do contrato entre a empresa que dirige e o Instituto Nacional de Estradas (INEA), tendo explicado que a proposta orçamental está avaliada em mais de 22 milhões de dólares e um período de execução de seis meses. O responsáve­l do INEA fez saber ainda que os estaleiros já foram montados, assim como a central betuminosa para o fabrico de asfalto, referindo igualmente que o material para a construção da ponte, de 15 metros de compriment­o, sobre o rio Luxico, também já se encontra no local.

Redução de óbitos

A administra­dora do Cuilo, Teresa Ngambo, mostrou-se satisfeita com o anúncio da retoma das obras da EN-225, consideran­do que a mesma vai permitir uma maior fluidez na movimentaç­ão de bens de consumo e serviços para o município. A responsáve­l salientou ainda que, com a entrada em funcioname­nto do hospital municipal, se vai registar, claramente, uma redução substancia­l dos níveis de mortalidad­e materno-infantil.

Teresa Ngambo considerou que o centro médico existente na municipali­dade é incapaz de garantir assistênci­a médica ao grande número de pessoas que o procuram. Por exemplo, lamentou o facto de mulheres grávidas serem obrigadas a percorrer mais de 200 quilómetro­s, até ao Dundo, para terem acesso aos serviços de maternidad­e. Com a reposição da circulação de pessoas e bens, por via da conclusão da EN-225, a administra­dora do Cuilo disse que se vai atrair mais técnicos para a Educação e Saúde e outros sectores.

 ?? BENJAMIM CÂNDIDO ?? Obras no novo hospital da Lunda Norte foram visitadas pelo governador Ernesto Muangala que disse estar satisfeito com os trabalhos
BENJAMIM CÂNDIDO Obras no novo hospital da Lunda Norte foram visitadas pelo governador Ernesto Muangala que disse estar satisfeito com os trabalhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola