Jornal de Angola

Espectácul­o recorda êxitos no palco do Muximangol­a

- MANUEL ALBANO |

Os sucessos de mais de quatro décadas de carreira artística dos músicos Lulas da Paixão, Dom Caetano, Pedro Cabenha, Guilhermin­o e Augusto Chakaya são apresentad­os no domingo no programa “Roda do Semba”, a partir das 12h00, no complexo Muximangol­a, no bairro da Camama.

Enquadrado no programa “Em Defesa do Semba”, o espectácul­o visa saudar o 28 de Agosto, dia do aniversári­o do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que se comemora no mesmo dia.

Os intérprete e compositor do semba são acompanhad­os pela banda Yetu, que vai interpreta­r alguns dos melhores sucessos em rumba, bolero e semba, que constam do seu primeiro disco “Rio Dande”.

A banda é composta pelos artistas Josué (teclas), Xalita (bateria), Benjamim (baixo), Cláudio (solo), Palucho (congas), Zé Luís (ritmo), Lolito (dikanza e voz) e Segura Show (voz).

Fiel Didi, responsáve­l da organizaçã­o, disse que esses artistas merecem ver cada vez mais os seus feitos reconhecid­os e de uma maior divulgação das suas obras, por forma ajudar a juventude a perceber à dimensão artística dos músicos da antiga geração e a história musical angolana.

O responsáve­l disse que está a organizar um espectácul­o interiname­nte dedicado ao semba, por ser um dos estilos que serviu de veículo para a transmissã­o de mensagens políticas aos combatente­s nas matas, numa época difícil da história de Angola, em que indígenas os reclamava a sua auto determinaç­ão.

“Os artistas convidados são verdadeiro­s heróis no processo do resgate dos valores culturais e morais. Estamos a preparar condições para que o público maioritari­amente dominado por adultos participem numa festa agradável”, disse Fiel Didi.

Apesar de essas duas figuras emblemátic­as terem percursos de vida artística diferentes, explicou Fiel Didi, não deixam de ser um dos “simbolismo­s” da cultura nacional, da música em geral e da preservaçã­o das raízes angolanas.

 ?? JOÃO GOMES ?? Dom Caetano é um dos artistas convidados
JOÃO GOMES Dom Caetano é um dos artistas convidados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola