Vi­et­na­me aber­to à for­ma­ção de es­pe­ci­a­lis­tas an­go­la­nos

Jornal de Angola - - POLÍTICA - AN­DRÉ DA COSTA |

De­le­ga­ções de An­go­la e do Vi­et­na­me dis­cu­ti­ram on­tem, em Lu­an­da, ques­tões so­bre a se­gu­ran­ça pú­bli­ca e mi­gra­ção, prin­ci­pal­men­te so­bre a ne­ces­si­da­de de co­o­pe­ra­ção no com­ba­te à imi­gra­ção ile­gal, à frau­de do­cu­men­tal e ci­ber­né­ti­ca, for­ma­ção de for­ma­do­res, as­sis­tên­cia téc­ni­ca e as­ses­so­ria di­plo­má­ti­ca.

A de­le­ga­ção vi­et­na­mi­ta do Mi­nis­té­rio da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca da Re­pú­bli­ca So­ci­a­lis­ta es­tá des­de domingo em vi­si­ta de se­te di­as de tra­ba­lho a An­go­la. O di­rec­tor do Ga­bi­ne­te de Co­mu­ni­ca­ção Ins­ti­tu­ci­o­nal do Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or, Simão Mi­la­gres, anun­ci­ou que re­si­dem le­gal­men­te em An­go­la 19.424 vi­et­na­mi­tas, 18.157 dos quais são de­ten­to­res de vis­to de tra­ba­lho e de per­ma­nên­cia tem­po­rá­ria.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do do In­te­ri­or Eu­gé­nio La­bo­ri­nho afir­mou, na aber­tu­ra das con­ver­sa­ções ofi­ci­ais, que An­go­la tem ex­ce­len­tes re­la­ções de ami­za­de e co­o­pe­ra­ção com a Re­pú­bli­ca So­ci­a­lis­ta do Vi­et­na­me, des­de os pri­mór­di­os da in­de­pen­dên­cia.

As re­la­ções en­tre os dois paí­ses es­tão in­se­ri­das no qua­dro ge­ral de co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca, téc­ni­co­ci­en­tí­fi­ca e cul­tu­ral, as­si­na­do em Lu­an­da em Ou­tu­bro de 1978, in­cluin­do o acor­do so­bre a isen­ção de vis­tos em pas­sa­por­tes di­plo­má­ti­cos e de ser­vi­ço.

An­go­la e o Vi­et­na­me têm ain­da ru­bri­ca­do um acor­do ge­ral de co­o­pe­ra­ção em ma­té­ria de Se­gu­ran­ça e Or­dem Pú­bli­ca, ce­le­bra­do na ci­da­de de Ha­nói. Eu­gé­nio La­bo­ri­nho con­si­de­rou po­si­ti­vas as re­la­ções en­tre am­bos os paí­ses, ten­do em con­ta as van­ta­gens re­cí­pro­cas re­sul­tan­tes da ma­te­ri­a­li­za­ção das ac­ções de co­o­pe­ra­ção de­sen­vol­vi­das en­tre os dois paí­ses.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do do In­te­ri­or ma­ni­fes­tou que exis­te to­tal dis­po­ni­bi­li­da­de do Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or para co­o­pe­rar com a sua con­gé­ne­re do Vi­et­na­me, vi­san­do o re­for­ço e di­na­mi­za­ção da co­o­pe­ra­ção exis­ten­te e que o Vi­et­na­me é um país ir­mão, que tem aju­da­do An­go­la des­de a Lu­ta de Li­ber­ta­ção, nos do­mí­ni­os da agri­cul­tu­ra, saú­de, cons­tru­ção ci­vil, edu­ca­ção e al­me­jou uma con­tí­nua co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral vi­san­do o de­sen­vol­vi­men­to dos dois Es­ta­dos.

O ma­jor ge­ne­ral Ho Sy Ti­en, di­rec­tor-ge­ral da Po­lí­cia de In­ves­ti­ga­ção Cri­mi­nal e che­fe da de­le­ga­ção do Vi­et­na­me, dis­se que o seu país pre­ten­de re­for­çar a co­o­pe­ra­ção com An­go­la no do­mí­nio da Se­gu­ran­ça e Or­dem Pú­bli­ca e re­ver a si­tu­a­ção mi­gra­tó­ria dos ci­da­dãos vi­et­na­mi­tas em An­go­la na con­di­ção de le­gais e ile­gais.

Os vi­si­tan­tes pre­ten­dem tam­bém ob­ter in­for­ma­ções re­la­ci­o­na­das com ci­da­dãos vi­et­na­mi­tas ex­pul­sos de An­go­la por si­tu­a­ções di­ver­sas, as­sim co­mo abor­dar cla­ra­men­te a si­tu­a­ção car­ce­rá­ria dos seus ci­da­dãos no país. A de­le­ga­ção do Vi­et­na­me é com­pos­ta por oi­to ele­men­tos e é che­fi­a­da pe­lo di­rec­tor-ge­ral da Po­lí­cia de In­ves­ti­ga­ção Cri­mi­nal. Ho­je a de­le­ga­ção vi­si­ta o La­bo­ra­tó­rio Cen­tral de Cri­mi­na­lís­ti­ca, Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or de Ci­ên­ci­as Po­li­ci­ais e Cri­mi­nais e o Co­man­do Pro­vin­ci­al de Lu­an­da da Po­lí­cia Na­ci­o­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.