Jornal de Angola

Estudantes do Dande vencem prova

Objectivo é testar a capacidade de aprendizag­em dos alunos

- ALFREDO FERREIRA | e VENÂNCIO VICTOR |

Estudantes do município do Dande, na província do Bengo, venceram sábado o concurso denominado “Jovem Sabe”, na categoria “júnior”, destinado a alunos da 9ª classe, durante a realização da 4ª edição da Fogueira da Liberdade, realizada na comuna do Kicabo.

As posições imediatas foram ocupadas pelos municípios de Nambuangon­go e Pango Aluquém, numa disputa renhida nas disciplina­s de matemática, língua portuguesa, história e geografia.

Na categoria “Piô”, para alunos da 7ª classe, o primeiro lugar coube ao município de Bula Atumba, Nambuangon­go ficou no segundo e Pango Aluquém no terceiro.

O governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, que prestigiou a o acto, apelou às crianças para se dedicarem mais aos estudos e lembrou que o concurso “Jovem Sabe” surge para testar a capacidade de aprendizag­em dos alunos e contribuir positivame­nte para a ocupação dos tempos livres dos pequenos.

João Bernardo de Miranda disse que com o concurso se pretende envolver a população estudantil na promoção e implementa­ção do gosto ao conhecimen­to do património histórico, cultural e geográfico angolano e universal.

Participar­am no concurso “Jovem Sabe” mais de 400 estudantes oriundos dos seis municípios da província do Bengo. O certame visa promover o hábito e o gosto pelas disciplina­s de matemática, língua portuguesa, história e geografia, assim como criar e motivar as habilidade­s de cálculo por parte dos alunos, com vista a desenvolve­r o seu intelecto.

Durante o concurso, foram realizadas palestras sobre o desenvolvi­mento socioeconó­mico do município do Dande. Os alunos ficaram a saber da história de Kicabo e a sua contribuiç­ão na luta de libertação nacional.Também estiveram em evidência o desporto, música, poesia, dança e teatro, além de campanhas de limpeza na circunscri­ção e visitas a sítios de interesse histórico.

A Fogueira da Liberdade é uma iniciativa do Governo da Província do Bengo, que se propõe a realizar um evento de carácter interdisci­plinar, com a finalidade de envolver a comunidade estudantil na promoção e implementa­ção do gosto e conhecimen­to do património histórico, cultural e geográfico angolano, em particular, e universal de uma forma geral.

Malanje já tem representa­nte

Os cincos melhores estudantes de Malanje, que vão concorrer à fase nacional da oitava edição do concurso Sucesso Escolar e Mérito Estudantil, “Sábados Académicos”, foram encontrado­s no fim-desemana, depois da realização da última prova provincial.

Tratou-se de uma prova bastante renhinda, onde o estudante Domingos João, da 12ª escola do II ciclo Ngola Kiluanje, do município de Cacuso, com 15 pontos, foi o vencedor, tendo sido distinguid­o com o prémio aluno de mérito, por se destacar dos demais. Como prémio, recebeu cinco telemóveis, igual número de mochilas, pen drive e um kit escolar.

De 20 anos, o jovem Domingos João sobressaiu entre os demais colegas do ponto de vista de auto controlo, espírito de inter-ajuda, celeridade nas respostas e na resolução de problemas. No segundo lugar, ficou o estudante Ângelo Coutinho, do município de Caculama, em terceiro Job Gouveia, de Cangandala.

Seguem-se Pedro Manassa e Tanaco da Conceição. Para a fase nacional do concurso “Sábados Académicos”, foram indicados como suplentes os estudantes Nelson Hossi, António Rangel, Fabião Tito, José Carneiro e António Baião. Os vencedores foram submetidos a testes nas disciplina­s de matemática, língua portuguesa e história. O júri foi o professor universitá­rio Filipe Kose.

Foram excluídos os candidatos dos municípios de Kiwaba Nzonje, Massango e Calandula, por se apresentar­em apenas com dois candidatos cada.

O vice-governador de Malanje para o Sector Político e Social, Manuel Campo, destacou a realização da fase municipal e disse que com o programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil se pretende descobrir e promover a qualidade do ensino e da excelência.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO|KICABO ?? Centenas de jovens e crianças das escolas dos municípios do Bengo participar­am do concurso que serviu para ocupar os tempos livres
EDMUNDO EUCÍLIO|KICABO Centenas de jovens e crianças das escolas dos municípios do Bengo participar­am do concurso que serviu para ocupar os tempos livres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola