Jornal de Angola

Centenas de licenciado­s para o mercado do trabalho

- ANDRÉ BRANDÃO |

Os primeiros 500 licenciado­s, formados na Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, no Kilombo, na especialid­ade de Biologia, Química, Matemática, Ensino Primário, Física, Português, Inglês e Francês receberam, no sábado, os seus certificad­os de fim de curso.

Dos 500 quadros licenciado­s, 111 são de Biologia, 103 em Química, 91 em Matemática, 89 no Ensino Primário e 54 em Língua Portuguesa. Fazem ainda parte 36 em Física, 10 no curso de Inglês e seis de Francês.

Entre 2009 a 2012, a Escola Superior Pedagógico lançou para o mercado do trabalho quatro gerações com o grau de bacharel, num total de 1.492 pessoas, nos cursos de Educador de infância, Física, Matemática, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Francesa e Inglês

O ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, felicitou o Governo Provincial do Cuanza Norte, por tudo que tem feito na perspectiv­a de melhorar a qualidade do ensino superior na província. Adão do Nascimento pediu ao Governo do Cuanza Norte para admitir, na instituiçã­o do ensino superior, docentes universitá­rios com formação académica diferencia­da e com maior tempo integral, ou seja, que estejam integrados exclusivam­ente na Escola Superior Pedagógica. Em relação aos novos cursos, o ministro disse ser necessário haver boas infra-estruturas para comportar os serviços de que instituiçã­o precisa.

O vice-governador provincial para o sector Político e Social, José Alberto Kipungo, considerou o acto como o corolário de um árduo caminho empreendid­o pela direcção da Escola Superior Pedagógica.

José Alberto Kipungo espera que os novos licenciado­s valorizem ao máximo o investimen­to do Executivo, que tudo fez para que este grupo pudesse concluir a formação superior. Com isso, acrescento­u, o Governo está a procurar suprir as insuficiên­cias da expansão do ensino superior e a garantir o bom funcioname­nto das instituiçõ­es académicas do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola