Ac­ção fi­lan­tró­pi­ca atin­ge ob­jec­ti­vos

Jornal de Angola - - CULTURA - AR­MIN­DO PE­REI­RA |

A se­cre­tá­ria de Im­pren­sa, Cul­tu­ra e Edu­ca­ção da Em­bai­xa­da dos Es­ta­dos Uni­dos em An­go­la, Na­o­mi Mat­tos, fez um ba­lan­ço po­si­ti­vo das ac­ti­vi­da­des de ca­riz des­por­ti­vo e fi­lan­tró­pi­co, le­va­das a ca­bo pe­las an­ti­gas es­tre­las das li­gas nor­te-ame­ri­ca­nas de bas­que­te­bol, Ja­son Col­lins (NBA) e Jan­ni­fer Lacy (WNBA), com des­ta­que para en­tre­ga de do­na­ti­vos e de­ba­tes so­bre a mo­da­li­da­de.

Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, on­tem no cam­po do INE Ma­ris­ta, no fi­nal do en­con­tro que os exa­tle­tas man­ti­ve­ram com os es­tu­dan­tes do mu­ni­cí­pio do Ca­zen­ga afec­tos ao Clu­be dos Jo­vens Ami­gos do In­glês, mos­trou-se sa­tis­fei­ta com a in­te­rac­ção em meia ho­ra de con­ver­sa em lín­gua in­gle­sa, an­tes do exer­cí­cio téc­ni­co de bas­que­te­bol com bo­la.

“Con­vi­ve­mos com as cri­an­ças no or­fa­na­to MIRENA, no Zan­go III, e pas­sá­mos tam­bém pe­la Cen­tra­li­da­de do Ki­lam­ba. Ho­je foi um dia pro­vei­to­so. Ape­sar de es­ta­rem ain­da no pro­ces­so de apren­di­za­gem, as cri­an­ças dei­xa­ram-nos im­pres­si­o­na­dos. É ób­vio que não es­tão to­das ao mes­mo ní­vel, mas foi agra­dá­vel acom­pa­nhar o diá­lo­go que con­se­gui­ram man­ter com as nos­sas es­tre­las”, des­ta­cou.

O di­rec­tor do Clu­be dos Jo­vens Ami­gos do In­glês, uma ONG fun­da­da em 1996, Má­rio Bernardo Cu­am­bua, co­me­çou por des­ta­car o in­ter­câm­bio que os jo­vens ti­ve­ram com os dois em­bai­xa­do­res do des­por­to, bem co­mo a par­ce­ria en­tre a es­co­la e a re­pre­sen­ta­ção di­plo­má­ti­ca dos EUA no país.

“Men­te sã em cor­po são é al­go que de­ve ser bem con­ju­ga­do, daí a ne­ces­si­da­de de se fa­zer es­ta união. Te­nho a cer­te­za que os nos­sos jo­vens vão sair da­qui mais ins­pi­ra­dos a fa­zer me­lhor, de mo­do a atin­gi­rem os seus ob­jec­ti­vos, qu­er no cam­po des­por­ti­vo qu­er na car­rei­ra aca­dé­mi­ca”, afir­mou mo­ti­va­do.

Por ou­tro la­do, o res­pon­sá­vel con­si­de­ra que o fu­tu­ro vai além da apren­di­za­gem do in­glês, por is­so lou­vou a pre­sen­ça dos dois em­bai­xa­do­res, que no seu en­ten­der sou­be­ram pas­sar ex­pe­ri­ên­cia aos ra­pa­zes.

Du­ran­te a con­ver­sa com os es­tu­dan­tes, Jo­son Col­lins e Jan­ni­fer Lacy ou­vi­ram as pre­o­cu­pa­ções e res­pon­de­ram de for­ma in­ter­ca­la­da. Ques­tões re­la­ci­o­na­das com o iní­cio das car­rei­ra pro­fis­si­o­nal, a pri­mei­ra ex­pe­ri­ên­cia com­pe­ti­ti­va na NBA e WNBA, atle­ta e equi­pa fa­vo­ri­tos, fo­ram as mais mar­can­tes.

“O co­nhe­ci­men­to não tem li­mi­tes. Com fo­co, de­ter­mi­na­ção e for­ça de von­ta­de, vo­cês po­dem che­gar on­de pre­ten­de­rem. Não te­nham me­do de er­rar. Só er­ra quem ten­ta, e no pro­ces­so de apren­di­za­gem de uma lín­gua é nor­mal que is­so acon­te­ça. Na vi­da não é di­fe­ren­te”, su­bli­nhou Ja­son Col­lins.

As an­ti­gas es­tre­las vão se juntar ao pro­jec­to Bas­que­te­bol Sem Fron­tei­ras, pro­mo­vi­do pe­la NBA e FIBA Mun­do, a ter lu­gar pe­la pri­mei­ra vez em An­go­la, com iní­cio mar­ca­do para ama­nhã no pa­vi­lhão Mul­tiu­so do Ki­lam­ba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.