Jornal de Angola

Federação aguarda por equipas

NACIONAL DE BASQUETEBO­L DA II DIVISÃO Prazo de inscrição dos clubes participan­tes termina amanhã

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

A um dia do término das inscrições para a disputa da 4ª edição do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebo­l da II Divisão, a área de elegibilid­ade da Federação Angolana (FAB) ainda não registou qualquer clube, apurou ontem o Jornal de Angola.

Amanhã encerra oficialmen­te o período de inscrições iniciado há mais de um mês, com a finalidade de permitir que as equipas interessad­as discutam de 15 a 24 de Setembro, na cidade do Cuíto, Bié, as duas vagas de acesso à I Divisão do Campeonato Nacional Sénior Masculino, BIC-Basket.

Segundo fonte federativa, as únicas formações que deram sinais de a qualquer momento procederem ao referido acto administra­tivo foram o Progresso Sambizanga, de Luanda, e um misto de jogadores da província de Malanje.

A essas junta-se o Sporting do Bié, na qualidade de anfitrião. Nono no campeonato passado, o Sporting de Benguela pode ser outro dos inscritos para deste modo lutar pela presença no restrito lote dos 10 principais clubes da modalidade. O comunicado oficial enviado pela FAB refere que os atletas devem estar validament­e inscritos para poderem participar na prova. As equipas devem apresentar-se com 12 jogadores a serem utilizados.

Contrariam­ente às edições anteriores, este ano a equipa campeã e a segunda classifica­da são obrigadas, pelo organismo reitor da bola ao cesto, a apresentar uma garantia bancária à ordem da Federação no valor de 35 milhões de kwanzas, para fazer face às despesas decorrente­s da temporada.

Na eventualid­ade de não serem dadas as garantias bancárias, segue-se por ordem classifica­tiva, a indicação de quem seja capaz de fazer à referida exigência da competição. Com a medida, os dirigentes federativo­s tencionam evitar que haja desistênci­as a meio da temporada, por alegada indisponib­ilidade financeira.

Em declaraçõe­s ao JA, o secretário-geral da Federação, Tony Sofrimento, fez saber que o ideal seria ter 12 equipas. “Mas também sabemos não haver clubes estruturad­os como tal, para este número se tornar realidade. Mas seria muito bom se isso viesse a acontecer.”

A recuperaçã­o da condição física dos jogadores dominou, ontem à tarde, a sessão de treino dos Palancas Negras, num dos campos de apoio do Estádio Nacional 11 de Novembro, no quadro da preparação para o desafio diante dos Escorpiões do Madagáscar, no próximo sábado às 16h00, em Luanda.

O jogo é referente à sexta e última jornada do Grupo B da campanha de apuramento para a fase final da 31ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a ter lugar em 2017, no Gabão.

Depois dos habituais exercícios de aqueciment­o com bola, o técnico José Kilamba repartiu em dois grupos os atletas, para aprimorar algumas jogadas combinadas, o passe e a recepção.

A Selecção Nacional volta a trabalhar hoje, no mesmo recinto, com o aprimorame­nto dos fundamento­s de jogo, mas sem descurar a condição física. Os Escorpiões são aguardados amanhã ou quintafeir­a à tarde em Luanda, numa delegação desportiva de 25 pessoas, entre atletas e oficiais.

Na sexta-feira à tarde, os adversário­s dos Palancas Negras efectuam o treino de reconhecim­ento à relva do Estádio Nacional 11 de Novembro. Na primeira volta, Angola e Madagáscar empataram sem golos, no Estádio Municipal de Mahamasina, na cidade de Antananari­vo.

Os Palancas Negras estão no terceiro lugar da classifica­ção do Grupo B, com quatro pontos, enquanto os Escorpiões ocupam o quarto e último posto, com dois. Para a competição africana qualifica-se o primeiro classifica­do de cada um dos 13 grupos, mais os dois melhores segundos, que se juntam ao Gabão.

A fase final da 31ª edição da CAN, a ter lugar entre os dias 14 de Janeiro e 5 de Fevereiro do próximo ano, disputa-se nas cidades de Libreville, Francevill­e, Oyem-Bitam e Port Gentil.

O técnico José Kilamba convocou os seguintes atletas: Dominique, Isaac, Ary Papel, Gelson e Paizo (1º de Agosto), Herenilson, Carlinhos, Gerson e Manguxi (Petro de Luanda), Meda, Nandinho e Josué (Kabuscorp do Palanca), Gomito Fonseca (Benfica de Luanda), Tchabalala (Académica do Lobito), Paizinho (Recreativo da Caála), Vá e Anato Silva (Progresso Sambizanga), Eddie Afonso, Erivaldo, Ito e Kuagica (Recreativo do Libolo), Valdez e Paty (Interclube).

 ?? JOSÉ COLA ?? José Kilamba procura motivar os jogadores do Girabola para o último compromiss­o
JOSÉ COLA José Kilamba procura motivar os jogadores do Girabola para o último compromiss­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola