Fe­de­ra­ção aguar­da por equi­pas

NA­CI­O­NAL DE BAS­QUE­TE­BOL DA II DI­VI­SÃO Pra­zo de ins­cri­ção dos clu­bes par­ti­ci­pan­tes ter­mi­na ama­nhã

Jornal de Angola - - DESPORTO - ANAXIMANDRO MAGALHÃES |

A um dia do tér­mi­no das ins­cri­ções para a dis­pu­ta da 4ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal Sé­ni­or Mas­cu­li­no de Bas­que­te­bol da II Di­vi­são, a área de ele­gi­bi­li­da­de da Fe­de­ra­ção An­go­la­na (FAB) ain­da não re­gis­tou qual­quer clu­be, apu­rou on­tem o Jor­nal de An­go­la.

Ama­nhã en­cer­ra ofi­ci­al­men­te o pe­río­do de ins­cri­ções ini­ci­a­do há mais de um mês, com a fi­na­li­da­de de per­mi­tir que as equi­pas in­te­res­sa­das dis­cu­tam de 15 a 24 de Se­tem­bro, na ci­da­de do Cuí­to, Bié, as du­as va­gas de aces­so à I Di­vi­são do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal Sé­ni­or Mas­cu­li­no, BIC-Bas­ket.

Se­gun­do fon­te fe­de­ra­ti­va, as úni­cas for­ma­ções que de­ram si­nais de a qual­quer mo­men­to pro­ce­de­rem ao re­fe­ri­do ac­to ad­mi­nis­tra­ti­vo fo­ram o Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga, de Lu­an­da, e um mis­to de jo­ga­do­res da pro­vín­cia de Ma­lan­je.

A es­sas jun­ta-se o Sporting do Bié, na qua­li­da­de de an­fi­trião. No­no no cam­pe­o­na­to pas­sa­do, o Sporting de Ben­gue­la po­de ser ou­tro dos ins­cri­tos para des­te mo­do lu­tar pe­la pre­sen­ça no res­tri­to lo­te dos 10 prin­ci­pais clu­bes da mo­da­li­da­de. O co­mu­ni­ca­do ofi­ci­al en­vi­a­do pe­la FAB re­fe­re que os atle­tas de­vem es­tar va­li­da­men­te ins­cri­tos para po­de­rem par­ti­ci­par na pro­va. As equi­pas de­vem apre­sen­tar-se com 12 jo­ga­do­res a se­rem uti­li­za­dos.

Con­tra­ri­a­men­te às edi­ções an­te­ri­o­res, es­te ano a equi­pa cam­peã e a se­gun­da clas­si­fi­ca­da são obri­ga­das, pe­lo or­ga­nis­mo rei­tor da bo­la ao ces­to, a apre­sen­tar uma ga­ran­tia ban­cá­ria à or­dem da Fe­de­ra­ção no va­lor de 35 mi­lhões de kwan­zas, para fa­zer fa­ce às des­pe­sas de­cor­ren­tes da tem­po­ra­da.

Na even­tu­a­li­da­de de não se­rem da­das as ga­ran­ti­as ban­cá­ri­as, se­gue-se por or­dem clas­si­fi­ca­ti­va, a in­di­ca­ção de quem se­ja ca­paz de fa­zer à re­fe­ri­da exi­gên­cia da com­pe­ti­ção. Com a me­di­da, os di­ri­gen­tes fe­de­ra­ti­vos ten­ci­o­nam evi­tar que ha­ja de­sis­tên­ci­as a meio da tem­po­ra­da, por ale­ga­da in­dis­po­ni­bi­li­da­de fi­nan­cei­ra.

Em de­cla­ra­ções ao JA, o se­cre­tá­rio-ge­ral da Fe­de­ra­ção, Tony So­fri­men­to, fez sa­ber que o ide­al se­ria ter 12 equi­pas. “Mas tam­bém sa­be­mos não ha­ver clu­bes es­tru­tu­ra­dos co­mo tal, para es­te nú­me­ro se tor­nar re­a­li­da­de. Mas se­ria mui­to bom se is­so vi­es­se a acon­te­cer.”

A re­cu­pe­ra­ção da con­di­ção fí­si­ca dos jo­ga­do­res do­mi­nou, on­tem à tar­de, a ses­são de trei­no dos Palancas Ne­gras, num dos cam­pos de apoio do Es­tá­dio Na­ci­o­nal 11 de No­vem­bro, no qua­dro da pre­pa­ra­ção para o de­sa­fio di­an­te dos Es­cor­piões do Madagáscar, no próximo sá­ba­do às 16h00, em Lu­an­da.

O jogo é re­fe­ren­te à sex­ta e úl­ti­ma jor­na­da do Gru­po B da cam­pa­nha de apu­ra­men­to para a fa­se fi­nal da 31ª edi­ção da Ta­ça de Áfri­ca das Na­ções (CAN), a ter lu­gar em 2017, no Ga­bão.

De­pois dos ha­bi­tu­ais exer­cí­ci­os de aque­ci­men­to com bo­la, o téc­ni­co Jo­sé Ki­lam­ba re­par­tiu em dois gru­pos os atle­tas, para apri­mo­rar al­gu­mas jo­ga­das com­bi­na­das, o pas­se e a re­cep­ção.

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal vol­ta a tra­ba­lhar ho­je, no mes­mo re­cin­to, com o apri­mo­ra­men­to dos fun­da­men­tos de jogo, mas sem des­cu­rar a con­di­ção fí­si­ca. Os Es­cor­piões são aguar­da­dos ama­nhã ou quin­ta­fei­ra à tar­de em Lu­an­da, nu­ma de­le­ga­ção des­por­ti­va de 25 pes­so­as, en­tre atle­tas e ofi­ci­ais.

Na sex­ta-fei­ra à tar­de, os ad­ver­sá­ri­os dos Palancas Ne­gras efec­tu­am o trei­no de re­co­nhe­ci­men­to à rel­va do Es­tá­dio Na­ci­o­nal 11 de No­vem­bro. Na pri­mei­ra vol­ta, An­go­la e Madagáscar em­pa­ta­ram sem go­los, no Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal de Maha­ma­si­na, na ci­da­de de An­ta­na­na­ri­vo.

Os Palancas Ne­gras es­tão no ter­cei­ro lu­gar da clas­si­fi­ca­ção do Gru­po B, com qua­tro pon­tos, en­quan­to os Es­cor­piões ocu­pam o quar­to e úl­ti­mo pos­to, com dois. Para a com­pe­ti­ção afri­ca­na qua­li­fi­ca-se o pri­mei­ro classificado de ca­da um dos 13 gru­pos, mais os dois me­lho­res se­gun­dos, que se jun­tam ao Ga­bão.

A fa­se fi­nal da 31ª edi­ção da CAN, a ter lu­gar en­tre os di­as 14 de Ja­nei­ro e 5 de Fe­ve­rei­ro do próximo ano, dis­pu­ta-se nas ci­da­des de Li­bre­vil­le, Fran­ce­vil­le, Oyem-Bi­tam e Port Gen­til.

O téc­ni­co Jo­sé Ki­lam­ba con­vo­cou os se­guin­tes atle­tas: Do­mi­ni­que, Isa­ac, Ary Pa­pel, Gel­son e Pai­zo (1º de Agosto), He­re­nil­son, Car­li­nhos, Ger­son e Man­gu­xi (Pe­tro de Lu­an­da), Me­da, Nan­di­nho e Jo­sué (Ka­bus­corp do Pa­lan­ca), Go­mi­to Fon­se­ca (Ben­fi­ca de Lu­an­da), Tcha­ba­la­la (Aca­dé­mi­ca do Lo­bi­to), Pai­zi­nho (Re­cre­a­ti­vo da Caá­la), Vá e Ana­to Sil­va (Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga), Ed­die Afon­so, Eri­val­do, Ito e Ku­a­gi­ca (Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo), Val­dez e Paty (In­ter­clu­be).

JO­SÉ COLA

Jo­sé Ki­lam­ba pro­cu­ra mo­ti­var os jo­ga­do­res do Gi­ra­bo­la para o úl­ti­mo com­pro­mis­so

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.