Lí­der so­ci­a­lis­ta con­tra Ma­ri­a­no Ra­joy

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O lí­der do Par­ti­do So­ci­a­lis­ta es­pa­nhol (PSOE), Pedro San­chez, de­fen­deu on­tem, em Ma­drid, que de­pois do acor­do en­tre o Par­ti­do Po­pu­lar (PP) e o Ciu­da­da­nos (C’s) há mais ra­zões para vo­tar “não” a um go­ver­no che­fi­a­do por Ma­ri­a­no Ra­joy.

“Se tí­nha­mos ra­zões para vo­tar con­tra, ago­ra te­mos ain­da mais, de­pois do acor­do en­tre Ma­ri­a­no Ra­joy (lí­der do PP) e Al­bert Ri­ve­ra (lí­der do Ciu­da­da­nos)”, dis­se San­chez no fi­nal de um en­con­tro de apenas meia ho­ra com Ra­joy.

O lí­der do PSOE con­si­de­rou a reu­nião “per­fei­ta­men­te pres­cin­dí­vel” e acu­sou Ra­joy de ser o res­pon­sá­vel por “per­der a in­ves­ti­du­ra”.

O acor­do en­tre o PP (di­rei­ta) e o Ciu­da­da­nos (cen­tro-di­rei­ta) “é um pro­gra­ma que não mo­di­fi­ca a di­rec­ção im­pri­mi­da nos úl­ti­mos anos”, dis­se Pedro Sán­chez.

A fal­ta de re­for­ma la­bo­ral, re­for­ma edu­ca­ti­va e re­for­ma cons­ti­tu­ci­o­nal fo­ram al­guns exem­plos da­dos pe­lo lí­der so­ci­a­lis­ta para jus­ti­fi­car a sua opo­si­ção ao pro­gra­ma ne­go­ci­a­do.

A li­de­ran­ça do PSOE já ti­nha ra­ti­fi­ca­do on­tem de ma­nhã a in­di­ca­ção para que os 85 de­pu­ta­dos so­ci­a­lis­tas no Con­gres­so de De­pu­ta­dos vo­tem “não” a Ra­joy na ses­são de in­ves­ti­du­ra que co­me­ça ho­je. Ma­ri­a­no Ra­joy reu­niu-se on­tem com Pedro Sán­chez de­pois de ter con­cluí­do no domingo um acor­do de in­ves­ti­du­ra com o Ciu­da­da­nos, ao qual se jun­ta o vo­to fa­vo­rá­vel da de­pu­ta­da da Co­li­ga­ção Ca­ná­ria, Ana Ora­mas. Ain­da que uma ali­an­ça en­tre PP (137 de­pu­ta­dos), Ciu­da­da­nos (32) e Co­a­li­ción Ca­na­ria (1) ga­ran­ta 170 as­sen­tos dos 350 lu­ga­res, es­tes fi­ca­rão a seis vo­tos da mai­o­ria ab­so­lu­ta (176 vo­tos) ne­ces­sá­ria para pas­sar na pri­mei­ra vo­ta­ção mar­ca­da para ama­nhã.

Na se­gun­da vo­ta­ção, a re­a­li­zar na pró­xi­ma sex­ta-fei­ra, a mai­o­ria sim­ples é su­fi­ci­en­te, mas se­rá ne­ces­sá­rio que pe­lo me­nos 11 de­pu­ta­dos da opo­si­ção se abs­te­nham para que Ma­ri­a­no Ra­joy ga­nhe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.