Par­la­men­to es­tá a cum­prir ta­re­fas es­sen­ci­ais

Jornal de Angola - - POLÍTICA - ADELINA INÁ­CIO|

O Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, ga­ran­tiu on­tem que o Par­la­men­to es­tá a cum­prir o ca­len­dá­rio das ta­re­fas es­sen­ci­ais pa­ra a re­a­li­za­ção das elei­ções ge­rais.

Após ac­tu­a­li­zar os seus da­dos do re­gis­to elei­to­ral, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos re­fe­riu que o ca­len­dá­rio das ta­re­fas es­tá ain­da em dis­cus­são. “Há pe­que­nos atra­sos, mas va­mos re­cu­pe­rar . A As­sem­bleia Na­ci­o­nal vai cum­prir a mis­são que lhe com­pe­te”, ga­ran­tiu o lí­der par­la­men­tar.

O Exe­cu­ti­vo ain­da es­tá a ela­bo­rar os pro­jec­tos de di­plo­mas que fa­zem par­te do Pla­no de Ta­re­fas que de­pois vão ser apre­sen­ta­dos ao Par­la­men­to pa­ra a apro­va­ção. O Par­la­men­to já apro­vou vá­ri­os di­plo­mas que cons­tam do Pla­no de Ta­re­fas pa­ra a re­a­li­za­ção das elei­ções ge­rais. Dos do­cu­men­tos apro­va­dos cons­tam a Lei da To­po­ní­mia, a Lei de Ba­ses da Or­ga­ni­za­ção do Ter­ri­tó­rio, a Lei da Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal do Es­ta­do e a Lei so­bre a di­vi­são po­lí­ti­co-ad­mi­nis­tra­ti­va.

Os de­pu­ta­dos apro­va­ram tam­bém na ge­ne­ra­li­da­de o pa­co­te da Co­mu­ni­ca­ção so­ci­al on­de cons­tam os di­plo­mas que fa­zem par­te do Pla­no de Ta­re­fas Es­sen­ci­ais pa­ra a re­a­li­za­ção das Elei­ções Ge­rais. Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos as­se­gu­rou que os de­pu­ta­dos es­tão pre­pa­ra­dos pa­ra, com ce­le­ri­da­de, apro­va­rem os di­plo­mas que fa­zem par­te do Pa­co­te Elei­to­ral e lem­brou ser es­ta a mis­são prin­ci­pal da ca­sa das leis. An­go­la tem da­do um exem­plo de es­ta­bi­li­da­de com a re­gu­la­ri­da­de na re­a­li­za­ção das elei­ções ge­rais. “Ape­sar das di­fe­ren­ças das di­ver­sas for­ma­ções po­lí­ti­cas, te­mos sa­bi­do man­ter a uni­da­de da na­ção. Há re­cla­ma­ções, mas os re­sul­ta­dos elei­to­rais têm si­do res­pei­ta­dos e o país con­ti­nua a sua mar­cha”, su­bli­nhou Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos.

Quan­to às re­cla­ma­ções dos par­ti­dos da opo­si­ção so­bre se a tu­te­la do re­gis­to elei­to­ral ofi­ci­o­so é da com­pe­tên­cia da CNE ou do Exe­cu­ti­vo, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos dis­se que é pro­ble­ma de in­ter­pre­ta­ção da Lei e de a opo­si­ção ten­tar de­fen­der as su­as po­si­ções. Lem­brou que a ques­tão foi dis­cu­ti­da e vo­ta­da no Par­la­men­to, con­si­de­ran­do por is­so que os par­ti­dos de­vem “res­pei­tar a de­ci­são do Par­la­men­to”. Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos ape­lou aos ci­da­dãos a ac­tu­a­li­za­rem o re­gis­to elei­to­ral a fim de par­ti­ci­pa­rem nas elei­ções ge­rais e con­tri­buí­rem pa­ra o re­for­ço da de­mo­cra­cia. “Aca­bo de cum­prir o meu de­ver de ci­da­dão e apro­vei­to a oca­sião pa­ra ape­lar a to­dos os ci­da­dãos an­go­la­nos pa­ra fa­ze­rem o seu re­gis­to elei­to­ral a fim de po­de­rem vo­tar nas elei­ções de 2017 e con­tri­buir pa­ra a con­so­li­da­ção e re­for­ço da de­mo­cra­cia”, con­cluiu.

KINDALA MA­NU­EL

Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal ac­tu­a­li­zou on­tem os seus da­dos elei­to­rais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.