Mé­di­cos chi­ne­ses ga­ran­tem ser­vi­ço gra­tui­to

Jornal de Angola - - POLÍTICA - BERNARDINO MANJE |

Um gru­po de 12 mé­di­cos chi­ne­ses de di­ver­sas es­pe­ci­a­li­da­des che­ga no fi­nal do ano pa­ra tra­ba­lhar, de for­ma gra­tui­ta, no Hos­pi­tal Ge­ral de Lu­an­da, no qua­dro de um pro­to­co­lo en­tre An­go­la e a Chi­na, as­si­na­do on­tem pe­la se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra a Co­o­pe­ra­ção e o em­bai­xa­dor do gi­gan­te asiá­ti­co.

O di­plo­ma­ta chi­nês in­for­mou que os mé­di­cos, en­tre or­to­pe­dis­tas, pe­di­a­tras, es­pe­ci­a­lis­tas em me­di­ci­na in­ter­na e acu­punc­tu­ra (ra­mo da me­di­ci­na tra­di­ci­o­nal chi­ne­sa) che­gam o mais bre­ve pos­sí­vel pa­ra An­go­la pa­ra tra­ba­lhar du­ran­te dois anos. Nes­te mo­men­to es­tão em as so­li­ci­ta­ções de vis­tos. Es­ta é a qu­ar­ta equi­pa mé­di­ca chi­ne­sa que vem a An­go­la, des­de 2009. O país asiá­ti­co já en­vi­ou três equi­pas, o que to­ta­li­za mais de 50 mé­di­cos. A úl­ti­ma equi­pa, que tra­ba­lhou em An­go­la en­tre 2013 e o ano pas­sa­do, aten­deu 62 mil ca­sos, dos quais qua­tro mil gra­ves e 1.800 in­ter­ven­ções ci­rúr­gi­cas.

Se­gun­do Cui Ai­min, além de ga­ran­ti­rem saú­de e bem-es­tar aos an­go­la­nos, os mé­di­cos es­ta­be­le­ce­ram boa ami­za­de com co­le­gas an­go­la­nos e a po­pu­la­ção. O di­plo­ma­ta chi­nês anun­ci­ou, pa­ra os pró­xi­mos tem­pos, o re­for­ço da co­o­pe­ra­ção en­tre An­go­la e a Chi­na na área da saú­de pú­bli­ca, de­pois dos con­sen­sos al­can­ça­dos pe­los Pre­si­den­tes Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos e Xi Ji­ping, du­ran­te a vi­si­ta do Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no à Chi­na.

No iní­cio do ano, du­ran­te o sur­to de fe­bre-ama­re­la em An­go­la, o Go­ver­no chi­nês do­ou 500 mil dó­la­res pa­ra o com­ba­te à do­en­ça. O di­plo­ma­ta anun­ci­ou, pa­ra bre­ve, uma se­gun­da do­a­ção de ma­te­ri­ais mé­di­cos pa­ra An­go­la num va­lor de 6,5 mi­lhões de yu­an (mo­e­da chi­ne­sa). “A mer­ca­do­ria che­ga em bre­ve a An­go­la. Is­so vai per­mi­tir a me­lho­ria das con­di­ções mé­di­cas e con­tri­buir pa­ra o bem-es­tar da po­pu­la­ção”, con­cluiu Cui Ai­min.

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra a Co­o­pe­ra­ção agra­de­ceu, em no­me do Go­ver­no an­go­la­no, a do­a­ção a ser fei­ta pe­la Chi­na, a aju­da per­ma­nen­te que es­te país tem pres­ta­do e, so­bre­tu­do, a re­la­ção es­tra­té­gi­ca que de­sen­vol­ve com An­go­la.

Ân­ge­la Bra­gan­ça re­al­çou que a re­la­ção atin­giu o pon­to al­to no ano pas­sa­do, com a vi­si­ta do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca à Chi­na, du­ran­te a qual fo­ram as­si­na­dos acor­dos de co­o­pe­ra­ção e do fi­nan­ci­a­men­to. À par­te o fi­nan­ci­a­men­to, dis­se, há o re­for­ço da ami­za­de en­tre os po­vos.

“Des­de a cons­tru­ção do Hos­pi­tal Ge­ral de Lu­an­da de­cor­rem ac­ções pa­ra ape­tre­cha­men­to em equi­pa­men­tos e me­di­ca­men­tos. A par­te chi­ne­sa tam­bém es­tá pre­o­cu­pa­da com a ma­nu­ten­ção do hos­pi­tal.

EDU­AR­DO PE­DRO

Se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra a Co­o­pe­ra­ção e o em­bai­xa­dor da Chi­na as­si­na­ram o pro­to­co­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.