Sec­tor da Saú­de re­for­ça apos­ta na for­ma­ção

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS -

A for­ma­ção, a ac­tu­a­li­za­ção e a ro­ta­ti­vi­da­de dos qua­dros são pri­o­ri­da­des do sec­tor da Saú­de na pro­vín­cia do Namibe pa­ra o se­mes­tre em cur­so, dis­se on­tem o di­rec­tor pro­vin­ci­al.

Fran­co Mu­fin­da, que fa­la­va à im­pren­sa so­bre as li­nhas de for­ça das no­vas fun­ções, fri­sou que a área da saú­de pú­bli­ca é re­for­ça­da com o apoio dos téc­ni­cos do sec­tor nos cin­co mu­ni­cí­pi­os, com a re­a­li­za­ção de cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção jun­to das po­pu­la­ções, pa­ra a eli­mi­na­ção de vá­ri­as do­en­ças co­mo a ma­lá­ria e fe­bre-ama­re­la.

A com­po­nen­te de for­ma­ção é abran­gen­te quan­do en­trar em fun­ci­o­na­men­to a no­va es­co­la téc­ni­ca de Saú­de, pa­ra a for­ma­ção de téc­ni­cos mé­di­os e es­pe­ci­a­li­za­dos na pro­vín­cia do Na­mí­be, dis­se Fran­co Mu­fin­da, que adi­an­tou que os téc­ni­cos de saú­de le­va­rão a ca­bo cam­pa­nhas de dis­tri­bui­ção de mos­qui­tei­ros, tra­ta­men­to da água e eli­mi­na­ção de char­cos, bem co­mo a fu­mi­ga­ção a ní­vel dos bair­ros pe­ri­fé­ri­cos.

“A saú­de pú­bli­ca tem que ser re­for­ça­da, os mu­ni­cí­pi­os ho­je têm or­ça­men­to pa­ra dar res­pos­ta aos cui­da­dos pri­má­ri­os de saú­de, por­tan­to é de es­pe­rar co­la­bo­ra­ção dos co­le­gas pa­ra que pos­sa­mos le­var adi­an­te es­te bar­co”, su­bli­nhou Fran­co Mu­fin­da.

O sec­tor no Namibe tem em to­da a sua ex­ten­são hos­pi­tais, cen­tros e pos­tos de saú­de, que têm vin­do a dar res­pos­ta às ne­ces­si­da­des das po­pu­la­ções que pro­cu­ram es­tes ser­vi­ços, bem co­mo as con­sul­tas am­bu­la­tó­ri­as, ex­pli­cou Fran­co Mu­fin­da. Namibe con­ta com 97 uni­da­des pú­bli­cas e 52 pri­va­das de saú­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.