Es­co­la de ho­te­la­ria e tu­ris­mo es­tá na for­ja

Re­gião pas­sa a con­tar com mais um ho­tel com sa­las de mas­sa­gem

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JOÃO MAVINGA | Soyo

O Go­ver­no da Pro­vín­cia do Zai­re en­tre­gou uma pro­pos­ta de cons­tru­ção de uma es­co­la de ho­te­la­ria ao mi­nis­té­rio de tu­te­la, pa­ra po­ten­ci­ar o de­sen­vol­vi­men­to dos pro­jec­tos que con­for­mam a re­de ho­te­lei­ra da re­gião, afir­mou do­min­go, na ci­da­de pe­tro­lí­fe­ra do Soyo, pro­vín­cia do Zai­re, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Ho­te­la­ria e Tu­ris­mo, Alfredo Ca­pu­to, du­ran­te o ac­to inau­gu­ral, no Soyo, da no­va uni­da­de ho­te­lei­ra de­sig­na­da “UI-Ho­tel”.

“Va­mos ana­li­sar es­sa pro­pos­ta pa­ra tra­zer­mos ao Zai­re uma es­co­la de for­ma­ção de qua­dros ho­te­lei­ros e de tu­ris­mo, ape­sar de que, co­mo in­fra-es­tru­tu­ra, ela exis­tir, res­tan­do ape­nas cri­ar as con­di­ções pa­ra que a ac­ção se­ja uma re­a­li­da­de”, afir­mou Alfredo Ca­pu­to.

O Mi­nis­té­rio da Ho­te­la­ria e Tu­ris­mo, acres­cen­tou, gi­zou um pro­gra­ma de cur­to pra­zo, de­sig­na­do Pla­no Ope­ra­ti­vo do Tu­ris­mo, no qual to­das as pro­vín­ci­as de An­go­la são cha­ma­das a cri­ar con­di­ções ob­jec­ti­vas, pa­ra po­ten­ci­ar o sec­tor da Ho­te­la­ria e Tu­ris­mo.

Alfredo Ca­pu­to con­si­de­ra que o sec­tor da Ho­te­la­ria e Tu­ris­mo as­su­me um im­por­tan­te pa­pel nes­sa fa­se de cri­se fi­nan­cei­ra, pa­ra de­sen­vol­ver as re­giões, atra­vés da ma­triz ne­ces­sá­ria, ati­nen­te à di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia e con­tri­buir pa­ra a saí­da da cri­se. “O UI-Ho­tel reú­ne qua­li­da­des su­fi­ci­en­tes que lhe ca­pa­ci­tam pa­ra om­bre­ar de igual pa­ra igual com qual­quer uni­da­de ho­te­lei­ra do país”, dis­se o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Ho­te­la­ria e Tu­ris­mo, pa­ra quem a re­de ho­te­lei­ra do Zai­re se vê re­for­ça­da com ino­va­ções de cres­ci­men­to que abrem con­tri­bui­ções se­gu­ras pa­ra a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia. “UI-Ho­tel” é um em­pre­en­di­men­to de raiz que pro­por­ci­o­na em­pre­go di­rec­to pa­ra 50 tra­ba­lha­do­res an­go­la­nos.

Pe­la im­po­nên­cia da obra, a uni­da­de er­gui­da com ca­pi­tais as­so­ci­a­dos en­tre a Chi­na e An­go­la po­de afe­rir à clas­si­fi­ca­ção de qua­tro es­tre­las, de acor­do com os tra­ba­lhos em cur­so da ava­li­a­ção téc­ni­ca do Mi­nis­té­rio da Ho­te­la­ria e Tu­ris­mo.

O cor­te da fi­ta da no­va uni­da­de ho­te­lei­ra, com 46 qua­tros, dos quais seis suí­tes, foi fei­to pe­lo se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Ho­te­la­ria e Tu­ris­mo, Alfredo Ca­pu­to, e pe­lo go­ver­na­dor do Zai­re, Jo­a­nes An­dré.

Pa­ra o go­ver­na­dor do Zai­re, a no­va uni­da­de ho­te­lei­ra é mais uma de­mons­tra­ção do em­pe­nho que jus­ti­fi­ca, se­gu­ra­men­te, que o de­sen­vol­vi­men­to da pro­vín­cia do Zai­re é uma cer­te­za, por­que, co­mo alu­diu, es­tão em cur­so di­ver­sas ac­ções de im­pac­to so­ci­al, vi­san­do me­lho­rar as con­di­ções de vi­da da po­pu­la­ção.

“Zai­re co­me­mo­ra o ani­ver­sá­rio do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, de­di­can­do in­ten­so tra­ba­lho de cam­po no Soyo. Fi­ze­mos inau­gu­ra­ções, lan­çá­mos as obras de cons­tru­ção das vi­as ur­ba­nas da ci­da­de, lo­teá­mos o no­vo bair­ro Fi­na e ho­me­na­geá­mos, em cul­tos de Ac­ção de Gra­ça, os 74 anos do ar­qui­tec­to da Paz, além de vi­si­tas às obras de es­co­las”, dis­se o go­ver­na­dor.

O as­pec­to ar­qui­tec­tó­ni­co do UIHo­tel abre uma re­nhi­da con­cor­rên­cia com os ho­téis Nem­pan­zu, Dâ­nia Co­mer­ci­al e o ho­tel Kwan­da. O ci­ta­do em­pre­en­di­men­to, com três an­da­res, apre­sen­ta um ri­co fi­gu­ri­no, cons­ti­tuí­do por ma­te­ri­al es­pe­lha­do. Nes­te mo­men­to, a pro­vín­cia do Zai­re tem oi­to ho­téis, dos quais qua­tro no mu­ni­cí­pio do Soyo, que tem 227.175 ha­bi­tan­tes.

O UI-Ho­tel tem cin­co sa­las po­li­va­len­tes, adap­tá­veis tan­to pa­ra o aten­di­men­to de ser­vi­ços de res­tau­ra­ção co­mo pa­ra reu­niões de tra­ba­lho. A uni­da­de es­tá equi­pa­da com uma co­zi­nha in­dus­tri­al, pa­ra con­fec­ção de pra­tos de cu­li­ná­ria chi­ne­sa e por­tu­gue­sa, ten­do em con­ta a ex­plo­são de tu­ris­tas e de ho­mens de ne­gó­cio, que acor­rem fre­quen­te­men­te à ci­da­de pe­tro­lí­fe­ra do Soyo.

O ho­tel co­lo­ca à dis­po­si­ção do pú­bli­co da ci­da­de do Soyo e não só um gi­ná­sio com equi­pa­men­to mo­der­no, qua­tro sa­las de mas­sa­gem e um par­que de es­ta­ci­o­na­men­to pa­ra 80 vi­a­tu­ras.

JOAO MAVINGA | SOYO

Par­te fron­tal do no­vo ho­tel inau­gu­ra­do pe­lo se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Ho­te­la­ria e Tu­ris­mo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.