Fally Ipu­pa aque­ce ci­da­de do Dun­do

Jornal de Angola - - CULTURA - VICTORINO MA­TI­AS |

O can­tor con­go­lês de­mo­crá­ti­co Fally Ipu­pa foi ar­tis­ta de car­taz do es­pec­tá­cu­lo mú­si­co cul­tu­ral re­a­li­za­do no Es­tá­dio Sa­gra­da Es­pe­ran­ça, na ci­da­de do Dun­do, ca­pi­tal da Lun­da Nor­te, em ho­me­na­gem ao 74.º ani­ver­sá­rio na­ta­lí­cio do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, co­me­mo­ra­do no do­min­go.

Mais de oi­to mil es­pec­ta­do­res acor­re­ram ao lo­cal do es­pec­tá­cu­lo pa­ra as­sis­tir à apre­sen­ta­ção de Fally Ipu­pa, um dos mais con­cei­tu­a­dos mú­si­co africano da ac­tu­a­li­da­de e pres­tar um me­re­ci­do tri­bu­to ao Che­fe de Es­ta­do.

De­no­mi­na­do “Es­pec­tá­cu­lo das Multidões”, a ini­ci­a­ti­va, pro­mo­vi­da pe­lo Go­ver­no Pro­vin­ci­al da Lun­da Nor­te, com pa­tro­cí­nio do em­pre­sá­rio Do­min­gos Van­trie, ar­ras­tou mui­tos fãs de um dos “di­nos­sau­ros” do mo­sai­co mu­si­cal do con­ti­nen­te Ber­ço da Hu­ma­ni­da­de.

Fally Ipu­pa, cu­ja en­tra­da em pal­co acom­pa­nha­do pe­la sua ban­da, foi bas­tan­te ova­ci­o­na­da, te­ve uma ac­tu­a­ção ao vi­vo de en­cher os olhos, com um re­por­tó­rio re­che­a­do por te­mas bas­tan­te apre­ci­a­dos pe­los an­go­la­nos.

O es­pec­tá­cu­lo co­me­çou com a ani­ma­ção do gru­po de dan­ça Rai­nha Lu­e­ji, se­gui­do da in­ter­pre­ta­ção do mú­si­co lo­cal, Nig­ga Kil­la, em es­ti­lo r&b. Os mú­si­cos da pra­ça lo­cal apro­vei­ta­ram o mo­men­to pa­ra mos­tra­rem as su­as po­ten­ci­a­li­da­des.

O se­gun­do mo­men­to do es­pec­tá­cu­lo foi mar­ca­do com apre­sen­ta­ção de rit­mos de mú­si­ca da re­gião, acom­pa­nha­da com os mo­vi­men­tos pro­vo­can­te e ener­gé­ti­co da dan­ça tchi­an­da, exe­cu­ta­da pe­los dan­ça­ri­nos do mú­si­co re­si­den­te, Djo-Ka­mi, e dos can­to­res Ava­ka­lho, Lem­ba Cat­chokwe e Na­ma­nhon­ga, es­tes úl­ti­mos pro­ve­ni­en­tes das vi­zi­nhas pro­vín­ci­as da Lun­da Sul e Moxico, res­pec­ti­va­men­te.

O ter­cei­ro mo­men­to foi tes­te­mu­nha­do com o apa­re­ci­men­to em gran­de, do can­tor con­go­lês de­mo­crá­ti­co Fally Ipu­pa. Com emo­ção e de­lí­rio, a po­pu­la­ção pre­sen­te no es­pec­tá­cu­lo viu e ou­viu, pe­la pri­mei­ra vez, a ac­tu­ar ao vi­vo o an­ti­go pu­pi­lo do ve­te­ra­no Kof­fi Olo­mi­dé.

“Ndo­ki” foi o pri­mei­ro te­ma com o qual o can­tor, da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, in­ter­pre­tou no es­pec­tá­cu­lo no Dun­do. A ac­tu­a­ção de Fally Ipu­pa pro­vo­cou de­lí­rio aos mi­lha­res fãs an­go­la­nos. Pa­ra além do te­ma “Ndo­ki”, que re­tra­ta o amor da sua vi­da, o mú­si­co con­go­lês de­mo­crá­ti­co in­ter­pre­tou ou­tros te­mas com des­ta­que pa­ra “Ser­vi­ce” e “Ori­gi­nal”, que fi­ze­ram vi­brar o pú­bli­co, so­bre­tu­do mu­lhe­res que as­sis­ti­ram ao es­pec­tá­cu­lo.

BENJAMIN CÂNDIDO | DUN­DO

Can­tor con­go­lês de­mo­crá­ti­co foi a fi­gu­ra de car­taz do con­cer­to na ca­pi­tal da Lun­da Nor­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.