De­sem­pe­nho do na­da­dor su­pe­ra o de vá­ri­os paí­ses

Jornal de Angola - - CULTURA -

Mai­or me­da­lhis­ta da his­tó­ria dos Jo­gos Olím­pi­cos, com 23 me­da­lhas de ou­ro, além de três de pra­ta e du­as de bron­ze, o na­da­dor ame­ri­ca­no Michael Phelps é um mi­to do des­por­to.

O iní­cio da sua tra­jec­tó­ria olím­pi­ca acon­te­ceu nos Jo­gos Syd­ney'2000, com 15 anos, sem ter su­bi­do ao pó­dio. A par­tir de Ate­nas' 2004, Phelps co­me­ça sua as­cen­são no qua­dro de me­da­lhas, ter­mi­nan­do o me­ga even­to gre­go com seis ou­ros. Em Pe­quim'2008, na ple­ni­tu­de da sua for­ma fí­si­ca e men­tal, o ame­ri­ca­no fac­tu­rou oi­to me­da­lhas de ou­ro, fa­ça­nha ja­mais al­can­ça­da por um atle­ta nu­ma mes­ma edi­ção.

Em Lon­dres'2012, o seu rit­mo de vi­tó­ri­as cai e ele aca­ba com qua­tro ou­ros e, ao fim da sua qu­ar­ta par­ti­ci­pa­ção, Phelps anun­cia a sua re­ti­ra­da.

Três anos de­pois, cons­ci­en­te de que ain­da era um atle­ta de al­to ren­di­men­to, o mul­ti­cam­peão de­ci­de re­gres­sar às pis­ci­nas nos Jo­gos Olím­pi­cos'Rio 2016. En­cer­ra­das as pro­vas de na­ta­ção, o ame­ri­ca­no ti­nha acres­cen­ta­do mais cin­co ou­ros à sua co­lec­ção. Com um cur­rí­cu­lo in­ve­já­vel, Phelps po­dia cons­tar do qua­dro de ta­be­las dos Jo­gos Olím­pi­cos co­mo um país. E não fi­ca­ria mal co­lo­ca­do. Su­as bra­ça­das olím­pi­cas o co­lo­ca­ri­am na 16.ª po­si­ção en­tre os paí­ses que dis­pu­ta­ram as úl­ti­mas cin­co edi­ções olím­pi­cas. Ele es­ta­ria à fren­te de paí­ses co­mo Es­pa­nha (17.º), Ca­za­quis­tão (18.º), Ja­mai­ca (19.º), e Bra­sil, que es­tá na 20.ª po­si­ção, que têm 18 me­da­lhas de ou­ro ga­nhas nes­tes úl­ti­mos 16 anos.

Com Syd­ney'2000 sen­do uma ex­cep­ção, nas ou­tras qua­tro edi­ções se­guin­tes Phelps nun­ca dei­xou de su­bir ao pó­dio. Em 2004,em Ate­nas, com as me­da­lhas de ou­ro que pen­du­rou no pes­co­ço, ele se­ria o 18º país na clas­si­fi­ca­ção ge­ral. Em 2008, em Pe­quim, fi­ca­ria na oi­ta­va po­si­ção. Em 2012, em Lon­dres, se­ria o 19.º. A sua jor­na­da ter­mi­na no Rio'2016, na 19.ª çpo­si­ção. Das 197 me­da­lhas dou­ra­das con­quis­ta­das pe­los Es­ta­dos Uni­dos nes­tes úl­ti­mos 16 anos, Phelps é res­pon­sá­vel por 12 por cen­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.