Preço do pão está a descer
O preço do pão na província do Huambo desceu para entre 25 e 30 kwanzas - contra os anteriores 35 e 40 - e os panificadores restituíram o volume ao produto, aumentando-o, noticiou ontem a Agência de Notícias Angop.
A tendência de diminuição do preço do pão e o aumento do volume são resultado da redução do preço da farinha de trigo no mercado, que de 35 ou 42 mil kwanzas por 50 quilos, passou a custar entre 25 e 30 mil kwanzas.
Por enquanto,segundo a fonte citada pela Angop, o preço do pão ainda não é uniforme, sendo variado devido aos custos de produção, o que inclui o pagamento de salários, impostos e gastos com combustíveis.
No início do ano, o preço do pão variava entre 15 e 20 kwanzas. No começo de Agosto, a Angop noticiou que a produção do pão estava em queda devido ao elevado custo e às dificuldades dos panificadores na aquisição de farinha de trigo.
Naquele período, a maior parte dos panificadores reduziu a produção diária entre 30 e 50 por cento, com a Ekende a passar de 85 mil para 35 mil pães e a Jana Limitada de 45 para 25, apenas para citar o caso de dois dos 80 produtores registados naquela província.
“Temos muitas dificuldades, sobretudo quanto à aquisição de farinha de trigo, fermento e sal. Por isso é que a produção do pão está cada vez mais baixa e com os preços a serem alterados diariamente”, disse no começo de Agosto a responsável da padaria Linol, Bernarda Namaria.