Pre­ço do pão es­tá a des­cer

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

O pre­ço do pão na pro­vín­cia do Hu­am­bo des­ceu pa­ra en­tre 25 e 30 kwan­zas - con­tra os an­te­ri­o­res 35 e 40 - e os pa­ni­fi­ca­do­res res­ti­tuí­ram o vo­lu­me ao pro­du­to, au­men­tan­do-o, no­ti­ci­ou on­tem a Agên­cia de No­tí­ci­as An­gop.

A ten­dên­cia de di­mi­nui­ção do pre­ço do pão e o au­men­to do vo­lu­me são re­sul­ta­do da re­du­ção do pre­ço da fa­ri­nha de tri­go no mer­ca­do, que de 35 ou 42 mil kwan­zas por 50 qui­los, pas­sou a cus­tar en­tre 25 e 30 mil kwan­zas.

Por en­quan­to,se­gun­do a fon­te ci­ta­da pe­la An­gop, o pre­ço do pão ain­da não é uni­for­me, sen­do va­ri­a­do de­vi­do aos cus­tos de produção, o que in­clui o pa­ga­men­to de sa­lá­ri­os, im­pos­tos e gas­tos com com­bus­tí­veis.

No iní­cio do ano, o pre­ço do pão va­ri­a­va en­tre 15 e 20 kwan­zas. No co­me­ço de Agos­to, a An­gop no­ti­ci­ou que a produção do pão es­ta­va em que­da de­vi­do ao ele­va­do cus­to e às di­fi­cul­da­des dos pa­ni­fi­ca­do­res na aqui­si­ção de fa­ri­nha de tri­go.

Na­que­le pe­río­do, a mai­or par­te dos pa­ni­fi­ca­do­res re­du­ziu a produção diá­ria en­tre 30 e 50 por cen­to, com a Eken­de a pas­sar de 85 mil pa­ra 35 mil pães e a Ja­na Li­mi­ta­da de 45 pa­ra 25, ape­nas pa­ra ci­tar o ca­so de dois dos 80 pro­du­to­res re­gis­ta­dos na­que­la pro­vín­cia.

“Te­mos mui­tas di­fi­cul­da­des, so­bre­tu­do qu­an­to à aqui­si­ção de fa­ri­nha de tri­go, fer­men­to e sal. Por is­so é que a produção do pão es­tá ca­da vez mais bai­xa e com os pre­ços a se­rem al­te­ra­dos di­a­ri­a­men­te”, dis­se no co­me­ço de Agos­to a res­pon­sá­vel da pa­da­ria Li­nol, Ber­nar­da Na­ma­ria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.