Can­di­da­tos da lis­ta úni­ca apre­sen­tam li­nhas mes­tras

Jornal de Angola - - CULTURA -

O pro­gra­ma de ac­ção da lis­ta úni­ca da fu­tu­ra Academia An­go­la­na de Le­tras (AAL), pa­ra o qua­drié­nio 2016-2020, é apre­sen­ta­do à im­pren­sa ho­je, às 11h00, na se­de da União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos (UEA), pe­lo es­cri­tor Bo­a­ven­tu­ra Car­do­so, na qua­li­da­de de mem­bro da Comissão Ins­ta­la­do­ra.

O es­cri­tor Bo­a­ven­tu­ra Car­do­so vai fa­zer, du­ran­te uma con­fe­rên­cia de im­pren­sa, uma abor­da­gem ge­ral dos re­sul­ta­dos da fa­se pre­pa­ra­tó­ria da comissão, a es­tru­tu­ra da fu­tu­ra Academia de Le­tras e os seus ór­gãos, bem co­mo te­cer con­si­de­ra­ções so­bre o pla­no de ac­ção da lis­ta úni­ca.

O es­cri­tor vai es­tar la­de­a­do por Luís Kand­jim­bo, mem­bro da Comissão Ins­ta­la­do­ra, e Jo­sé Luís Men­don­ça, de­le­ga­do da lis­ta úni­ca, que in­te­gra co­mo can­di­da­tos Ar­tur Pes­ta­na “Pe­pe­te­la”, pre­si­den­te da Me­sa da As­sem­bleia Ge­ral; Bo­a­ven­tu­ra Car­do­so, pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção, e Hen­ri­que Gu­er­ra, pre­si­den­te do Con­se­lho Fis­cal. A Comissão Elei­to­ral é in­te­gra­da por Vic­tor Ka­ji­ban­ga, pre­si­den­te, Vir­gí­lio Co­e­lho, vi­ce-pre­si­den­te, e Ire­ne Gu­er­ra Mar­ques, vo­gal.

Se­gun­do Bo­a­ven­tu­ra Car­do­so, a con­fe­rên­cia de im­pren­sa é o pre­lú­dio do plei­to elei­to­ral que se re­a­li­za nes­te sá­ba­do, na se­de da UEA, com vis­ta à elei­ção dos cor­pos ge­ren­tes da AAL, no­me­a­da­men­te a Me­sa da As­sem­bleia Ge­ral, os con­se­lhos de Ad­mi­nis­tra­ção e o Fis­cal, e sur­ge na sequên­cia da As­sem­bleia Cons­ti­tuin­te da AAL, re­a­li­za­da no pas­sa­do dia 7 de Ju­lho de 2016, em que os mem­bros apro­va­ram o ma­ni­fes­to.

A can­di­da­tu­ra úni­ca, se­gun­do um co­mu­ni­ca­do da Comissão Elei­to­ral, foi en­tre­gue den­tro dos pra­zos le­gais e obe­de­ce aos re­qui­si­tos pre­vis­tos no re­gu­la­men­to do plei­to elei­to­ral, no­me­a­da­men­te a exi­gên­cia de subs­cri­ção de um mí­ni­mo de cin­co por cen­to dos mem­bros fun­da­do­res.

A academia tem co­mo pa­tro­no o pri­mei­ro Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca de An­go­la, Agos­ti­nho Ne­to, e ad­mi­te co­mo mem­bros os fun­da­do­res, efec­ti­vos e be­ne­mé­ri­tos, além de co­la­bo­ra­do­res com a ca­te­go­ria de cor­res­pon­den­tes, que po­dem ser es­tran­gei­ros.

DOMBELE BERNARDO

Bo­a­ven­tu­ra Car­do­so anun­cia es­tra­té­gia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.