Re­a­bi­li­ta­ção de es­tra­das no Sumbe e Ben­gue­la

Jornal de Angola - - PARTADA - MAXIMIANO FI­LI­PE | Ben­gue­la

A via que liga as pro­vín­ci­as do Cu­an­za Sul e de Ben­gue­la, na Es­tra­da Na­ci­o­nal 100, vai ser re­a­bi­li­ta­da e re­di­men­si­o­na­da a par­tir des­te mês, anun­ci­ou o mi­nis­tro da Cons­tru­ção, Wal­de­mar Ale­xan­dre, du­ran­te o ac­to de con­sig­na­ção da em­prei­ta­da, que fi­ca con­cluí­da em 18 me­ses. O ti­tu­lar da pas­ta da Cons­tru­ção re­fe­riu que foi pro­jec­ta­da pa­ra es­ta fa­se a re­a­bi­li­ta­ção de mais de 330 qui­ló­me­tros da Es­tra­da Na­ci­o­nal 100.

A via que liga as pro­vín­ci­as do Cu­an­za Sul e de Ben­gue­la, na es­tra­da na­ci­o­nal nº 100, vai ser re­a­bi­li­ta­da e re­di­men­si­o­na­da a par­tir des­te mês, anun­ci­ou quin­ta-fei­ra, na lo­ca­li­da­de do Eval Guer­ra, o mi­nis­tro da Cons­tru­ção.

Wal­de­mar Ale­xan­dre, que fa­la­va du­ran­te o ac­to de con­sig­na­ção da obra, que te­rá a du­ra­ção de 18 me­ses, ex­pli­cou que exis­tem ga­ran­ti­as da par­te da em­prei­tei­ra de que os tra­ba­lhos vão ser le­va­dos a ca­bo, res­pei­tan­do os acor­dos.

O ti­tu­lar da pas­ta da Cons­tru­ção re­fe­riu que, em ter­mos de me­lho­ra­men­to de in­fra-es­tru­tu­ras so­ci­ais, fo­ram pro­jec­ta­dos pa­ra es­ta fa­se mais de 330 qui­ló­me­tros da es­tra­da na­ci­o­nal nº 100, que liga Lu­an­da ao li­to­ral Sul do país.

O go­ver­nan­te sa­li­en­tou que se pre­ten­de, com es­ta ac­ção, uma re­a­bi­li­ta­ção pro­fun­da, pa­ra a re­cu­pe­ra­ção glo­bal das ca­rac­te­rís­ti­cas ori­gi­nais da es­tra­da, de mo­do a per­mi­tir uma mo­vi­men­ta­ção mais flui­da, se­gu­ra e con­for­tá­vel pa­ra os seus uti­li­za­do­res. O res­pon­sá­vel re­fe­riu que é um exer­cí­cio que de­cor­re no do­mí­nio do pla­no ge­ral do mi­nis­té­rio, na ba­se da ope­ra­ci­o­na­li­da­de da Li­nha de Cré­di­to chi­ne­sa, cu­ja pre­ten­são é me­lho­rar as vi­as ro­do­viá­ri­as do país, num pe­río­do de tem­po ra­zoá­vel.

O go­ver­na­dor da pro­vín­cia do Cu­an­za Sul, Eu­sé­bio de Bri­to Tei­xei­ra, con­si­de­rou que a in­clu­são no pro­jec­to da re­a­bi­li­ta­ção da es­tra­da, que liga Ga­be­la à Qui­len­da, nu­ma ex­ten­são de 35 qui­ló­me­tros, vai au­men­tar o nú­me­ro de vi­as que se cru­zam, o es­pa­ço ge­o­grá­fi­co da pro­vín­cia e fa­ci­li­tar a vi­da das pes­so­as, pro­mo­ven­do o de­sen­vol­vi­men­to no seio das co­mu­ni­da­des.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.