Tu­mul­tos no Ga­bão com mor­tos e pre­sos

PROS­SE­GUE VI­O­LÊN­CIA PÓS-ELEI­TO­RAL Can­di­da­to da opo­si­ção Je­an Ping con­tes­ta os re­sul­ta­dos fi­nais

Jornal de Angola - - PARTADA -

O Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or do Ga­bão anun­ci­ou em co­mu­ni­ca­do, na noi­te de quin­ta-fei­ra, que pe­lo me­nos três pes­so­as mor­re­ram e en­tre 800 e 1.100 fo­ram de­ti­das des­de que, na quar­ta-fei­ra, co­me­ça­ram os pro­tes­tos pe­la su­pos­ta frau­de no apu­ra­men­to das elei­ções pre­si­den­ci­ais ven­ci­das pe­lo pre­si­den­te ces­san­te, Ali Bon­go, por uma mar­gem ín­fi­ma. O can­di­da­to Je­an Ping con­tes­ta a vi­tó­ria.

O mi­nis­tro do In­te­ri­or do Ga­bão anun­ci­ou, na noi­te de on­tem, que pe­lo me­nos três pes­so­as mor­re­ram e en­tre 800 e 1,1 mil fo­ram de­ti­das des­de que, na quar­ta-fei­ra, co­me­ça­ram os pro­tes­tos pe­la su­pos­ta frau­de no apu­ra­men­to das elei­ções pre­si­den­ci­ais ven­ci­das pe­lo pre­si­den­te ces­san­te, Ali Bon­go, por uma mar­gem ín­fi­ma.

No co­mu­ni­ca­do, Pacô­me Mou­be­let-Bou­beya con­fir­mou a mor­te de pe­lo me­nos três pes­so­as du­ran­te con­fron­tos en­tre a Po­lí­cia e sim­pa­ti­zan­tes do can­di­da­to opo­si­tor, Je­an Ping, mas ne­gou as de­nún­ci­as de abu­so e ex­ces­so de for­ça.

“As for­ças de se­gu­ran­ça não se ex­ce­de­ram e só se de­di­cam a man­ter a or­dem”, afir­mou, des­men­tin­do que o Exér­ci­to te­nha bom­bar­de­a­do a se­de de cam­pa­nha do can­di­da­to der­ro­ta­do, co­mo de­nun­ci­a­ra Je­an Ping.

Be­kam El­la Ed­zang, es­tu­dan­te de Di­rei­to de 27 anos, foi atin­gi­do por um ti­ro no ab­dó­men e in­ter­na­do, mas não re­sis­tiu. O cor­po de ou­tro ho­mem, de 30 anos, foi le­va­do em pro­cis­são por ma­ni­fes­tan­tes pe­lo bair­ro de Nzeng Ayng.

O es­tu­dan­te de Di­rei­to fa­le­ceu de­pois de pas­sar por uma ci­rur­gia. “Foi fe­ri­do pe­la Gu­ar­da Re­pu­bli­ca­na, que lan­çou gás la­cri­mo­gé­neo e abriu fo­go”, dis­se à agên­cia de no­tí­ci­as Fran­ce Press um ho­mem que afir­mou ser ami­go da ví­ti­ma. O ou­tro ho­mem foi atin­gi­do por ti­ros quan­do es­ta­va sen­ta­do di­an­te da sua ca­sa, afir­mou a mãe da ví­ti­ma.

En­tre­tan­to, o pre­si­den­te ces­san­te - e elei­to - do Ga­bão de­fen­deu, on­tem, a le­gi­ti­mi­da­de da sua re­e­lei­ção, em res­pos­ta às su­ges­tões das Na­ções Uni­das, União Eu­ro­peia e EUA, que pe­di­ram a pu­bli­ca­ção dos re­sul­ta­dos “por co­lé­gio elei­to­ral” pa­ra evi­tar sus­pei­tas. “A de­mo­cra­cia é di­fí­cil de en­cai­xar com o ata­que ao Par­la­men­to e à te­le­vi­são na­ci­o­nal”, afir­mou Ali Bon­go du­ran­te um dis­cur­so à na­ção, no qual con­de­nou os pro­tes­tos e ad­mi­tiu uti­li­zar “to­das as me­di­das ne­ces­sá­ri­as” pa­ra ga­ran­tir a se­gu­ran­ça no país.

Ali Bon­go re­jei­tou qual­quer res­pon­sa­bi­li­da­de pe­la vi­o­lên­cia no país, apon­tou o de­do a “pe­que­nos gru­pos trei­na­dos pa­ra a des­trui­ção”, cri­ti­cou a opo­si­ção que con­tes­ta a sua re­e­lei­ção e afir­mou que “as elei­ções de­ram o seu ve­re­dic­to”, an­tes de acres­cen­tar que quem per­deu pre­ten­dia “to­mar o po­der pa­ra se ser­vir do Ga­bão e não ser­vir o Ga­bão.”

O can­di­da­to der­ro­ta­do nas pre­si­den­ci­ais de sá­ba­do, Je­an Ping, de­nun­ci­ou o que cha­mou de “con­fron­tos e ca­dá­ve­res em to­do o la­do”, acu­sou o pre­si­den­te ces­san­te de “ma­ni­pu­la­ção” e pe­diu a re­con­ta­gem dos vo­tos. O Go­ver­no de Ali Bon­go es­tá sob pres­são da co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal, que pe­de o fim da vi­o­lên­cia e ques­ti­o­na a trans­pa­rên­cia das elei­ções.

O Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das, Ban Ki-mo­on, pe­diu uma “ave­ri­gua­ção trans­pa­ren­te” dos re­sul­ta­dos, a li­ber­ta­ção ime­di­a­ta de to­dos os pre­sos po­lí­ti­cos no Ga­bão e ao Go­ver­no pa­ra “res­ta­be­le­cer ime­di­a­ta­men­te” os mei­os de co­mu­ni­ca­ção do país, in­cluin­do a in­ter­net, SMS, rá­di­os e te­le­vi­sões in­de­pen­den­tes.

AFP

Ci­da­des do Ga­bão vi­vem mo­men­tos dra­má­ti­cos de­pois da di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos das pre­si­den­ci­ais que de­ram vi­tó­ria a Ali Bon­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.