Réus con­de­na­dos por vi­o­la­ção

Jornal de Angola - - POLÍTICA - KÍLSSIA FER­REI­RA |

O Tri­bu­nal Pro­vin­ci­al de Lu­an­da­con­de­nou o réu Ti­mó­teo Man­ni­ke a um ano e oi­to me­ses de pri­são, por ter vi­o­la­do uma me­nor no pas­sa­do mês de Maio. Ti­mó­teo Man­ni­ke, lí­der de uma de­no­mi­na­ção re­li­gi­o­sa, foi con­de­na­do ao pa­ga­men­to de uma in­dem­ni­za­ção de 800 mil kwan­zas a fa­vor da ví­ti­ma e de uma ta­xa de jus­ti­ça de 50 mil kwan­zas.

Ou­tro réu con­de­na­do é Ser­ro­te Pe­dro Armindo, de 26 anos, tam­bém pe­lo cri­me de vi­o­la­ção de uma me­nor, com a pe­na de seis anos de pri­são e mais três me­ses de pri­são pe­lo aten­ta­do ao pu­dor. Fei­to o cú­mu­lo ju­rí­di­co, a juí­za es­cla­re­ceu que o réu vai com a pe­na úni­ca de 6 anos de pri­são. Ser­ro­te Pe­dro Armindo, além da pe­na de pri­são, foi tam­bém con­de­na­do ao pa­ga­men­to de uma ta­xa de jus­ti­ça de 50 mil kwan­zas e a uma in­dem­ni­za­ção a fa­vor da ví­ti­ma no va­lor de 100 mil kwan­zas.

O cri­me ocor­reu no bair­ro Sa­pu, no mês de Ju­nho, quan­do a me­ni­na se en­con­tra­va nu­ma mo­ra­dia dos pais em cons­tru­ção. O tio da ofen­di­da, Pe­dro Se­bas­tião, de 38 anos, es­cla­re­ceu em tri­bu­nal que a me­ni­na e os ir­mãos quan­do sa­em da es­co­la fi­cam à es­pe­ra dos pais na obra. O mes­mo sa­li­en­tou que Ser­ro­te Pe­dro Armindo foi con­tra­ta­do só por um dia pa­ra subs­ti­tuir um pe­drei­ro que se en­con­tra­va ado­en­ta­do. Em tri­bu­nal, a me­nor de­cla­rou que a pri­mei­ra vez que foi vi­o­la­da acon­te­ceu quan­do de­ci­diu ir uri­nar por de­trás da ca­sa: “fe­chou a mi­nha bo­ca com a mão e fez ma­lan­dro.” A me­nor de ida­de re­fe­riu que a pri­mei­ra vez não con­tou à mãe por­que o mes­mo a ame­a­çou de mor­te. A se­gun­da vez, re­la­tou, acon­te­ceu no mes­mo lo­cal. A mãe da me­ni­na de­cla­rou em tri­bu­nal que no­tou a fi­lha a an­dar com di­fi­cul­da­de e aca­nha­da. No dia se­guin­te, de­ci­diu le­vá-la a uma uni­da­de hos­pi­ta­lar, on­de foi con­fir­ma­da a vi­o­la­ção. O Tri­bu­nal Pro­vin­ci­al de Lu­an­da, no mes­mo dia, con­de­nou tam­bém os réus Sér­gio Lam­bu­ta, de 27 anos, e Mi­guel Figueiredo, de 20 anos, pe­lo cri­me de vi­o­la­ção de me­nor. Sér­gio Lam­bu­ta foi con­de­na­do a seis anos de pri­são e ao pa­ga­men­to de 50 mil kwan­zas de in­dem­ni­za­ção a fa­vor da fa­mí­lia da ví­ti­ma, a uma ta­xa de jus­ti­ça de 30 mil kwan­zas e 2.000 a fa­vor do de­fen­sor ofi­ci­o­so.

O cri­me de vi­o­la­ção ocor­reu no bair­ro Golf 1, no dia 23 de De­zem­bro 2015, quan­do o réu se di­ri­gia à re­si­dên­cia do seu ami­go Ubun­ta. O réu, no­tan­do a au­sên­cia do ami­go, ali­ci­ou a me­nor de 4 anos com pas­ti­lha e su­mo e le­vou-a ao quar­to. Mi­nu­tos de­pois, apa­re­ceu um vi­zi­nho, de no­me Be­li­que, que se de­pa­rou com o réu a fric­ci­o­nar o seu ór­gão ge­ni­tal no ór­gão vaginal da me­nor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.