Rui Man­guei­ra em São To­mé e Prín­ci­pe

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O mi­nis­tro da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, Rui Man­guei­ra, che­ga es­ta ma­nhã a São To­mé e Prín­ci­pe, pa­ra re­pre­sen­tar An­go­la na ce­ri­mó­nia de in­ves­ti­du­ra do no­vo Pre­si­den­te do ar­qui­pé­la­go, Evaristo do Es­pí­ri­to San­to de Car­va­lho.

O go­ver­nan­te an­go­la­no de­sem­bar­ca por vol­ta das 7H30 lo­cais, du­as ho­ras an­tes do iní­cio do ac­to de em­pos­sa­men­to, pre­vis­to pa­ra as 9H30 (me­nos uma ho­ra em An­go­la), na Pra­ça da In­de­pen­dên­cia, lo­ca­li­za­da no cen­tro da ci­da­de de São To­mé.

Do pro­ce­di­men­to pro­to­co­lar da ce­ri­mó­nia de in­ves­ti­du­ra, que vai con­tar com a pre­sen­ça de al­tas en­ti­da­des es­tran­gei­ras con­vi­da­das, cons­tam os ins­tan­tes em que ocor­re a tro­ca de lu­ga­res à me­sa, en­tre os pre­si­den­tes elei­to e ces­san­te.

A in­for­ma­ção con­fir­ma a pre­sen­ça, na ce­ri­mó­nia, do pre­si­den­te ces­san­te, Ma­nu­el Pin­to da Cos­ta. Nos di­as que su­ce­de­ram à elei­ção de Evaristo Car­va­lho, na se­gun­da vol­ta, foi mui­to aven­ta­da a pos­si­bi­li­da­de de o can­di­da­to der­ro­ta­do, que de­nun­ci­ou ir­re­gu­la­ri­da­des ao lon­go de to­do o pro­ces­so, es­tar au­sen­te do ac­to des­ta ma­nhã.

Nu­ma en­tre­vis­ta con­ce­di­da re­cen­te­men­te ao Jor­nal de An­go­la, de­pois da sua elei­ção, o no­vo Pre­si­den­te de São To­mé e Prín­ci­pe con­si­de­rou ex­ce­len­tes as re­la­ções en­tre An­go­la e o seu país e pro­me­teu fa­zer tu­do no sen­ti­do de re­for­çá-las.

"Te­mos re­la­ções de con­san­gui­ni­da­de. Mes­mo no pe­río­do da co­lo­ni­za­ção, São To­mé e Prín­ci­pe e An­go­la sem­pre fo­ram dois paí­ses ir­mãos. Exis­tem mui­tos são-to­men­ses que quan­do as coi­sas não es­tão a cor­rer-lhes mui­to bem cá, o pri­mei­ro pen­sa­men­to que vem é emi­grar pa­ra An­go­la e vi­ce-ver­sa. Por is­so, te­nho o de­ver de con­so­li­dar es­sa re­la­ção", dis­se.

Evaristo Car­va­lho dei­xou igual­men­te uma men­sa­gem à co­mu­ni­da­de são-to­men­se re­si­den­te em An­go­la. "Qu­e­re­mos que eles co­la­bo­rem com o po­vo ir­mão an­go­la­no pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de An­go­la", dis­se. Du­ran­te a cam­pa­nha pa­ra as elei­ções, o en­tão can­di­da­to Evaristo Car­va­lho des­lo­cou-se a An­go­la e pro­me­teu à co­mu­ni­da­de são-to­men­se fa­zer ad­vo­ca­cia jun­to do Go­ver­no an­go­la­no pa­ra que es­te pres­te a me­lhor aten­ção aos seus con­ter­râ­ne­os, pa­ra que es­tes es­te­jam do­cu­men­ta­dos.

Mi­nis­tro da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos re­pre­sen­ta An­go­la na ce­ri­mó­nia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.