De­pu­ta­dos re­for­çam re­la­ções

Jornal de Angola - - POLÍTICA - VIC­TOR MAYALA | Mban­za Con­go

A ci­da­de de Mban­za Con­go aco­lheu, on­tem, a pri­mei­ra reu­nião dos de­pu­ta­dos dos cír­cu­los pro­vin­ci­ais do Zai­re, Uí­ge, Ca­bin­da e da re­gião do Con­go Cen­tral, Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC). O en­con­tro tes­te­mu­nha­do pe­lo côn­sul­ge­ral de An­go­la na re­gião do Con­go Cen­tral, João So­a­res Bar­to­lo­meu, ser­viu, fun­da­men­tal­men­te, pa­ra o re­for­ço das re­la­ções en­tre os par­la­men­ta­res des­tas re­giões li­mí­tro­fes.

Du­ran­te a reu­nião, os de­pu­ta­dos abor­da­ram vá­ri­os as­sun­tos de in­te­res­se co­mum, en­tre os quais um pos­sí­vel con­vé­nio en­tre os par­la­men­tos de An­go­la e da RDC, bem co­mo o es­ta­do da re­la­ção dos par­la­men­ta­res dos dois paí­ses com a União Afri­ca­na, SADC e com as Na­ções Uni­das.

O che­fe da de­le­ga­ção an­go­la­na, de­pu­ta­do Mawe­te João Bap­tis­ta, des­ta­cou a im­por­tân­cia da re­a­li­za­ção do en­con­tro em Mban­za Con­go, ten­do con­si­de­ra­do ser uma re­gião que re­tra­ta os la­ços his­tó­ri­cos que unem os po­vos dos dois paí­ses, que fa­zi­am par­te do an­ti­go rei­no do Con­go.

Mawe­te João Bap­tis­ta fez uma in­for­ma­ção so­bre a ac­tu­al si­tu­a­ção do país nos mais va­ri­a­dos do­mí­ni­os, com des­ta­que pa­ra a paz, es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca e os es­for­ços de­sen­vol­vi­dos pe­lo Exe­cu­ti­vo pa­ra a con­so­li­da­ção da de­mo­cra­cia em An­go­la. “Vi­e­ram ho­je num país em paz, re­con­ci­li­a­do e to­dos os di­as re­for­ça­mos os la­ços da nos­sa re­con­ci­li­a­ção. As ins­ti­tui­ções an­go­la­nas fun­ci­o­nam ple­na­men­te e o ter­ri­tó­rio é con­tro­la­do na sua to­ta­li­da­de. A co­o­pe­ra­ção en­tre An­go­la e a Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go fun­ci­o­na, bas­ta ver as re­la­ções ex­ce­len­tes exis­ten­tes en­tre os Che­fes de Es­ta­do dos dois paí­ses”, dis­se.

O par­la­men­tar avan­çou que An­go­la tem já o seu ca­len­dá­rio po­lí­ti­co tra­ça­do e que es­tão a ser pre­pa­ra­das as con­di­ções ne­ces­sá­ri­as pa­ra a re­a­li­za­ção das elei­ções em 2017. “A po­pu­la­ção com ida­de pa­ra vo­tar es­tá a se re­gis­tar ou a ac­tu­a­li­zar o seu re­gis­to elei­to­ral, por­que pen­sa­mos que no in­ter­va­lo que se­pa­ra as úl­ti­mas elei­ções re­a­li­za­das e as pró­xi­mas exis­tem mais de um mi­lhão de jo­vens que tam­bém de­vem vo­tar”, in­di­cou Mawe­te João Bap­tis­ta, pa­ra quem, ape­sar da ac­tu­al si­tu­a­ção di­fí­cil da eco­no­mia mun­di­al, An­go­la es­tá de­ter­mi­na­da a cum­prir com o ca­len­dá­rio elei­to­ral.

“Gra­ças às ori­en­ta­ções pre­ci­sas ema­na­das pe­lo nos­so Pre­si­den­te, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, tu­do es­tá a ser fei­to no sen­ti­do de mi­ni­mi­zar os efei­tos da cri­se e cri­ar as con­di­ções pa­ra não co­lo­car a po­pu­la­ção num es­ta­do de so­fri­men­to”, re­fe­riu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.