Go­ver­no de Is­ra­el apro­va co­lo­na­tos

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Go­ver­no de Is­ra­el apro­vou on­tem a cons­tru­ção de 466 imó­veis nos as­sen­ta­men­tos da Cisjordânia, ter­ri­tó­rio pa­les­ti­no ocu­pa­do há qua­se 50 anos, in­for­mou a or­ga­ni­za­ção an­ti­co­lo­ni­za­ção Paz Ago­ra.

Pe­lo me­nos, 50 ca­sas re­ce­be­ram apro­va­ção fi­nal da co­mis­são en­car­re­ga­da pe­la ad­mi­nis­tra­ção ci­vil e 237 uma au­to­ri­za­ção ini­ci­al. Além dis­so, 179 ca­sas já cons­truí­das no as­sen­ta­men­to de Ofa­rim fo­ram va­li­da­das de for­ma re­tro­ac­ti­va.

“Os is­ra­e­li­tas con­ti­nu­am a pla­ne­ar e a fa­zer es­se pla­no avan­çar, em de­tri­men­to da so­lu­ção de dois Es­ta­dos”, afir­mou a ONG, re­fe­rin­do-se ao pla­no de dois Es­ta­dos que é fun­da­men­tal pa­ra a con­clu­são de um dos con­fli­tos mais an­ti­gos do mun­do.

A cons­tru­ção de ca­sas, em ter­ras ocu­pa­das por Is­ra­el des­de 1967, é um dos mai­o­res obs­tá­cu­los pa­ra a paz e é con­si­de­ra­da ile­gal pe­la co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal.

Sen­ten­ça foi anu­la­da

Um Tri­bu­nal de Ape­la­ção de No­va Ior­que anu­lou on­tem a de­ci­são que obri­ga­va a Au­to­ri­da­de Na­ci­o­nal da Pa­les­ti­na e a OLP a pa­ga­rem 655 mi­lhões de dó­la­res por seis aten­ta­dos co­me­ti­dos en­tre 2002 e 2004 em Is­ra­el. Sem mi­ni­mi­zar o im­pac­to des­tes aten­ta­dos, que ma­ta­ram e fe­ri­ram vá­ri­os nor­te-ame­ri­ca­nos, o Tri­bu­nal de Ape­la­ção es­ti­mou que o tri­bu­nal que adop­tou a de­ci­são, em 2015, não ti­nha au­to­ri­da­de pa­ra o fa­zer.

Em Fe­ve­rei­ro de 2015, um jú­ri nor­te-ame­ri­ca­no de­cla­rou a Au­to­ri­da­de Na­ci­o­nal Pa­les­ti­na cul­pa­da por da­nos cau­sa­dos pe­los ata­ques e or­de­nou o pa­ga­men­to de 218 mi­lhões de dó­la­res às ví­ti­mas e seus fa­mi­li­a­res. Após o ve­re­dic­to, a Au­to­ri­da­de Na­ci­o­nal Pa­les­ti­na anun­ci­ou a sua in­ten­ção de ape­lar da de­ci­são.

O va­lor foi au­to­ma­ti­ca­men­te tri­pli­ca­do de acor­do com a Lei An­ti­ter­ro­ris­ta dos Es­ta­dos Uni­dos e che­gou a 655 mi­lhões de dó­la­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.