Jus­ti­ça ita­li­a­na de­tém tra­fi­can­tes

Jornal de Angola - - MUNDO -

A jus­ti­ça ita­li­a­na emi­tiu on­tem 38 or­dens de de­ten­ção con­tra ale­ga­dos mem­bros de uma re­de que fa­zia en­trar imi­gran­tes pro­ve­ni­en­tes de Áfri­ca pa­ra a Eu­ro­pa do Nor­te, via Me­di­ter­râ­neo e Si­cí­lia.

A frau­de as­sen­ta­va em fal­sos pe­di­dos de re­a­gru­pa­men­to fa­mi­li­ar. O sis­te­ma per­mi­tia uma en­tra­da mais se­gu­ra na Eu­ro­pa, mas co­bra­va va­lo­res mui­to mais ele­va­dos, en­tre 10 mil e 15 mil dó­la­res por pes­soa.

As in­ves­ti­ga­ções ar­ran­ca­ram em 2013 e fo­ram as in­for­ma­ções de um ex-mem­bro do gru­po que con­tri­buí­ram pa­ra o su­ces­so da ope­ra­ção po­li­ci­al, co­or­de­na­da pe­la Pro­cu­ra­do­ria de Pa­ler­mo (Si­cí­lia).

Os imi­gran­tes que não con­se­guis­sem pa­gar a vi­a­gem eram as­sas­si­na­dos e os seus cor­pos ven­di­dos no mer­ca­do ne­gro do trá­fi­co de ór­gãos.

As de­ten­ções ti­ve­ram lu­gar des­de a ma­dru­ga­da de se­gun­da-fei­ra em vá­ri­as ci­da­des de to­do o país. Os 38 sus­pei­tos são acu­sa­dos de en­vol­vi­men­to em as­so­ci­a­ções cri­mi­no­sas, trá­fi­co de mi­gran­tes e trá­fi­co de dro­ga.

A ope­ra­ção foi pos­sí­vel gra­ças à co­la­bo­ra­ção de Nou­re­din At­ta, um an­ti­go mem­bro do gru­po cri­mi­no­so. As au­to­ri­da­des ita­li­a­nas não avan­ça­ram mais so­bre a con­di­ção em que At­ta ofe­re­ceu as su­as con­tri­bui­ções pa­ra iden­ti­fi­car e en­con­trar os cri­mi­no­sos que se de­di­ca­vam à ex­plo­ra­ção de pes­so­as, en­tre as quais cons­ta­vam cri­an­ças e mulheres.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.