Bens pú­bli­cos são van­da­li­za­dos

Po­pu­la­ção da re­gião acon­se­lha­da a de­nun­ci­ar os in­frac­to­res

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - VIC­TOR PE­DRO | Sumbe

As au­to­ri­da­des go­ver­na­men­tais ape­lam pa­ra um mai­or en­vol­vi­men­to das co­mu­ni­da­des no com­ba­te aos di­ver­sos ca­sos de van­da­li­za­ção e má con­ser­va­ção dos bens pú­bli­cos, na pro­vín­cia do Cu­an­za Sul. A exor­ta­ção foi fei­ta quin­ta-fei­ra, no Sumbe, pe­la che­fe de de­par­ta­men­to da di­rec­ção lo­cal das Águas.

El­sa João fa­la­va no ter­mo de um en­con­tro com uma equi­pa do Mi­nis­té­rio de Ener­gia e Águas, re­pre­sen­tan­tes da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal do Sumbe, au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais, da or­dem pú­bli­ca, res­pon­sá­veis das co­mis­sões dos bair­ros e da so­ci­e­da­de ci­vil.

A res­pon­sá­vel sa­li­en­tou que o ape­lo sur­ge do fac­to de a pro­vín­cia con­ti­nu­ar a re­gis­tar ce­nas de van­da­lis­mo, co­mo a des­trui­ção do no­vo sis­te­ma de água, ins­ta­la­do no Sumbe, no fi­nal do ano pas­sa­do, o que cria vá­ri­os em­ba­ra­ços à im­ple­men­ta­ção de no­vas in­fra-es­tru­tu­ras.

A che­fe de de­par­ta­men­to sa­li­en­tou que, pa­ra tra­var os ca­sos de van­da­lis­mo, é ne­ces­sá­ria uma mai­or in­ter­li­ga­ção en­tre as au­to­ri­da­des ad­mi­nis­tra­ti­vas e tra­di­ci­o­nais e as co­mu­ni­da­des, pa­ra que se pro­mo­vam ac­ções de sen­si­bi­li­za­ção no sen­ti­do de a po­pu­la­ção cul­ti­var o há­bi­to de cui­dar dos bens pú­bli­cos.

Des­ta for­ma, re­co­nhe­ce que o Es­ta­do es­ta­ria a ser aju­da­do a ca­mi­nhar bem e a dis­po­ni­bi­li­zar re­cur­sos de cons­tru­ção e re­a­bi­li­ta­ção de sis­te­mas de água, prin­ci­pal­men­te pa­ra zo­nas que nun­ca te­nham be­ne­fi­ci­a­do do pro­jec­to. De­fen­deu a ne­ces­si­da­de de a in­for­ma­ção fluir das au­to­ri­da­des pa­ra os mu­ní­ci­pes, de for­ma que se tra­ba­lhe em con­jun­to no ca­pí­tu­lo da con­ser­va­ção e cui­da­dos das re­fe­ri­das in­fra-es­tru­tu­ras. “Se a si­tu­a­ção pre­va­le­cer, te­mos de ac­ci­o­nar os me­ca­nis­mos ju­di­ci­ais, pa­ra pu­nir aque­les que con­ti­nu­am a vi­o­lar e a van­da­li­zar os bens pú­bli­cos”, dis­se.

O re­pre­sen­tan­te da co­mis­são ins­ta­la­do­ra do no­vo sis­te­ma de águas da ci­da­de do Sumbe, Ed­son Ri­ta, su­bli­nhou ser ur­gen­te a ne­ces­si­da­de de as au­to­ri­da­des lo­cais to­ma­rem as ré­gi­as da si­tu­a­ção, que con­si­de­ra pre­o­cu­pan­te. Ed­son Ri­ta avan­çou que as ce­nas de van­da­lis­mo de in­fra­es­tru­tu­ras po­dem pôr em cau­sa o ar­ran­que do no­vo sis­te­ma e do seu bom fun­ci­o­na­men­to, pre­vis­to pa­ra o fi­nal des­te ano.

O re­pre­sen­tan­te da co­mis­são sa­li­en­tou que já fo­ram ins­ta­la­dos 230 cha­fa­ri­zes, oi­to mil li­ga­ções do­mi­ci­li­a­res e 20 pon­tos de água na ci­da­de do Sumbe.

VIC­TOR PE­DRO | SUMBE

Di­rec­ção da Ener­gia e Águas e par­cei­ros so­ci­ais tra­çam es­tra­té­gi­as pa­ra se re­ver­ter o qua­dro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.