Go­ver­na­ção par­ti­ci­pa­ti­va é apos­ta no Cu­an­za Nor­te

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - AN­DRÉ BRAN­DÃO | Nda­la­tan­do

As pro­pos­tas saí­das do Con­se­lho lo­cal de Aus­cul­ta­ção e Con­cer­ta­ção So­ci­al vão me­re­cer ago­ra uma mai­or aten­ção na im­ple­men­ta­ção de pro­gra­mas de im­pac­to so­ci­o­e­co­nó­mi­co, na pro­vín­cia do Cu­an­za Nor­te, anun­ci­ou, em Nda­la­tan­do, o go­ver­na­dor Jo­sé Ma­ria dos San­tos.

Ao con­si­de­rar que o go­ver­no vai pro­cu­rar re­a­li­zar ac­ções par­ti­ci­pa­ti­vas e in­clu­si­vas com os ci­da­dãos, por via do Con­se­lho de Aus­cul­ta­ção e Con­cer­ta­ção So­ci­al, Jo­sé Ma­ria as­se­gu­ra que es­ta in­ter­ven­ção ga­ran­te uma mai­or dig­ni­da­de e le­gi­ti­mi­da­de aos pro­jec­tos gi­za­dos na re­gião.

O go­ver­na­dor anun­ci­ou que, nos pró­xi­mos di­as, vai ser re­a­li­za­da mais uma ses­são or­di­ná­ria do go­ver­no, pa­ra se ana­li­sar de for­ma ca­bal o pro­gra­ma e o ca­len­dá­rio de ac­ti­vi­da­des a se­rem de­sen­vol­vi­das pe­las au­to­ri­da­des.

O res­pon­sá­vel re­fe­riu que, en­quan­to ges­tor prin­ci­pal da pro­vín­cia do Cu­an­za Nor­te, que­rer evi­tar que os as­sun­tos se­jam dis­cu­ti­dos pe­los mem­bros do go­ver­no, na pró­xi­ma reu­nião, sem an­tes ou­vir os con­se­lhei­ros, tro­car im­pres­sões e ana­li­sar de for­ma pro­fun­da os te­mas.

Por exem­plo, na úl­ti­ma reu­nião, os con­se­lhei­ros apro­va­ram uma es­tra­té­gia de pro­mo­ção e apre­sen­ta­ção pú­bli­ca do pro­gra­ma de sa­ne­a­men­to bá­si­co e de me­lho­ria das ima­gens das ci­da­des e vi­las jun­to da po­pu­la­ção.

No en­con­tro com o go­ver­na­dor, os con­se­lhei­ros to­ma­ram co­nhe­ci­men­to do pla­no pro­vin­ci­al de pre­pa­ra­ção, con­tin­gên­cia, re­cu­pe­ra­ção e res­pos­tas aos de­sas­tres e ca­la­mi­da­des na­tu­rais.

Ac­ções em car­tei­ra

Os par­ti­ci­pan­tes fo­ram ori­en­ta­dos a dar iní­cio à ac­ti­vi­da­de dos co­mi­tés de pre­ven­ção e au­di­to­ria de mor­tes ma­ter­nas e pré-na­tais a ní­vel pro­vin­ci­al, mu­ni­ci­pal e ins­ti­tu­ci­o­nal, im­ple­men­tan­do me­ca­nis­mos de aná­li­se e re­co­lha de in­for­ma­ções, ten­den­tes ao me­lho­ra­men­to do seu fun­ci­o­na­men­to.

Os con­se­lhei­ros ana­li­sa­ram ain­da o pro­gra­ma, pa­ra es­te ano, da comemoração do Dia do Fun­da­dor da Na­ção, que vai de­cor­rer sob o le­ma “Com os en­si­na­men­tos de Ne­to, di­ver­si­fi­que­mos a eco­no­mia na­ci­o­nal”, as­sim co­mo fo­ram in­for­ma­dos das ac­ções de pre­pa­ra­ção do 11 de No­vem­bro, Dia da In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal.

Os par­ti­ci­pan­tes ao en­con­tro fi­ca­ram a sa­ber do pro­gra­ma de pre­pa­ra­ção do ano agrí­co­la 2016/2017 e da re­a­li­za­ção do Con­se­lho Con­sul­ti­vo do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, a ter lu­gar na pro­vín­cia do Cu­an­za Nor­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.