Ele­fan­tes afri­ca­nos cor­rem mai­or ris­co

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A po­pu­la­ção de ele­fan­tes afri­ca­nos caiu 30 por cen­to de 2007 a 2014, sen­do a “mai­or que­da” des­de que há da­dos ci­en­tí­fi­cos, se­gun­do o gran­de cen­so de ele­fan­tes apre­sen­ta­do on­tem no Con­gres­so Mun­di­al da Na­tu­re­za.

O re­sul­ta­do do gran­de cen­so de ele­fan­tes evi­den­cia que em 2014 ha­via na Áfri­ca 144 mil ele­fan­tes a me­nos do que em 2007.

Os ci­en­tis­tas que re­a­li­za­ram o es­tu­do atri­bu­em es­ta no­tá­vel que­da na po­pu­la­ção de ele­fan­tes da sa­va­na afri­ca­na à ca­ça ile­gal.

Uma prá­ti­ca “que não faz sen­ti­do mo­ral, eco­nó­mi­co e nem po­lí­ti­co”, res­sal­tou Ibrahim Thi­aw, di­rec­tor-ad­jun­to do Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das pa­ra o Meio Am­bi­en­te (PNUMA).

“Os ele­fan­tes já fo­ram extintos no meu pró­prio país, Mau­ri­tâ­nia, e tu­do apon­ta que paí­ses co­mo Ca­ma­rões e Ma­li, on­de as po­pu­la­ções es­tão re­al­men­te di­zi­ma­das, se­guem o mes­mo ca­mi­nho, a não ser que to­me­mos me­di­das con­tun­den­tes”, dis­se Thi­aw.

Fon­tes do PNUMA con­si­de­ram que os Es­ta­dos afri­ca­nos sa­bem as me­di­das to­mar pa­ra pa­rar a que­da nas po­pu­la­ções de ele­fan­tes, “só fal­ta apli­car es­sas ac­ções e co­la­bo­rar en­tre paí­ses pa­ra aca­bar com es­ta pra­ga.” Pa­ra re­a­li­zar o cen­so de ele­fan­tes, que du­rou três anos, fo­ram gas­tos se­te mi­lhões de dó­la­res. O tra­ba­lho foi fi­nan­ci­a­do por Paul Al­len, co-fun­da­dor da Mi­cro­soft. O con­gres­so pro­mo­vi­do pe­la União In­ter­na­ci­o­nal pa­ra a Con­ser­va­ção da Na­tu­re­za em Ha­vai, Es­ta­dos Uni­dos, ter­mi­na no dia 10 de Se­tem­bro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.