Ex­po­si­ção “Olon­gom­be” che­ga a Lu­an­da

CEN­TRO CUL­TU­RAL POR­TU­GUÊS Ar­tis­tas plás­ti­cos ho­me­na­gei­am co­mu­ni­da­des pas­to­ris e Ruy Du­ar­te de Car­va­lho

Jornal de Angola - - CULTURA - FRAN­CIS­CO PE­DRO |

Os­sa­das, mar­fim, crâ­ni­os de bois, mis­san­gas, se­men­tes, raí­zes, cor­das de plás­ti­co e de si­sal, pul­sei­ras de me­tal e te­ci­dos de tons azul e bran­co são os ar­te­fac­tos mais vi­sí­veis na ex­po­si­ção co­lec­ti­va “Olon­gom­be”, inau­gu­ra­da quin­ta-fei­ra, no Ca­mões - Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, em Lu­an­da.

A mos­tra reú­ne pin­tu­ras de An­tó­nio Gon­ga, Má­rio Ten­di­nha, Pau­lo Kus­sy e Pau­lo Ama­ral, es­cul­tu­ras de ma­dei­ra de Ma­son­gi Afon­so e ins­ta­la­ção de An­tó­nio Ole.

O mo­ti­vo es­tá re­la­ci­o­na­do com a cri­a­ção de ga­do e ri­tu­ais re­a­li­za­dos pe­la po­pu­la­ção das pro­vín­ci­as da Huí­la, Na­mi­be, Cu­ne­ne e Ben­gue­la, on­de o ga­do bo­vi­no é con­si­de­ra­do ri­que­za de mi­lha­res de fa­mí­li­as.

A pa­la­vra “Olon­gom­be”, na lín­gua um­bun­do, tra­du­zi­da em por­tu­guês sig­ni­fi­ca “ma­na­da de ga­do”. Tra­ta-se de uma ex­po­si­ção iti­ne­ran­te e ser­ve pa­ra ho­me­na­ge­ar quer as po­pu­la­ções pas­to­ris do Sul do país, pe­la sua re­la­ção di­rec­ta com a cri­a­ção de ga­do bo­vi­no, cu­jos há­bi­tos e cos­tu­mes são de­pen­den­tes da pas­to­rí­cia, quer pa­ra ho­me­na­ge­ar o es­cri­tor, ci­ne­as­ta e an­tro­pó­lo­go Ruy Du­ar­te de Car­va­lho, pe­las pes­qui­sas fei­tas no seio dos pas­to­res.

O qua­dro “Boi sa­gra­do”, de An­tó­nio Ole, cons­ti­tuí­do por um con­jun­to de 10 pe­ças de ma­dei­ra to­das re­ves­ti­das por um ma­pa, na par­te su­pe­ri­or con­tém um crâ­nio com chi­fre -em me­mó­ria a Ruy Du­ar­te de Car­va­lho -, de acor­do com o ar­tis­ta. É uma das obras que lem­bra a en­tre­ga do ci­ne­as­ta, es­cri­tor e an­tro­pó­lo­go Ruy Du­ar­te de Car­va­lho a um vas­to e ár­duo tra­ba­lho ar­tís­ti­co e ci­en­tí­fi­co de­sen­vol­vi­do nas pro­vín­ci­as do Na­mi­be e da Huí­la, jun­to dos cri­a­do­res de ga­do. Além dos ar­te­fac­tos e mo­ti­vos pic­tó­ri­cos dos qua­dros, os tí­tu­los re­ve­lam quão com­pro­me­ti­dos es­tão os tra­ba­lhos apre­sen­ta­dos com a cri­a­ção de ga­do, à se­me­lhan­ça das ins­ta­la­ções “Ba­za es­pí­ri­tos”, de Má­rio Ten­di­nha e “Mu­e­ne-ham­bo”, de Pau­lo Ama­ral, as pin­tu­ras “La­go sa­cra­li­zan­te”, “Es­tre­la ca­den­te” e “Len­ge­no”, de An­tó­nio Gon­ga.

Ma­son­gi Afon­so brin­da-nos com seis pe­ças de es­cul­tu­ra, di­vi­di­das em três gru­pos, de­sig­na­da­men­te “So­li­da­ri­e­da­de e amor”, “Or­gu­lho fa­mi­li­ar” e “Po­der”, cu­ja es­ti­li­za­ção re­me­te-nos a um es­ti­lo con­tem­po­râ­neo mui­to ou­sa­do, pois re­pre­sen­tam um gru­po fa­mi­li­ar de bois (ngom­be). “Olon­gom­be” é tam­bém o tí­tu­lo de um dos qua­dros de Má­rio Ten­di­nha, ela­bo­ra­do à ba­se de de­se­nho com pig­men­to ne­gro e acrí­li­co im­pres­são so­bre te­la. Jun­tam-se ain­da as te­las “Him­ba”, “Co­lo”, “Evo­ca­ção” e “Mu­kaia”, com a mes­ma téc­ni­ca de de­se­nho im­pres­so em te­la, to­das com um fun­do bran­co o que lhes con­fe­re uma mai­or lu­mi­no­si­da­de en­tre to­das as obras ex­pos­tas.

Pau­lo Ama­ral tem ain­da os qua­dros “Ica­ca” e “Tem­bo-hon­juo”, em téc­ni­ca mis­ta (acrí­li­co e co­la­gem so­bre te­la). A in­ten­ção dos ar­tis­tas, de acor­do com o por­ta-voz, Pau­lo Ama­ral, “é le­var ao pú­bli­co des­sas re­giões di­fe­ren­tes téc­ni­cas e su­por­tes da ar­te, ba­se­a­das nas tra­di­ções cul­tu­rais des­ses po­vos, de mo­do a des­per­tar a pes­qui­sa dos di­ver­sos as­pec­tos de ca­da re­gião.”

Pau­lo Kus­sy apre­sen­ta-nos te­las com um fun­do ala­ran­ja­do, os mo­ti­vos são fi­gu­ras hu­ma­nas e de boi, um con­jun­to de qua­tro te­las “Sem tí­tu­lo”. An­tes de Lu­an­da, “Olon­gom­be” pas­sou pe­las ci­da­des de Mo­çâ­mi­des, na pro­vín­cia do Na­mi­be, Lu­ban­go, na pro­vín­cia da Huí­la, e, re­cen­te­men­te, em Ben­gue­la. A ex­po­si­ção es­tá aber­ta ao pú­bli­co até ao dia 23.

DOMBELE BER­NAR­DO

Mi­nis­tra da Cul­tu­ra re­ce­beu ex­pli­ca­ções de­ta­lha­das so­bre os tra­ba­lhos de es­cul­tu­ra do ar­tis­ta Ma­son­gi Afon­so pa­ten­tes na mos­tra co­lec­ti­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.