Minjud pro­jec­ta fu­tu­ro

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS|

O sur­gi­men­to da Fe­de­ra­ção de Des­por­to Es­co­lar e os plei­tos elei­to­rais nas dis­tin­tas as­so­ci­a­ções des­por­ti­vas pa­ra o ci­clo olím­pi­co (2016/2020) fo­ram os pon­tos prin­ci­pais do IX Con­se­lho Con­sul­ti­vo do Mi­nis­té­rio da Ju­ven­tu­de e Des­por­to (Minjud), re­a­li­za­do on­tem no Com­ple­xo do Fu­tun­go II, em Lu­an­da.

O Con­se­lho Con­sul­ti­vo ava­li­ou e fez o ba­lan­ço dos re­sul­ta­dos dos pro­jec­tos e pro­gra­mas do ano tran­sac­to e pers­pec­ti­vou o pró­xi­mo ano. A re­a­li­za­ção dos Jo­gos da Re­gião 5 da União Afri­ca­na (SADC), a de­cor­re­rem em Lu­an­da, no mês de De­zem­bro, foi apon­ta­da co­mo uma opor­tu­ni­da­de pa­ra as as­so­ci­a­ções des­por­ti­vas e vo­lun­tá­ri­os par­ti­ci­pa­rem no even­to.

A re­gu­la­men­ta­ção da lei na­ci­o­nal do des­por­to, a par­ti­ci­pa­ção de An­go­la nos Jo­gos da CPLP e a pre­sen­ça da mis­são an­go­la­na nos Jo­gos'Rio'2016 tam­bém me­re­ce­ram aten­ção dos par­ti­ci­pan­tes. Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba, ti­tu­lar do Minjud, ex­pres­sou o re­co­nhe­ci­men­to às Pé­ro­las de Áfri­ca pe­lo hon­ro­so oi­ta­vo lu­gar na mai­or mon­tra des­por­ti­va mun­di­al. “A Se­lec­ção Na­ci­o­nal sou­be re­pre­sen­tar con­dig­na­men­te o país e o con­ti­nen­te.” Em re­la­ção aos pré­mi­os dos atle­tas nas di­fe­ren­tes mis­sões in­ter­na­ci­o­nais, o go­ver­nan­te es­cla­re­ceu: du­ran­te mui­to tem­po, o Go­ver­no an­go­la­no ofe­re­ceu pré­mi­os de jo­gos e sub­sí­di­os de va­lo­res con­si­de­rá­veis. Ho­je, mer­cê da cri­se fi­nan­cei­ra que se vi­ve no país, os sub­sí­di­os fo­ram re­du­zi­dos e exi­ge-se de to­dos uma no­va men­ta­li­da­de.

No âm­bi­to des­por­ti­vo, Mu­a­dum­ba su­bli­nhou que o Minjud foi for­ça­do a re­ver a par­ti­ci­pa­ção de An­go­la em dis­tin­tos even­tos in­ter­na­ci­o­nais e na­ci­o­nais. Por is­so, os agen­tes des­por­ti­vos de­vem ca­na­li­zar es­for­ços, pa­ra de­sen­vol­ver o des­por­to es­co­lar nas co­mu­ni­da­des, or­ga­ni­zan­do tor­nei­os, cam­pe­o­na­tos in­ter­pro­vin­ci­ais e mu­ni­ci­pais.

Quan­to à ju­ven­tu­de, o mi­nis­tro con­gra­tu­la-se com o fun­ci­o­na­men­to do Ins­ti­tu­to An­go­la­no da Ju­ven­tu­de, que bre­ve­men­te te­rá um “call cen­ter”, cu­ja mis­são se­rá in­for­mar e ori­en­tar os jo­vens em di­fe­ren­tes áre­as, com des­ta­que pa­ra a for­ma­ção e o em­pre­go. “Ain­da es­te ano, te­re­mos a aca­de­mia de com­pe­tên­ci­as pa­ra jo­vens, que te­rá a mis­são de de­sen­vol­ver ap­ti­dões”, dis­se Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.