Agen­tes de te­a­tro no Zai­re que­rem sa­las pa­ra exi­bi­ção

Jornal de Angola - - CULTURA -

O di­rec­tor da Agên­cia No­vo Ho­ri­zon­te, or­ga­ni­za­ção que se de­di­ca à pro­mo­ção e divulgação da sé­ti­ma ar­te e das artes cénicas na pro­vín­cia do Zai­re, An­dré da Silva Só­cra­tes, de­fen­deu, on­tem, em Mbanza Con­go, a cri­a­ção de mais es­pa­ços vo­ca­ci­o­na­dos pa­ra a re­a­li­za­ção de es­pec­tá­cu­los de te­a­tro.

Em de­cla­ra­ções à An­gop, An­dré da Silva Só­cra­tes fri­sou que a fal­ta de sa­las apro­pri­a­das no mu­ni­cí­pio se­de da pro­vín­cia do Zai­re ini­be o de­sen­vol­vi­men­to do te­a­tro na re­gião.

Se­gun­do o res­pon­sá­vel, o úni­co es­pa­ço cul­tu­ral exis­ten­te na ci­da­de de Mbanza Con­go, de­no­mi­na­do Ci­ne-Clu­be Co­man­dan­te Bu­la, ca­re­ce das con­di­ções exi­gi­das pa­ra a exi­bi­ção dos gru­pos te­a­trais, de­vi­do ao eco que re­pro­duz.

An­dré da Silva Só­cra­tes des­ta­cou, por ou­tro la­do, a fal­ta de gos­to pe­lo te­a­tro dos mu­ní­ci­pes, ad­vo­gan­do, por is­so, a ne­ces­si­da­de da re­a­li­za­ção de mais ac­ti­vi­da­des cénicas, pa­ra se in­cu­tir nos jo­vens o há­bi­to pe­la ar­te de re­pre­sen­ta­ção. Na oca­sião, mos­trou-se sa­tis­fei­to pe­lo êxi­to al­can­ça­do com a exi­bi­ção de uma pe­ça de te­a­tro in­ti­tu­la­da “Gra­vi­da­de e gravidez”, na­que­la ci­da­de, com a par­ti­ci­pa­ção dos ac­to­res Co­bra e Ta­li­ban, pro­ta­go­nis­tas do fil­me “As­sal­tos em Lu­an­da”, per­ten­cen­tes à agên­cia EDD-Pro­du­ções.

JOÃO GO­MES

Ac­to­res so­li­ci­tam mais in­ves­ti­men­tos na ar­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.