MPLA re­a­li­za en­con­tro de tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as

Jornal de Angola - - POLÍTICA - YARA SIMÃO |

O Co­mi­té Mu­ni­ci­pal de Lu­an­da do MPLA or­ga­ni­zou on­tem um en­con­tro de tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as pa­ra res­pon­der às pre­o­cu­pa­ções do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Eduardo dos San­tos, so­bre a ne­ces­si­da­de de in­ter­câm­bio en­tre mais ve­lhos e jo­vens.

A pri­mei­ra se­cre­tá­ria do co­mi­té mu­ni­ci­pal de Lu­an­da, Mara Bap­tis­ta, ex­pli­cou que o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, no seu dis­cur­so de en­cer­ra­men­to do VII Con­gres­so do Par­ti­do, dei­xou bem cla­ro que se de­ve pro­mo­ver o en­con­tro de ge­ra­ções, cu­jo ob­jec­ti­vo é trans­mi­tir ex­pe­ri­ên­cia de vi­da aos jo­vens que mui­to têm a apren­der so­bre a An­go­la de on­tem e de ho­je.

“Es­te é o pri­mei­ro en­con­tro e mui­tos jo­vens se fi­ze­ram pre­sen­tes e pu­de­ram com­pre­en­der que es­ses in­ter­câm­bi­os per­mi­tem a trans­for­ma­ção e a re­cons­tru­ção da tra­di­ção no es­pa­ço dos gru­pos so­ci­ais. Uma ge­ra­ção pos­sui sa­be­do­ri­as que po­dem ser des­co­nhe­ci­das pa­ra a ou­tra, e a tro­ca de sa­be­res pos­si­bi­li­ta vi­ven­ci­ar di­ver­sos mo­dos de pen­sar, de agir e de sen­tir e, as­sim, re­no­var as opi­niões e vi­sões”, dis­se, pa­ra su­bli­nhar que as ge­ra­ções se re­no­vam e se trans­for­mam re­ci­pro­ca­men­te num mo­vi­men­to cons­tan­te de cons­tru­ção.

A pri­mei­ra se­cre­tá­ria mu­ni­ci­pal con­si­de­ra a ex­pe­ri­ên­cia e ma­tu­ri­da­de dos mais ve­lhos, so­ma­das ao vo­lu­me de in­for­ma­ções dos mais no­vos no ma­ne­jo das tec­no­lo­gi­as, co­mo res­pon­sá­veis pe­los re­sul­ta­dos ex­pres­si­vos e pe­la ca­pa­ci­da­de de ino­va­ção de mui­tas or­ga­ni­za­ções. O de­sa­fio ago­ra, con­ti­nu­ou, é en­ten­der es­tes di­fe­ren­tes có­di­gos, bus­car os pon­tos de con­ver­gên­cia, tra­ba­lhar no sen­ti­do da com­ple­men­ta­ri­da­de en­tre as di­fe­ren­tes ge­ra­ções, iden­ti­fi­can­do on­de e co­mo ca­da ge­ra­ção vai po­der con­tri­buir mais na cons­tru­ção de uma An­go­la me­lhor pa­ra se vi­ver.

Mara Bap­tis­ta dis­se que en­con­tros do gé­ne­ro vão con­ti­nu­ar. “Es­te foi só o pon­ta­pé de saí­da no cum­pri­men­to das ori­en­ta­ções e pre­o­cu­pa­ções do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca”, dis­se, pa­ra acres­cen­tar: “É com mui­to ca­ri­nho que or­ga­ni­za­mos es­te en­con­tro e re­co­nhe­cer os fei­tos des­tas fi­gu­ras anó­ni­mas, por­que se ho­je te­mos um país em paz, li­vre da opres­são co­lo­ni­al e com o ní­vel de de­sen­vol­vi­men­to que tem é de­vi­do à bra­vu­ra des­tes mais ve­lhos que com o seu sa­ber e for­ça con­tri­buí­ram pa­ra o bem-es­tar des­ta pá­tria ama­da”.

De­ze­nas de an­ti­gos com­ba­ten­tes es­ti­ve­ram no ac­to e agra­de­ce­ram a ori­en­ta­ção de Jo­sé Eduardo dos San­tos. “Nós, os mais ve­lhos, te­mos mui­to pa­ra trans­mi­tir à nova ge­ra­ção, por­que ba­ta­lhá­mos mui­to pa­ra ter­mos uma An­go­la li­vre do co­lo­ni­a­lis­mo, pa­ra sair­mos dos gran­des pro­ble­mas. E qu­e­re­mos aju­dar os nos­sos fi­lhos que es­tão a con­du­zir o país co­mo é que de­vem pro­ce­der”, dis­se Ma­la­qui­as Ma­nu­el Pe­dro.

Bia San­ti­a­go, de 76 anos, tam­bém agra­de­ceu ao lí­der do par­ti­do no po­der. “Nós mu­lhe­res tam­bém pe­gá­mos em ar­mas, mas a me­lhor for­ma de con­tri­buir foi dar for­ça aos nos­sos ma­ri­dos, e edu­car os nos­sos fi­lhos. Des­ta for­ça, os nos­sos fi­lhos cres­ce­ram a es­tu­dar e ho­je es­tão a le­var o país a bom por­to. Acon­se­lho a ju­ven­tu­de a em­pe­nhar-se nos es­tu­dos, a dei­xar a de­linquên­cia e as ri­va­li­da­des po­lí­ti­cas, por­que so­mos to­dos ir­mãos e fi­lhos de uma só Na­ção.”

Hél­der Bal­sa, pri­mei­ro se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal do MPLA no mu­ni­cí­pio da In­gom­bo­ta, ma­ni­fes­tou o re­go­zi­jo por participar no en­con­tro. “É ne­ces­sá­rio es­tar­mos pró­xi­mos dos mais ve­lhos pa­ra apren­der a mu­dar a nos­sa pró­pria per­so­na­li­da­de e aju­dar An­go­la a crescer ca­da vez mais, com os seus en­si­na­men­tos”, re­fe­riu.

DO­MIN­GOS CAIO

Se­cre­tá­ria do co­mi­té mu­ni­ci­pal de Lu­an­da (se­gun­da à di­rei­ta) ori­en­tou o en­con­tro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.