Ad­ju­di­ca­dos 290 qui­ló­me­tros de es­tra­das

Ex­ten­são de vi­as a re­a­bi­li­tar che­ga aos 1.600 qui­ló­me­tros até ao pró­xi­mo ano

Jornal de Angola - - POLÍTICA - FRAN­CIS­CO CURIHINGANA |

Cer­ca de 1.600 qui­ló­me­tros de es­tra­das vão ser ad­ju­di­ca­dos pa­ra obras até ao pró­xi­mo ano, jun­tan­do-se aos 1.100 qui­ló­me­tros de obras já con­sig­na­das, afir­mou o mi­nis­tro Wal­de­mar Ale­xan­dre. Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa em Ma­lan­je após a ce­ri­mó­nia de con­sig­na­ção de 290 qui­ló­me­tros de es­tra­das às em­pre­sas“CR20” e “Si­nhohi­dro”, Wal­de­mar Ale­xan­dre re­fe­riu que os pro­jec­tos em cau­sa são su­por­ta­dos pe­la li­nha de cré­di­to da Chi­na, mas exis­tem igual­men­te ou­tras fa­ci­li­da­des de cré­di­to pa­ra su­por­tar a re­a­bi­li­ta­ção das vi­as sob res­pon­sa­bi­li­da­de do Mi­nis­té­rio da Cons­tru­ção.

O mi­nis­tro Wal­de­mar Ale­xan­dre pre­ci­sou que exis­tem ain­da ou­tras fa­ci­li­da­des de cré­di­to que es­tão a ser ne­go­ci­a­das que vão su­por­tar mais dez pro­jec­tos de re­a­bi­li­ta­ção de es­tra­das­que em bre­ve vão a con­cur­so pú­bli­co. “Es­te é um de­sa­fio enor­me. Te­mos o tempo a cor­rer mui­to rá­pi­do. Acha­mos que tam­bém de­ve­re­mos cor­rer na mes­ma velocidade. Te­nho a con­vic­ção de que cum­pri­re­mos com os pra­zos de­ter­mi­na­dos con­tra­tu­al­men­te”, as­se­gu­rou o mi­nis­tro, acres­cen­tan­do que as em­pre­sas que re­ce­be­ram os pro­jec­tos têm 14 me­ses pa­ra con­cluir as obras.

“Va­mos con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar pa­ra re­por a qua­li­da­de que é de­vi­da a es­sas obras, is­to já no se­gui­men­to da fis­ca­li­za­ção. De­ve­re­mos ser bas­tan­te ri­go­ro­sos, por­que o ce­ná­rio que ho­je as­sis­ti­mos é com­ple­ta­men­te des­fa­vo­rá­vel e de­ve ser in­ver­ti­do”, dis­se, pa­ra acres­cen­tar que a con­sig­na­ção das obras é par­te do trabalho de­sen­vol­vi­do no âm­bi­to do Pro­gra­ma de In­ves­ti­men­tos Pú­bli­cos (PIP) pa­ra o sec­tor da Cons­tru­ção. Na sex­ta-fei­ra­em Ma­lan­je fo­ram con­sig­na­das as obras nas vi­as ro­do­viá­ri­os que li­gam Lu­ca­la àse­de pro­vin­ci­al, nu­ma ex­ten­são de 68 qui­ló­me­tros, e de Ca­cu­la­ma a Ta­la­mun­gon­go,de 43 qui­ló­me­tros. As vi­as vão en­trar em re­pa­ra­ção­em bre­ve. En­tre os tro­ços ad­ju­di­ca­dos es­tá ain­da o que li­ga Ta­la­mun­gon­go, Mus­so­lo e Cam­bun­di-Ca­tem­bo, com 66 qui­ló­me­tros, bem co­mo Mus­so­lo a Dum­ba Ca­ban­go, em Cam­bun­di-Ca­tem­bo, igual­men­te com 66 qui­ló­me­tros.

Ou­tras qua­tro es­tra­das vão ser re­a­bi­li­ta­das, na pro­vín­cia do Cu­ne­ne­as vi­as en­tre Ond­ji­va e Cu­ve­lai, a es­tra­da que li­gaHu­am­bo à Huí­la (tro­ço Cui­ma-Cus­se) e a es­tra­da no Cu­an­zaNor­te que li­ga Sam­ba Ca­jú, Ban­ga ya Ngom­be, Qui­cu­lun­go até Bo­lon­gon­go. No Cu­an­zaSul, a es­tra­da que li­ga Con­dé ao Ebo vai be­ne­fi­ci­ar de obras. “Es­tas es­tra­das es­tão nes­te mo­men­to em con­cur­so pú­bli­co pa­ra a sua ad­ju­di­ca­ção a bre­ve tre­cho. De­vem tam­bém ser in­cor­po­ra­das nes­te es­for­ço do Go­ver­no no sen­ti­do de re­com­por­mos a ma­lha exis­ten­te e me­lho­rar­mos o trá­fe­go ro­do­viá­rio”, con­cluiu o ti­tu­lar da Cons­tru­ção.

Na pro­vin­via do Bié, cer­ca de 1.200 qui­ló­me­tros de es­tra­das vão ser as­fal­ta­dos até ao fi­nal do ano, no qua­dro das ac­ções de me­lho­ria da cir­cu­la­ção de pes­so­as e bens, anun­ci­ou re­cen­te­men­te, no Cui­to, o go­ver­na­dor Bo­a­vi­da Ne­to.

O go­ver­na­dor anun­ci­ou a im­ple­men­ta­ção do re­fe­ri­do pro­gra­ma du­ran­te a 11ª reu­nião téc­ni­ca com os ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais, pa­ra ana­li­sar a si­tu­a­ção de al­gu­mas vi­as em es­ta­do de de­gra­da­ção. Bo­a­vi­da Ne­to anun­ci­ou ain­da o rei­ní­cio dos tra­ba­lhos na via que li­ga a co­mu­na do Cun­je ao rio Mbuim, com cer­ca de 65 qui­ló­me­tros, cu­jas obras fo­ram en­tre­gues à em­pre­sa Pla­na-Sul. Ou­tros 49 qui­ló­me­tros do tro­ço Cun­je-Ca­ma­cu­pa, ad­ju­di­ca­dos à em­pre­sa En­ge­via, vão ser con­cluí­dos até De­zem­bro.

O pro­gra­ma de re­cu­pe­ra­ção das es­tra­das vai ga­ran­tir 892 em­pre­gos di­rec­tos pa­ra na­ci­o­nais e es­tran­gei­ros. O go­ver­na­dor da pro­vín­cia do Bié afir­mou que a re­cu­pe­ra­ção de 52 qui­ló­me­tros na Es­tra­da Na­ci­o­nal (EN) 141, que li­ga as re­giões do An­du­lo à vi­la de Cas­sum­be, tam­bém é ou­tra das em­prei­ta­das pro­gra­ma­das pe­las au­to­ri­da­des.

A re­a­bi­li­ta­ção e a pa­vi­men­ta­ção da EN-143, do per­cur­so en­tre a se­de do mu­ni­cí­pio de Nhâ­rea à co­mu­na da Gam­ba, nu­ma ex­ten­são de 43 qui­ló­me­tros, tam­bém es­tão na agen­da de trabalho do Go­ver­no Pro­vin­ci­al do Bié.

VE­NÂN­CIO VIC­TOR

Vá­ri­os qui­ló­me­tros de es­tra­das já es­tão em re­a­bi­li­ta­ção em to­do o país pa­ra me­lho­rar a cir­cu­la­ção ro­do­viá­ria ao lon­go do ter­ri­tó­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.