Au­tár­qui­cas sem in­ci­den­tes

Jornal de Angola - - MUNDO -

A vo­ta­ção pa­ra as elei­ções au­tár­qui­cas em Ca­bo Ver­de ar­ran­cou on­tem de ma­nhã com re­la­ti­va nor­ma­li­da­de na ci­da­de da Praia, mas com li­gei­ros atra­sos em al­gu­mas me­sas de vo­to, ten­do a si­tu­a­ção vol­ta­do à nor­ma­li­da­de du­ran­te o dia.

Cer­ca de 30 mi­nu­tos de­pois da ho­ra marcada, ain­da al­gu­mas me­sas de vo­to na ci­da­de da Praia não ti­nham co­me­ça­do a fun­ci­o­nar e já ha­via mui­tas pes­so­as nas fi­las à es­pe­ra pa­ra exer­cer o seu di­rei­to de vo­to.

Em du­as es­co­las em Acha­da de San­to An­tó­nio, o bair­ro mais po­pu­lo­so da Praia, al­gu­mas me­sas de vo­to já ti­nham si­do aber­tas, mas qua­tro ain­da não ti­nham co­me­ça­do a fun­ci­o­nar, pro­vo­can­do al­gum de­sa­gra­do nos elei­to­res. O mes­mo acon­te­ceu em du­as me­sas nu­ma es­co­la pri­má­ria da Terra Bran­ca, on­de os ele­men­tos das me­sas ain­da pro­ce­di­am à con­ta­gem dos bo­le­tins de vo­to.

Se­gun­do ele­men­tos das me­sas ci­ta­dos pe­la im­pren­sa lo­cal, os atra­sos fo­ram mo­ti­va­dos so­bre­tu­do pe­la au­sên­cia de ou­tros mem­bros, mas ga­ran­ti­ram que a si­tu­a­ção se­ria nor­ma­li­za­da du­ran­te o dia.

Cer­ca de 320 mil elei­to­res ca­bo­ver­di­a­nos fo­ram vo­tar pa­ra as sé­ti­mas elei­ções au­tár­qui­cas re­a­li­za­das no país des­de 1991, nu­ma dis­pu­ta em que 57 can­di­da­tos dis­pu­tam a pre­si­dên­cia das 22 câ­ma­ras e as­sem­blei­as mu­ni­ci­pais.

Se­gun­do da­dos da Di­rec­ção Ge­ral de Apoio ao Pro­ces­so Elei­to­ral (DGAPE), pa­ra o es­cru­tí­nio es­tão ins­cri­tos 319.242 elei­to­res, que vo­ta­ram em mais de 1.200 me­sas de vo­to es­pa­lha­das pe­las no­ve ilhas ha­bi­ta­das do país. As me­sas de vo­to fun­ci­o­na­ram até às 18h00 lo­cais (20h00 em An­go­la). Os re­sul­ta­dos pro­vi­só­ri­os co­me­ça­ram a ser di­vul­ga­dos uma ho­ra de­pois.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.