880 mil pe­re­gri­nos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - CRIS­TI­NA DA SIL­VA |

De acor­do com Luís Do­min­gos, por­ta-voz da or­ga­ni­za­ção da pe­re­gri­na­ção, a Mu­xi­ma aco­lheu es­te ano 880.487 pe­re­gri­nos, 37.305 dos quais pro­ve­ni­en­tes de vá­ri­os paí­ses do mun­do. Se­ten­ta por cen­to dos que apor­ta­ram à lo­ca­li­da­de eram mu­lhe­res. Não es­tão con­ta­bi­li­za­dos nes­tes nú­me­ros as pes­so­as que che­ga­ram ao san­tuá­rio atra­vés do rio Cu­an­za.

Os ser­vi­ços de saú­de fo­ram com­pos­tos por equi­pas dis­po­ni­bi­li­za­das por vá­ri­as ins­ti­tui­ções que ac­tu­a­ram em co­or­de­na­ção. De 1 de Se­tem­bro até on­tem a equi­pa do Ga­bi­ne­te Pro­vin­ci­al de Saú­de de Lu­an­da aten­deu 401 pes­so­as, a do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Emer­gên­ci­as Mé­di­cas de An­go­la (INEMA) 313 e o hos­pi­tal lo­cal 215.

Se­gun­do a or­ga­ni­za­ção, 83 por cen­to das con­sul­tas mé­di­cas fo­ram fei­tas a mu­lhe­res e 13 por cen­to a ho­mens, am­bos os gru­pos com­pos­tos por pes­so­as com ida­des com­pre­en­di­das en­tre os 25 e os 49 anos.

As quei­xas apre­sen­ta­das e os exa­mes efec­tu­a­dos re­sul­ta­ram em di­ag­nós­ti­cos de hi­per­ten­são ar­te­ri­al (42 ca­sos), se­guin­do-se as do­en­ças di­ar­rei­cas agu­das (58), ma­lá­ria, (51) e do­res de ca­be­ça (190). On­tem as au­to­ri­da­des fi­ze­ram rei­te­ra­dos ape­los à po­pu­la­ção pa­ra que não se pre­ci­pi­tas­se com des­ti­no às du­as es­tra­das de saí­da, via Ca­te­te e Ca­bo Le­do, pe­lo que um nú­me­ro con­si­de­rá­vel de pe­re­gri­nos per­noi­tou na lo­ca­li­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.