A co­lher e sua uti­li­za­ção

Jornal de Angola - - LAZER -

A co­lher é um uten­sí­lio cu­li­ná­rio uti­li­za­do pe­la ci­vi­li­za­ção oci­den­tal mo­der­na na ali­men­ta­ção, pa­ra a de­gus­ta­ção de cre­mes e so­pas e tam­bém tem im­por­tan­tes fun­ções na co­zi­nha.

Uma co­lher é for­ma­da por uma par­te côn­ca­va e uma pe­ga. As co­lhe­res de me­sa são ge­ral­men­te de me­tal, en­quan­to as de co­zi­nha po­dem ser de me­tal, de ma­dei­ra ou de plás­ti­co.

Exis­te um ins­tru­men­to de per­cus­são for­ma­do por du­as co­lhe­res uni­das pe­lo ca­bo que se fa­zem ba­ter a par­te côn­ca­va uma na ou­tra, mui­to usa­do na mú­si­ca po­pu­lar dos Es­ta­dos Uni­dos. Es­te ins­tru­men­to tam­bém é co­nhe­ci­do pe­lo no­me de black-black, de­vi­do ao som que pro­duz.

Tam­bém se cha­ma co­lher de pe­drei­ro a uma fer­ra­men­ta se­me­lhan­te a uma co­lher de co­zi­nha, po­rém de for­ma­to di­fe­ren­te e cons­ti­tuí­da por me­tal mais re­sis­ten­te, usa­da na cons­tru­ção ci­vil, de for­ma tri­an­gu­lar, com ca­bo ge­ral­men­te de me­tal re­ves­ti­do de ma­dei­ra. Há vá­ri­os ti­pos com me­di­das es­pe­cí­fi­cas pa­ra ca­da ti­po de uso na cons­tru­ção ci­vil.

Den­tre os três tra­di­ci­o­nais ta­lhe­res da cul­tu­ra oci­den­tal, a co­lher foi a se­gun­da a sur­gir, de­pois da fa­ca e an­tes do gar­fo. A ba­se da sua con­cep­ção es­tá nas con­chas dos mo­lus­cos. Foi ini­ci­al­men­te fei­ta de pe­dra ou os­so, de­pois em ma­dei­ra (ain­da exis­tem as “co­lhe­res de pau”), mais tar­de em me­tal, ho­je tam­bém de plás­ti­co. Pen­sa-se que a co­lher sur­giu na Ro­ma An­ti­ga em al­gu­mas di­fe­ren­tes for­mas:

A lí­gu­la ou lín­gua, em for­ma de uma pá oval, quan­do ain­da se co­mia com as mãos. Ser­via pa­ra me­xer mo­lhos.

A co­ch­le­ar ou co­ch­le­a­re em for­ma de pá redonda. Era usa­da pa­ra co­mer mo­lus­cos e ovos. Daí ori­gi­nou-se a pa­la­vra co­lher. A ci­athus que era com o ex­tre­mo em for­ma de um co­po com cer­ca de 1/4 a 1/2 li­tro de ca­pa­ci­da­de, usa­da pa­ra ser­vir vi­nhos.

Ho­je, um co­nhe­ci­do e po­pu­lar ar­te­sa­na­to da Le­tó­nia é a fa­bri­ca­ção de de­co­ra­ti­vas co­lhe­res em ma­dei­ra en­ta­lha­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.