No­bel da Li­te­ra­tu­ra re­e­di­ta obra de es­treia

Jornal de Angola - - CULTURA -

O li­vro “A guer­ra não tem ros­to de mu­lher”, de Sve­tla­na Ale­xi­e­vi­ch, ven­ce­do­ra do Pré­mio No­bel da Li­te­ra­tu­ra em 2015, che­ga, ho­je, ao mer­ca­do por­tu­guês, sen­do um dos lan­ça­men­tos da El­si­no­re, do gru­po 20|20 Edi­to­ra.

“A guer­ra não tem ros­to de mu­lher” mar­cou a es­treia li­te­rá­ria de Sve­tla­na Ale­xi­e­vi­ch em 1985 e a edi­ção que che­ga ago­ra pe­la pri­mei­ra vez a Por­tu­gal, com tra­du­ção de Ga­li­na Mi­troho­vit­ch, é de 2002, res­cri­ta e au­men­ta­da pe­la au­to­ra bi­e­lor­rus­sa, de 68 anos. O li­vro é o re­sul­ta­do de qua­tro anos de pes­qui­sas e en­tre­vis­tas a de­ze­nas de mu­lhe­res, com Sve­tla­na Ale­xi­e­vi­ch a mos­trar a pers­pec­ti­va das que par­ti­ci­pa­ram na II Guer­ra Mun­di­al.

Es­te é tam­bém o pri­mei­ro de cin­co li­vros de um pro­jec­to li­te­rá­rio in­ti­tu­la­do “Vo­zes da Uto­pia”, que a es­cri­to­ra de­sen­vol­veu em tor­no da ex-União So­vié­ti­ca (URSS), mas num re­gis­to po­li­fó­ni­co, a par­tir da pers­pec­ti­va de de­ze­nas de his­tó­ri­as in­di­vi­du­ais.A sé­rie in­clui ain­da “O fim do ho­mem so­vié­ti­co”, edi­ta­do em 2015, pe­la Por­to Edi­to­ra, e “Vo­zes de Cher­nobyl”, já lan­ça­do pe­la El­si­no­re.

A edi­to­ra por­tu­gue­sa anun­ci­ou a pu­bli­ca­ção pa­ra 2017 dos res­tan­tes vo­lu­mes, “As úl­ti­mas tes­te­mu­nhas” e “Ra­pa­zes de zin­co”. En­tre os pró­xi­mos lan­ça­men­tos da El­si­no­re es­tão dois ro­man­ces de es­treia. Em Se­tem­bro sai “O lu­to é uma coi­sa com pe­nas”, do au­tor bri­tâ­ni­co Max Por­ter, e no fi­nal de Ou­tu­bro é pu­bli­ca­do “Yo­ro”, da es­cri­to­ra es­pa­nho­la Ma­ri­na Pe­re­za­gua. “O que não é teu não é teu”, co­lec­tâ­nea de con­tos da au­to­ra ni­ge­ri­a­na He­len Oyeye­mi, e o ro­man­ce “Ana­to­mia de um sol­da­do”, es­cri­to a par­tir da ex­pe­ri­ên­cia pes­so­al do ex-mi­li­tar Har­ry Par­ker, que per­deu as du­as per­nas ao serviço do exér­ci­to in­glês, tam­bém sa­em em Por­tu­gal, com o selo da El­si­no­re.

AFP

A au­to­ra do li­vro Sve­tla­na Ale­xi­e­vi­ch

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.