Exér­ci­to apri­mo­ra pron­ti­dão

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O se­gun­do Pe­río­do de Pre­pa­ra­ção Com­ba­ti­va, Edu­ca­ti­va e Pa­trió­ti­ca 2016/2017 do Pri­mei­ro Cor­po do Exér­ci­to em Ma­lan­je foi aber­to sex­ta-fei­ra, vi­san­do o as­se­gu­ra­men­to e a in­vi­o­la­bi­li­da­de das fron­tei­ras ter­res­tres da pro­vín­cia.

O pe­río­do de ins­tru­ção te­rá du­ra­ção de cin­co me­ses e ser­vi­rá pa­ra os efec­ti­vos das Forças Armadas An­go­la­nas do­mi­na­rem me­lhor as tác­ti­cas e téc­ni­cas de fron­tei­ra, me­to­do­lo­gia de busca de in­for­ma­ção, ela­bo­ra­ção de re­la­tó­ri­os pe­rió­di­cos e a Lei dos Cri­mes Mi­li­ta­res.

Os par­ti­ci­pan­tes vão ain­da re­fres­car os co­nhe­ci­men­tos so­bre a con­ti­nên­cia e hon­ras mi­li­ta­res, tác­ti­ca ge­ral mi­li­tar, to­po­gra­fia e en­ge­nha­ria mi­li­tar. O en­con­tro pre­vê ain­da a re­a­li­za­ção de uma con­fe­rên­cia de edu­ca­ção mo­ral e cí­vi­ca.

Ao in­ter­vir no ac­to de aber­tu­ra do cur­so, o co­man­dan­te ad­jun­to de edu­ca­ção pa­trió­ti­ca do 1º Cor­po do Exér­ci­to de Ma­lan­je, bri­ga­dei­ro An­tó­nio Sa­ma­les­so, dis­se que a pre­pa­ra­ção com­ba­ti­va re­pre­sen­ta a afir­ma­ção de to­tal dis­po­ni­bi­li­da­de das tro­pas pa­ra as ta­re­fas de de­fe­sa na­ci­o­nal.O bri­ga­dei­ro pre­ci­sou que a pre­pa­ra­ção com­ba­ti­va é um con­jun­to de ac­ti­vi­da­des des­ti­na­das a mi­nis­trar os co­nhe­ci­men­tos es­sen­ci­ais aos mi­li­ta­res, de for­ma a ga­ran­tir o seu em­pe­nho na hi­gi­e­ne e ta­re­fa de de­fe­sa do ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal e a sua so­bre­vi­vên­cia no cam­po de ba­ta­lha.

“A aber­tu­ra de mais um pe­río­do de ins­tru­ção com­ba­ti­va re­pre­sen­ta pa­ra o 1º Cor­po do Exér­ci­to Na­ci­o­nal a to­tal dis­po­ni­bi­li­da­de e a von­ta­de inequí­vo­ca de con­ti­nu­ar a po­ten­ci­ar as tro­pas de fer­ra­men­tas ne­ces­sá­ri­as pa­ra o ca­bal cum­pri­men­to das su­as mis­sões”, fri­sou.

An­tó­nio Sa­ma­les­so aler­tou que An­go­la si­tua-se no con­tex­to dos paí­ses de Áfri­ca que têm es­ta­do, nos úl­ti­mos anos, a atin­gir um cres­ci­men­to eco­nó­mi­co aci­ma da mé­dia, o que cons­ti­tui mo­ti­vo pa­ra re­do­brar os es­for­ços no âm­bi­to da de­fe­sa e se­gu­ran­ça na­ci­o­nais.

O se­gun­do Pe­río­do de Pre­pa­ra­ção Com­ba­ti­va, Edu­ca­ti­va e Pa­trió­ti­ca 2016/2017 de­cor­re­rá até Ja­nei­ro de 2017. Na Re­gião Mi­li­tar Nor­te, a ins­tru­ção mi­li­tar vai ain­da per­mi­tir uma mai­or co­la­bo­ra­ção com os go­ver­nos pro­vin­ci­ais do Uí­ge, Cu­an­za Nor­te, Ben­go e de Ma­lan­je nas ta­re­fas de re­cons­tru­ção na­ci­o­nal e de trabalho con­jun­to com os ór­gãos de de­fe­sa e se­gu­ran­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.