Ad­ju­di­ca­das obras de re­a­bi­li­ta­ção de es­tra­das

Jornal de Angola - - POLÍTICA - BER­NAR­DO CAPITA | Ca­bin­da

As obras da se­gun­da eta­pa da pri­mei­ra fa­se das in­fra-es­tru­tu­ras in­te­gra­das da ci­da­de de Ca­bin­da, pa­ra­li­sa­das há mais de qua­tro anos, ar­ran­cam es­te mês, de­pois da as­si­na­tu­ra, se­gun­da-fei­ra úl­ti­ma, do au­to de con­sig­na­ção da em­prei­ta­da. As obras, ava­li­a­das em 27.217 mi­lhões de dó­la­res, in­clu­em a re­a­bi­li­ta­ção de al­gu­mas vi­as e do sis­te­ma de ma­cro-dre­na­gem.

O au­to de con­sig­na­ção da em­prei­ta­da, cu­jas obras es­tão a car­go de uma em­prei­tei­ra chi­ne­sa, foi tes­te­mu­nha­do pe­lo se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Cons­tru­ção, An­tó­nio Flor, e pe­la go­ver­na­do­ra pro­vin­ci­al de Ca­bin­da, Al­di­na da Lom­ba.

As obras vão ser exe­cu­ta­das num pe­río­do de no­ve me­ses e cir­cuns­cre­vem-se na re­a­bi­li­ta­ção, nu­ma ex­ten­são de 3,70 qui­ló­me­tros, de qua­tro im­por­tan­tes tro­ços ro­do­viá­ri­os, sen­do al­guns no cas­co ur­ba­no e ou­tros que in­ter­li­gam a ci­da­de com a zo­na pe­ri­fé­ri­ca, no­me­a­da­men­te a rua da Ín­dia, das For­ças Ar­ma­das, do Co­mér­cio e a do “Pai­xão”, to­tal­men­te de­gra­da­das e sem in­fra-es­tru­tu­ras de dre­na­gem de águas plu­vi­ais.

Ain­da on­tem, fo­ram igual­men­te con­sig­na­das as obras de cons­tru­ção da se­de po­lí­ti­ca e ad­mi­nis­tra­ti­va do Go­ver­no Pro­vin­ci­al de Ca­bin­da, que vão cus­tar aos co­fres do Es­ta­do 30,909 mi­lhões de dó­la­res. A se­de po­lí­ti­ca e ad­mi­nis­tra­ti­va do Go­ver­no de Ca­bin­da, cu­jas obras têm a du­ra­ção de 12 me­ses, vai per­mi­tir con­gre­gar to­das as se­cre­ta­ri­as pro­vin­ci­ais.

O pro­jec­to con­tem­pla tam­bém a cons­tru­ção de um no­vo ar­ma­zém do Go­ver­no da pro­vín­cia, in­cluin­do o co­man­do pro­vin­ci­al da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, em subs­ti­tui­ção do co­man­do mu­ni­ci­pal da po­lí­cia, que se­rá de­mo­li­do, por es­tar abran­gi­do no pe­rí­me­tro on­de se vai exe­cu­tar as obras da se­de po­lí­ti­ca e ad­mi­nis­tra­ti­va do Go­ver­no Pro­vin­ci­al.

Os au­tos de con­sig­na­ção abran­ge­ram tam­bém as obras da se­gun­da fa­se do cam­pus uni­ver­si­tá­rio de Ca­bin­da. Com is­to, dá-se ofi­ci­al­men­te o rei­ní­cio dos tra­ba­lhos de cons­tru­ção de três uni­da­des or­gâ­ni­cas da Uni­ver­si­da­de On­ze de No­vem­bro, no­me­a­da­men­te as fa­cul­da­des de Me­di­ci­na e de Eco­no­mia e o Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or de Ci­ên­ci­as de Edu­ca­ção (ISCED). As obras es­tão ava­li­a­das em 23,373 mi­lhões de dó­la­res e de­vem ser con­cluí­das den­tro dez me­ses, a con­tar da da­ta da sua ad­ju­di­ca­ção.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Cons­tru­ção dis­se que as três obras con­sig­na­das são de su­bor­di­na­ção cen­tral e aler­tou as em­prei­tei­ras chi­ne­sas en­vol­vi­das nos tra­ba­lhos pa­ra o cum­pri­men­to es­cru­pu­lo­so dos pra­zos con­tra­tu­ais. “Te­mos ple­na cons­ci­ên­cia de que os em­prei­tei­ros irão en­con­trar al­gu­mas di­fi­cul­da­des na exe­cu­ção das obras, mas, com pro­fis­si­o­na­lis­mo e es­pí­ri­to de res­pon­sa­bi­li­da­de, tu­do fa­rão pa­ra se ul­tra­pas­sar tais si­tu­a­ções”, dis­se An­tó­nio Flor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.