Ca­pa­ci­ta­ção pa­ra be­ne­fi­ci­ar me­ni­nas e jo­vens mu­lhe­res

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O Fun­do das Na­ções Uni­das pa­ra a Po­pu­la­ção (FNUAP) e o Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to (PNUD) as­si­na­ram on­tem, em Lu­an­da, um acor­do pa­ra ca­pa­ci­tar ado­les­cen­tes e mu­lhe­res jo­vens, atra­vés do Pro­gra­ma Glo­bal de Pre­ven­ção do VIH/Si­da.

O acor­do ga­ran­te um fi­nan­ci­a­men­to de oi­to­cen­tos e no­ven­ta e se­te mil dó­la­res nor­te-ame­ri­ca­nos, do­a­dos pe­lo Fun­do Glo­bal, pa­ra apoi­ar a pre­ven­ção do VIH/Si­da em An­go­la, com fo­co nas me­ni­nas e ado­les­cen­tes dos 10 aos 24 anos de ida­de, que es­te­jam fo­ra do sis­te­ma de en­si­no.

A ini­ci­a­ti­va tem co­mo me­ta al­can­çar, até 2018, cer­ca de 30 mil me­ni­nas e ado­les­cen­tes nas pro­vín­ci­as de Lu­an­da, Ben­gue­la, Huíla e Cu­ne­ne, com in­for­ma­ções e acon­se­lha­men­to so­bre a pre­ven­ção do VIH/Si­da, de mo­do a ca­pa­ci­tá-las a fa­ze­rem es­co­lhas in­for­ma­das so­bre a sua vi­da se­xu­al e saú­de re­pro­du­ti­va.

In­ves­ti­men­to re­le­van­te

De acor­do com Flor­be­la Fernandes, re­pre­sen­tan­te do FNUAP, in­ves­tir no po­der, saú­de e po­ten­ci­al dos jo­vens, es­pe­ci­al­men­te das ado­les­cen­tes, é re­le­van­te, na me­di­da em que “en­tra­mos na no­va era do de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel.”

Pa­ra o di­rec­tor do PNUD, Hen­rik Lar­sen, o acor­do fir­ma­do é cru­ci­al, no sen­ti­do de apoi­ar An­go­la na lu­ta con­tra o VIH/Si­da. “Es­ta­mos fe­li­zes por ter­mos che­ga­do a es­te acor­do com um par­cei­ro co­mo o FNUAP. Is­so mos­tra que es­ta­mos a tra­ba­lhar de for­ma in­te­gra­da.”

Es­te é o pri­mei­ro acor­do do gé­ne­ro as­si­na­do pe­las du­as agên­ci­as das Na­ções Uni­das.

O Fun­do Glo­bal é uma par­ce­ria pú­bli­co-pri­va­da, cri­a­da em 2002 com o Ob­jec­ti­vo de cap­tar e de­sem­bol­sar re­cur­sos adi­ci­o­nais pa­ra a pre­ven­ção e tra­ta­men­to do VIH/Si­da, tu­ber­cu­lo­se e ma­lá­ria. Es­sa par­ce­ria, que con­gre­ga go­ver­nos, so­ci­e­da­de ci­vil, sec­tor pri­va­do e co­mu­ni­da­des afec­ta­das, re­pre­sen­ta uma no­va abor­da­gem ao fi­nan­ci­a­men­to in­ter­na­ci­o­nal da saú­de.

O Fun­do das Na­ções Uni­das pa­ra a Po­pu­la­ção é uma agên­cia in­ter­na­ci­o­nal de de­sen­vol­vi­men­to, que pro­mo­ve o di­rei­to de ca­da mu­lher, ho­mem e cri­an­ça vi­ve­rem uma vi­da sau­dá­vel, com opor­tu­ni­da­des iguais. Apoia os paí­ses na uti­li­za­ção de da­dos so­ci­o­de­mo­grá­fi­cos pa­ra for­mu­la­ção de po­lí­ti­cas e pro­gra­mas de re­du­ção da po­bre­za, além de as­se­gu­rar que ca­da gra­vi­dez e ca­da par­to se­jam se­gu­ros. Tra­ba­lha pa­ra que os jo­vens se pre­vi­nam con­tra as do­en­ças se­xu­al­men­te trans­mis­sí­veis.

O Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to tem co­mo man­da­to pro­mo­ver o de­sen­vol­vi­men­to e eli­mi­nar a po­bre­za no mun­do. Pro­duz re­la­tó­ri­os so­bre o de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no sus­ten­tá­vel e as con­di­ções de vi­da da po­pu­la­ção e exe­cu­ta pro­jec­tos pa­ra me­lho­rar es­sas con­di­ções de vi­da.

NKRUMA PAIM

Flor­be­la Fernandes e Hen­rik Lar­sen as­si­na­ram o acor­do em no­me do PNUD e do FNUAP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.