Con­fron­tos ar­ma­dos cau­sam fu­ga de ci­vis

Jornal de Angola - - MUNDO -

Os con­fron­tos en­tre gru­pos ar­ma­dos no Sudão do Sul con­ti­nu­am a cau­sar des­lo­ca­men­tos, in­clu­si­ve em áre­as que es­ta­vam re­la­ti­va­men­te es­ta­bi­li­za­das, de­nun­ci­ou es­ta se­ma­na, num co­mu­ni­ca­do, a Or­ga­ni­za­ção Internacional pa­ra Mi­gra­ções (OIM).

O do­cu­men­to, que re­fe­re que os mo­vi­men­tos de ci­vis ocor­rem nos es­ta­dos da Uni­da­de, Jon­glei, Gha­zar e Equa­tó­ria Cen­tral e Equa­tó­ria Ori­en­tal, es­ti­ma que, nos úl­ti­mos dois me­ses, mais de 80 mil pes­so­as aban­do­na­ram as su­as ca­sas em Wau e 12 mil na ca­pi­tal Ju­ba.

O che­fe de ope­ra­ções da OIM no Sudão do Sul, John McCue, de­cla­rou que as ne­ces­si­da­des hu­ma­ni­tá­ri­as são ca­da vez mai­o­res no país e que es­tá mais di­fí­cil pa­ra as equi­pas con­se­gui­rem aces­so à po­pu­la­ção vul­ne­rá­vel de­vi­do a fo­cos de vi­o­lên­cia em no­vas áre­as.

“Mui­tos sul-su­da­ne­ses con­ti­nu­am a bus­car abri­go em paí­ses vi­zi­nhos, co­mo o Ugan­da e o Qué­nia. E os lo­cais da ONU de pro­tec­ção de ci­vis con­ti­nu­am a receber de­sa­lo­ja­dos, es­pe­ci­al­men­te em Ben­tiu”, afir­mou.

O co­mu­ni­ca­do da OIM é di­vul­ga­do de­pois de uma de­le­ga­ção do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça da ONU ter­mi­nar uma vi­si­ta ao Sudão do Sul des­ti­na­da a ava­li­ar de per­to as ne­ces­si­da­des dos des­lo­ca­dos e a si­tu­a­ção de se­gu­ran­ça no país.

Tam­bém é di­vul­ga­do de­pois de a Co­mis­são das Na­ções Uni­das pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos no Sudão do Sul ini­ci­ar, na quar­ta-fei­ra, uma vi­si­ta de 19 di­as ao país, pas­san­do tam­bém pe­la Etió­pia e pe­lo Ugan­da, pa­ra man­ter en­con­tros com lí­de­res po­lí­ti­cos e co­mu­ni­tá­ri­os e com re­fu­gi­a­dos sul-su­da­ne­ses.

A equipa, for­ma­da em Mar­ço pe­lo Con­se­lho de Di­rei­tos Hu­ma­nos com o man­da­to de mo­ni­to­ri­zar e re­por­tar a si­tu­a­ção de di­rei­tos hu­ma­nos no país mais no­vo do mun­do, pro­cu­ra es­ta­be­le­cer uma ba­se fac­tu­al pa­ra a jus­ti­ça de tran­si­ção e for­ne­cer ori­en­ta­ções ao go­ver­no de tran­si­ção.

No âm­bi­to des­sa ta­re­fa, os três re­la­to­res - Yas­min So­o­ka, Ken Scott e God­frey Mu­si­la - vão en­con­trar-se com mi­nis­tros, par­la­men­ta­res, po­lí­ci­as, ofi­ci­ais de jus­ti­ça e militares.

O gru­po, que tam­bém pe­diu uma reu­nião com o Pre­si­den­te Sal­va Ki­ir, vai visitar os cam­pos pa­ra de­sa­lo­ja­dos em Ju­ba e Ben­tiu. A equipa fi­ca no Sudão do Sul até o dia 15 de Se­tem­bro e de­ve apre­sen­tar um re­la­tó­rio com­ple­to so­bre a mis­são, em Mar­ço de 2017, no Con­se­lho de Di­rei­tos Hu­ma­nos.

Mais de 1,6 mi­lhões de pes­so­as es­tão des­lo­ca­das no Sudão do Sul, e 786 mil pro­cu­ra­ram abri­go em paí­ses vi­zi­nhos des­de que os con­fli­tos co­me­ça­ram em 2013.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.