Anu­la­da a proi­bi­ção de pro­tes­tos no país

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Al­to Tri­bu­nal do Zim­babwe anu­lou on­tem a proi­bi­ção, de­cre­ta­da pe­la Po­lí­cia , da re­a­li­za­ção de ma­ni­fes­ta­ções na ca­pi­tal do país, Ha­ra­re, até 16 de Se­tem­bro.

Ao di­tar a sen­ten­ça, qua­li­fi­ca­da de “co­ra­jo­sa” por ac­ti­vis­tas que a sau­da­ram, a juí­za do Al­to Tri­bu­nal do Zim­babwe, Pris­cil­la Chi­gum­ba, de­ter­mi­nou que a no­ti­fi­ca­ção da Po­lí­cia é in­vá­li­da e deu ao Es­ta­do se­te di­as pa­ra jus­ti­fi­car a proi­bi­ção, ao mes­mo tem­po que re­cor­dou que as au­to­ri­da­des “de­vem cer­ti­fi­car-se de que res­pei­tam a lei an­tes de im­pe­di­rem o di­rei­to de os ci­da­dãos re­a­li­za­rem ma­ni­fes­ta­ções pa­cí­fi­cas.”

O ad­vo­ga­do dos ac­ti­vis­tas que le­va­ram o pro­ces­so ao Al­to Tri­bu­nal aplau­diu a sen­ten­ça. “É uma de­ci­são mui­to co­ra­jo­sa, em que o Tri­bu­nal su­bli­nha a sua in­de­pen­dên­cia e, mais im­por­tan­te, mos­tra que os tri­bu­nais vão de­ci­dir sem me­dos, nem fa­vo­re­ci­men­tos, por­que é is­so que es­tá pre­vis­to na Cons­ti­tui­ção.”

Na se­ma­na pas­sa­da, a Po­lí­cia proi­biu ma­ni­fes­ta­ções no cen­tro de Ha­ra­re até 16 de Se­tem­bro, ale­ga­da­men­te, por não ter po­de­res su­fi­ci­en­tes “pa­ra evi­tar per­tur­ba­ções.”

Há du­as se­ma­nas, uma ma­ni­fes­ta­ção or­ga­ni­za­da por par­ti­dos da opo­si­ção pa­ra exi­gir re­for­mas elei­to­rais ter­mi­nou em ca­os em Ha­ra­re, re­sul­tan­do na des­trui­ção de pro­pri­e­da­des. Pe­lo me­nos, 68 pes­so­as fo­ram pre­sas e aguar­dam jul­ga­men­to.

Cen­te­nas de pes­so­as têm saí­do às ru­as de Ha­ra­re pa­ra pro­tes­ta­rem con­tra a cri­se eco­nó­mi­ca e con­tra o Go­ver­no. Nos úl­ti­mos me­ses, au­men­ta­ram os pro­tes­tos pú­bli­cos con­tra o Che­fe de Es­ta­do zim­babwe­a­no, que não ra­ro ter­mi­nam em vi­o­lên­cia.

A Co­mis­são de Di­rei­tos Hu­ma­nos já aler­tou que “as pre­o­cu­pa­ções com a se­gu­ran­ça não de­vem ser usa­das co­mo des­cul­pa pa­ra per­se­guir ma­ni­fes­tan­tes ou não ma­ni­fes­tan­tes.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.