Cruz Ver­me­lha de Angola in­ten­si­fi­ca ac­ções de apoio

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - DIONÍSIO DA­VID |

A de­le­ga­ção pro­vin­ci­al da Cruz Ver­me­lha de Angola no Cu­ne­ne es­tá a de­sen­vol­ver, des­de o iní­cio do ano cor­ren­te, ac­ções vi­ra­das pa­ra o apoio às co­mu­ni­da­des mais vul­ne­rá­veis, ten­do em con­ta os efei­tos da se­ca que se regista nal­gu­mas áre­as da pro­vín­cia, bem co­mo na pre­ven­ção da fe­bre-ama­re­la, in­for­mou on­tem, em Ond­ji­va, um re­la­tó­rio de mo­bi­li­za­ção co­mu­ni­tá­ria.

Das ac­ções de­sen­vol­vi­das, des­ta­ca-se a for­ma­ção de vo­lun­tá­ri­os em to­dos os mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia, que têm co­mo mis­são for­mar e in­for­mar as co­mu­ni­da­des so­bre as ocor­rên­ci­as e pre­ven­ção de ca­sos de fe­bre-ama­re­la e de ou­tras epi­de­mi­as, além dos as­pec­tos li­ga­dos ao sa­ne­a­men­to bá­si­co, hi­gi­e­ne, nu­tri­ção e tra­ta­men­to da água.

O re­la­tó­rio in­di­ca que, das ac­ti­vi­da­des re­a­li­za­das, se des­ta­ca igual­men­te a re­a­li­za­ção de pa­les­tras so­bre edu­ca­ção sa­ni­tá­ria, com re­al­ce pa­ra a fe­bre-ama­re­la, sa­ne­a­men­to bá­si­co e pro­tec­ção do meio am­bi­en­te.

Cer­ca de 8.255 pes­so­as nos seis mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia, Cu­a­nha­ma, Cu­ve­lai, Cu­ro­ca, Kaha­ma, Na­ma­cun­de e Om­bad­ja, par­ti­ci­pa­ram do pro­jec­to que tem co­mo ob­jec­ti­vo le­var in­for­ma­ções úteis às co­mu­ni­da­des em zo­nas de di­fí­cil aces­so. A de­le­ga­ção pro­vin­ci­al da Cruz Ver­me­lha de Angola, ape­sar de al­guns cons­tran­gi­men­tos, de­vi­do à fal­ta de mei­os de trans­por­te pa­ra se atin­gir as áre­as mais recôn­di­tas, re­fe­re o do­cu­men­to, tem re­a­li­za­do tra­ba­lhos de sen­si­bi­li­za­ção, por­ta-a-por­ta, em mais de 100 ca­sas por mês.

O re­la­tó­rio adi­an­ta ain­da que a ins­ti­tui­ção vai con­ti­nu­ar a de­sen­vol­ver ac­ções de sen­si­bi­li­za­ção jun­to das co­mu­ni­da­des e le­vá-las a ade­rir às cam­pa­nhas de va­ci­na­ção con­tra a fe­bre-ama­re­la, já que exis­te ain­da um gran­de nú­me­ro de pes­so­as não va­ci­na­das em áre­as on­de a va­ci­na já foi mi­nis­tra­da.

Ou­tras ac­ções

De acor­do com a res­pon­sá­vel pro­vin­ci­al da Cruz Ver­me­lha, Re­gi­na Ol­ga Francisco, a ins­ti­tui­ção vai con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar na sen­si­bi­li­za­ção, so­bre­tu­do da ju­ven­tu­de e ado­les­cen­tes, vi­san­do a pre­ven­ção de do­en­ças se­xu­al­men­te trans­mis­sí­veis e de uma gra­vi­dez pre­co­ce. De­fen­deu a ne­ces­si­da­de de in­ten­si­fi­car-se as pa­les­tras nas es­co­las, em cen­tros tu­rís­ti­cos, re­cre­a­ti­vos e des­por­ti­vos.

Re­fe­riu que, pa­ra com­ple­men­tar as ini­ci­a­ti­vas em cur­so, a de­le­ga­ção da Cruz Ver­me­lha de Angola dis­tri­buiu, du­ran­te o mês de Agos­to, um to­tal de 3.956 pre­ser­va­ti­vos a jo­vens, nos seis mu­ni­cí­pi­os que com­põem a pro­vín­cia, no âm­bi­to do pro­gra­ma de com­ba­te à si­da e ou­tras do­en­ças se­xu­al­men­te trans­mis­sí­veis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.