Mo­re­no jo­ga na Tu­ní­sia

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O jo­ga­dor da Se­lec­ção Na­ci­o­nal sé­ni­or mas­cu­li­na de an­de­bol e do 1º de Agos­to, Ed­val­do Fer­rei­ra “Mo­re­no”, foi apre­sen­ta­do on­tem na equipa do Etoile Sahel da Tu­ní­sia. O meia-dis­tân­cia es­quer­do de 26 anos as­si­nou um con­tra­to de três anos.

Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de Angola, o atle­ta afir­mou que jo­gar na Tu­ní­sia é a con­cre­ti­za­ção de um so­nho e po­de cri­ar con­di­ções pa­ra atin­gir ou­tros pa­ta­ma­res: “Este con­tra­to tem gran­de im­por­tân­cia pa­ra a mi­nha car­rei­ra. Pre­ten­do con­ti­nu­ar a evo­luir e a Tu­ní­sia é a por­ta pa­ra Eu­ro­pa. A mi­nha me­ta é jo­gar num dos gran­des cam­pe­o­na­tos do ve­lho con­ti­nen­te.”

Fun­da­do em 1963, o Etoile Sahel é um clu­be his­tó­ri­co do des­por­to tu­ni­si­no, prin­ci­pal for­ne­ce­dor de jo­ga­do­res às se­lec­ções da­que­le país e ven­ce­dor de vá­ri­as pro­vas sob a égi­de da Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na. Mo­re­no, 1,94 de al­tu­ra e 84 qui­los, es­treia no cam­pe­o­na­to ma­gre­bi­no no dia 23 de Se­tem­bro.

So­bre a re­cep­ção no seio da equipa ára­be, o jo­ga­dor dis­se que de­cor­reu mui­to bem, por is­so es­pe­ra dar o seu con­tri­bu­to, “com vis­ta a al­can­çar ou­tros tí­tu­los. Da mi­nha par­te po­dem es­pe­rar to­do em­pe­nho e en­tre­ga.” No úl­ti­mo afri­ca­no dis­pu­ta­do em Ja­nei­ro, na ci­da­de do Cai­ro, ca­pi­tal do Egip­to, o atle­ta foi elei­to me­lhor meia-dis­tân­cia es­quer­do da com­pe­ti­ção e in­te­grou o “se­te ide­al”.

O an­de­bo­lis­ta do 1º de Agos­to co­me­çou a prá­ti­ca des­por­ti­va aos 16 anos, no Zac do Lo­bi­to, em 2006. De­cor­ri­dos dois anos, Mo­re­no dei­xou a ci­da­de na­tal e in­te­grou a equipa jú­ni­or do FC do Por­to. A in­ser­ção no clu­be por­tu­guês ser­viu pa­ra apri­mo­rar as qua­li­da­des atlé­ti­cas e po­ten­ci­ar o atle­ta em ter­mos téc­ni­cos e tác­ti­cos. Em 2010 e 2011 pas­sou a re­pre­sen­tar a equipa sé­ni­or do Por­to e se sa­grou cam­peão de Por­tu­gal. Mo­re­no tam­bém pas­sou pe­lo Belenenses. Fi­li­pe Cruz, na épo­ca co­or­de­na­dor da área mas­cu­li­na do an­de­bol do 1º de Agos­to, es­te­ve en­vol­vi­do na trans­fe­rên­cia do jo­ga­dor.

Na car­rei­ra des­por­ti­va Mo­re­no con­ta com vá­ri­as in­ter­na­ci­o­na­li­za­ções, na Taça dos Clu­bes de Áfri­ca, Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções em ju­ni­o­res e se­ni­o­res, bem co­mo mun­di­ais de ju­ni­o­res. A ní­vel in­ter­no con­quis­tou tí­tu­los nos pro­vin­ci­ais, na­ci­o­nais e Taça de Angola.

DR

An­de­bo­lis­ta acom­pa­nha­do por Fi­li­pe Cruz re­pre­sen­ta tu­ni­si­nos do Etoile de Sahel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.