Angola per­se­gue fei­to iné­di­to

Com­pe­ti­ção a ter lu­gar na ci­da­de me­xi­ca­na de Aca­pul­co po­de ser mo­mo­rá­vel

Jornal de Angola - - DESPORTO - AR­MIN­DO PE­REI­RA |

A re­va­li­da­ção do iné­di­to ter­cei­ro tí­tu­lo con­se­cu­ti­vo, na 24ª edi­ção do Mundial de Pes­ca Des­por­ti­va de Al­to Mar, pa­ra de­di­car ao po­vo an­go­la­no, é o sen­ti­men­to que nor­teia os in­te­gran­tes da Se­lec­ção Na­ci­o­nal na pro­va que vai de­cor­rer de 5 a 11 de No­vem­bro, na ci­da­de me­xi­ca­na de Aca­pul­co, com a par­ti­ci­pa­ção de paí­ses da Amé­ri­ca, Áfri­ca e Eu­ro­pa.

O fac­to foi re­ve­la­do on­tem pe­lo trei­na­dor e ca­pi­tão das equi­pas A e B, Ro­gé­rio Ma­tos, du­ran­te a apre­sen­ta­ção dos oi­to in­te­gran­tes, ten­do co­mo in­di­ca­dor a ex­pe­ri­ên­cia ad­qui­ri­da ao lon­go dos úl­ti­mos anos nas pro­vas in­ter­na­ci­o­nais, na bus­ca do quar­to tí­tu­lo, o ter­cei­ro con­se­cu­ti­vo.

“Angola tem mui­ta ex­pe­ri­ên­cia. É ób­vio que va­mos pre­ci­sar de sor­te. So­mos o úni­co país com três tí­tu­los mun­di­ais e qu­e­re­mos con­quis­tar o quar­to, pa­ra de­di­car ao po­vo an­go­la­no no dia em que va­mos co­me­mo­rar mais um ani­ver­sá­rio da nos­sa in­de­pen­dên­cia”, su­bli­nhou Ro­gé­rio Ma­tos.

So­bre os pos­sí­veis opo­nen­tes da equipa na­ci­o­nal na com­pe­ti­ção, o tam­bém vi­ce-pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Pes­ca Des­por­ti­va (FAPD), re­co­nhe­ceu o po­ten­ci­al da Áfri­ca do Sul, sem des­pri­mor aos de­mais: “Sem que­rer me­nos­pre­zar os ad­ver­sá­ri­os, Angola é um al­vo a aba­ter por qual­quer um dos par­ti­ci­pan­tes.”

A con­fi­an­ça de Ro­gé­rio Ma­ti­as é sus­ten­ta­da pe­lo gru­po co­e­so com­pos­to por pes­ca­do­res que ao lon­go do ano ti­ve­ram uma pres­ta­ção no­tá­vel nos úl­ti­mos me­ses, nas di­fe­ren­tes pro­vas do ca­len­dá­rio na­ci­o­nal.

Dos oi­to elei­tos, di­vi­di­dos pe­la se­lec­ções Ae B, des­ta­que pa­ra o jo­vem Ru­ben Le­al, 19 anos, lí­der do ran­king mundial a tí­tu­lo in­di­vi­du­al, no que diz res­pei­to ao nú­me­ro de es­pé­ci­es cap­tu­ra­das.

Nos cin­co pri­mei­ros da clas­si­fi­ca­ção da As­so­ci­a­ção Internacional de Pes­ca Des­por­ti­va (IGFA), cons­tam ou­tros dois an­go­la­nos.

Ro­gé­rio Ma­tos es­cla­re­ceu que, ao con­trá­rio de ou­tras mo­da­li­da­des, na pes­ca a se­lec­ções Ae B es­tão em pé de igual­da­de, ten­do re­cor­da­do o tí­tu­lo mundial al­can­ça­do pe­la equipa B, no Brasil, em 2014. “É ape­nas uma ques­tão de in­ver­são”, acla­rou.

Pa­ra “Ope­ra­ção Aca­pul­co” fo­ram con­vo­ca­dos Carlos Lou­ro “Ca­re­ca”, Luís Ma­teus, Mau­ro Queirós, An­tó­nio Ro­cha, João Lo­pes, Jú­lio Ro­cha, Ru­ben Le­al e Air­ton Mo­rei­ra. O trei­na­dor la­men­tou as au­sên­ci­as do ex-se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal, Fernando Du­ar­te, por ra­zões fa­mi­li­a­res. Fernando Santos “Fe­fé”, pre­si­den­te de di­rec­ção da FADP, dis­se que nes­ta al­tu­ra aguar­da pe­la res­pos­ta de pos­sí­veis pa­tro­ci­na­do­res, uma vez o prin­ci­pal ter re­du­zi­do pa­ra me­nos de me­ta­de o or­ça­men­to ini­ci­al­men­te pre­vis­to, fa­ce ao ac­tu­al mo­men­to de austeridade fi­nan­cei­ra.

“Pa­ra que os ob­jec­ti­vos se­jam al­can­ça­dos, é im­pe­ri­o­so que con­si­ga­mos ter to­das as con­di­ções cri­a­das. Is­so in­clui a nos­sa pre­pa­ra­ção, que vai co­me­çar em ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal”, avi­sou Fe­fé Santos.

Os atle­tas na­ci­o­nais têm agen­da­do três ses­sões de trei­nos em águas ter­ri­to­ri­ais an­go­la­nas, an­tes de se­guir vi­a­gem pa­ra o pal­co da pro­va. Além do ti­tu­lo al­can­ça­do o ano pas­sa­do na pro­vín­cia de Ben­gue­la, Angola atin­giu o fei­to em 2008 (Áfri­ca do Sul) e 2014 (Brasil).

DO­MIN­GOS CADÉNCIA

Pes­ca­do­res an­go­la­nos es­tão em­pe­nha­dos em con­ser­var a su­pre­ma­cia no Mé­xi­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.