Co­o­pe­ra­ção com o Chi­le na área mi­li­tar

Jornal de Angola - - PARTADA - ADALBERTO CEITA |

O Chi­le es­tá dis­po­ní­vel pa­ra co­o­pe­rar com Angola no do­mí­nio da De­fe­sa, re­ve­lou on­tem o seu em­bai­xa­dor no país, Carlos Par­ker. O di­plo­ma­ta chi­le­no, que fa­la­va à im­pren­sa no fi­nal de uma au­di­ên­cia que lhe foi con­ce­di­da pe­lo ministro da De­fe­sa Na­ci­o­nal, João Lourenço, lem­brou que, ac­tu­al­men­te, não exis­te ne­nhu­ma es­pé­cie de co­o­pe­ra­ção mi­li­tar en­tre os dois paí­ses.

O Chi­le es­tá dis­po­ní­vel pa­ra co­o­pe­rar com as au­to­ri­da­des an­go­la­nas no do­mí­nio da De­fe­sa, re­ve­lou on­tem, em Lu­an­da, o seu em­bai­xa­dor acre­di­ta­do no país, Carlos Par­ker.

O di­plo­ma­ta chi­le­no, que fa­la­va à im­pren­sa, no fi­nal de uma au­di­ên­cia que lhe foi con­ce­di­da pe­lo ministro da De­fe­sa Na­ci­o­nal, João Lourenço, lem­brou que, ac­tu­al­men­te, não exis­te ne­nhu­ma es­pé­cie de co­o­pe­ra­ção mi­li­tar en­tre os dois paí­ses e re­for­çou o in­te­res­se do seu país no iní­cio de um qua­dro di­fe­ren­te de re­la­ções nes­te do­mí­nio.

“Abor­dá­mos um con­jun­to de as­sun­tos, en­tre os quais um pos­sí­vel pro­gra­ma de co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral, a se­gu­ran­ça ma­rí­ti­ma no Gol­fo da Gui­né e o pa­pel de­sem­pe­nha­do pe­las for­ças chi­le­nas em ope­ra­ções de paz em Áfri­ca”, dis­se.

Além de ape­lar pa­ra a ne­ces­si­da­de de par­ti­lhas de ex­pe­ri­ên­ci­as, Carlos Par­ker re­fe­riu que o Chi­le po­de dis­po­ni­bi­li­zar a Angola a ex­pe­ri­ên­cia ad­qui­ri­da na in­dús­tria mi­li­tar. “Em­bo­ra a Amé­ri­ca La­ti­na não es­te­ja a pas­sar por uma fa­se de con­fli­to de­cla­ra­do, e, di­fe­ren­te do con­ti­nen­te afri­ca­no que man­tém al­guns fo­cos de ins­ta­bi­li­da­de, jul­go que te­mos ne­ces­si­da­de de com­par­ti­lhar ex­pe­ri­ên­ci­as”, con­si­de­rou.

O di­plo­ma­ta chi­le­no re­co­nhe­ceu ha­ver ain­da mui­to por fa­zer en­tre os dois paí­ses em ma­té­ria de co­o­pe­ra­ção. Carlos Par­ker re­for­çou que, à se­me­lhan­ça dos sec­to­res da Cul­tu­ra, das Pes­cas e das Mi­nas, este úl­ti­mo, em que o Chi­le é con­si­de­ra­do uma po­tên­cia, uma even­tu­al co­o­pe­ra­ção nas áre­as da de­fe­sa e se­gu­ran­ça po­de jo­gar um pa­pel fun­da­men­tal nas re­la­ções bi­la­te­rais en­tre os dois Es­ta­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.