Vi­ce-mi­nis­tro che­co aguar­da­do em Lu­an­da

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Uma de­le­ga­ção da Re­pú­bli­ca Che­ca, che­fi­a­da pe­lo vi­ce-mi­nis­tro da De­fe­sa, To­mas Kut­cha, é aguar­da­da ho­je em Lu­an­da pa­ra uma vi­si­ta ofi­ci­al de três di­as, no qua­dro das re­la­ções bi­la­te­rais.

Um co­mu­ni­ca­do do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa Na­ci­o­nal in­di­ca que, du­ran­te a sua es­ta­da em An­go­la, a de­le­ga­ção che­ca vai es­ta­be­le­cer con­tac­tos com as au­to­ri­da­des an­go­la­nas ao ní­vel do Mi­nis­té­rio con­gé­ne­re e do Es­ta­doMai­or Ge­ne­ral das For­ças Ar­ma­das An­go­la­nas.

Pa­ra ama­nhã, es­tão pre­vis­tas con­ver­sa­ções ofi­ci­ais en­tre os Mi­nis­té­ri­os da De­fe­sa dos dois paí­ses. No mes­mo dia, no co­man­do do Exér­ci­to, de­cor­re um se­mi­ná­rio de apre­sen­ta­ção dos mei­os mi­li­ta­res de pro­du­ção che­ca.

As for­ças ar­ma­das che­cas con­sis­tem de um exér­ci­to pro­fis­si­o­nal e uma for­ça aé­rea. Co­mo o país não tem aces­so ao mar, não tem ma­ri­nha. O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca é o co­man­dan­te em che­fe das for­ças ar­ma­das. Os gas­tos com a de­fe­sa gi­ram em tor­no de 1,8 por cen­to do PIB (em 2006). Ac­tu­al­men­te, o país tem tro­pas no Afe­ga­nis­tão (co­mo par­te da ISAF - For­ça In­ter­na­ci­o­nal de As­sis­tên­cia pa­ra Se­gu­ran­ça) e no Ko­so­vo (co­mo par­te da KFOR - For­ça do Ko­so­vo).

A Re­pú­bli­ca Che­ca é mem­bro da OTAN des­de Mar­ço de 1999. Co­mo an­ti­go mem­bro do Blo­co So­vié­ti­co e ago­ra ali­a­do do Oci­den­te, os che­cos pos­su­em equi­pa­men­tos mi­li­ta­res dos dois la­dos da Guer­ra Fria. A sua for­ça aé­rea é com­pos­ta na li­nha da fren­te por ca­ças JAS 39 Gri­pen e Ae­ro L-159 Al­ca e he­li­cóp­te­ros mo­der­ni­za­dos Mi-35. O exér­ci­to pos­sui tan­ques Pan­dur II, OT-64, OT-90, BVP-2 e po­de­ro­sos tan­ques T-72 (T-72M4CZ).

A Re­pú­bli­ca Che­ca é uma de­mo­cra­cia re­pre­sen­ta­ti­va par­la­men­tar plu­ra­lis­ta e mem­bro da União Eu­ro­peia, da Or­ga­ni­za­ção pa­ra a Se­gu­ran­ça e Co­o­pe­ra­ção na Eu­ro­pa (OSCE) e do Con­se­lho da Eu­ro­pa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.